Android Geek
O maior site de Android em Português

Android 10 está em menos de 1 em cada 10 dispositivos!

Quase um ano após o último relatório, temos novos números de versão do Android e, como sempre, não trazem boas notícias. O Google já não publica os dados da versão no seu site, mas os dados são finalmente atualizados no Android Studio.

O Google costumava manter-nos atualizados sobre a fragmentação do Android com os dados mensais de distribuição das versões do Android, mas há mais de um ano que parou de atualizar esta informação. Quase um ano após o último relatório, temos novos números de versão do Android e, como sempre, não trazem boas notícias.

O Google já não publica os dados da versão no seu site, mas os dados são finalmente atualizados no Android Studio. Sete meses após o lançamento, o Android 10 está presente em apenas 8,2% dos dispositivos Android.

Android Pie é a versão mais usada

O Google não forneceu novos números sobre a distribuição das versões do Android desde maio de 2019, quando o Oreo se tornou a versão mais difundida, em 28,3% dos dispositivos, e na época a versão mais recente, Android Pie, foi instalada em 10,4% dos dispositivos. Quase um ano depois, estamos mais ou menos iguais, mas já não estamos a falar do Android Pie mas sim do Android 10.

Obviamente, o Google mudou a forma como esses dados são divulgados. Eles não estão no site, facilmente acessíveis a qualquer pessoa, mas estão "ocultos" no Android Studio e com números de distribuição cumulativos. É uma métrica útil para programadores, pois eles podem saber em que percentagem de versões as suas aplicações funcionarão.

Relacionado:  Como agendar o envio de SMS no Google Mensagens

Isto acontece porque as aplicações compatíveis com versões anteriores do Android são compatíveis com versões posteriores, mas não vice-versa.

Android 10

Portanto, precisámos de uma calculadora para fazer um cálculo simples para extrair a percentagem real de cada versão do Android, já combinando a passagem das percentagens de subversões do Android (como Oreo 8.0 e 8.1), para ter uma ideia de como estão distribuídas as versões do Android em 2020.

Este é o resultado:

VERSÃO ANDROIDPERCENTAGEM
Ice cream Sandwich (4.0)0,2%
Jelly Bean (4.1 - 4.3)1,7%
KITKAT (4.4)4%
LOLLIPOP (5.0 - 5.1)9,2%
MARSHMALLOW (6.0)11,2%
NOUGAT (7.0 - 7.1)12,9%
OREO (8.0 - 8.1)21,3%
Android Pie (9,0)31,3%
ANDROID 10 (10,0)8,2%

 

Como o Google já não fornece dados há tanto tempo, é difícil comparar o desempenho do Android 10 em relação às versões anteriores, embora não pareça muito diferente do que vimos anteriormente: seis meses após o lançamento, as versões Android têm geralmente cerca de 10% de parcela de distribuição.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!