Android Geek
O maior site de Android em Português

Android 10 está em menos de 1 em cada 10 dispositivos!

Quase um ano após o último relatório, temos novos números de versão do Android e, como sempre, não trazem boas notícias. O Google já não publica os dados da versão no seu site, mas os dados são finalmente atualizados no Android Studio.

O Google costumava manter-nos atualizados sobre a fragmentação do Android com os dados mensais de distribuição das versões do Android, mas há mais de um ano que parou de atualizar esta informação. Quase um ano após o último relatório, temos novos números de versão do Android e, como sempre, não trazem boas notícias.

O Google já não publica os dados da versão no seu site, mas os dados são finalmente atualizados no Android Studio. Sete meses após o lançamento, o Android 10 está presente em apenas 8,2% dos dispositivos Android.

Android Pie é a versão mais usada

O Google não forneceu novos números sobre a distribuição das versões do Android desde maio de 2019, quando o Oreo se tornou a versão mais difundida, em 28,3% dos dispositivos, e na época a versão mais recente, Android Pie, foi instalada em 10,4% dos dispositivos. Quase um ano depois, estamos mais ou menos iguais, mas já não estamos a falar do Android Pie mas sim do Android 10.

Obviamente, o Google mudou a forma como esses dados são divulgados. Eles não estão no site, facilmente acessíveis a qualquer pessoa, mas estão "ocultos" no Android Studio e com números de distribuição cumulativos. É uma métrica útil para programadores, pois eles podem saber em que percentagem de versões as suas aplicações funcionarão.

Isto acontece porque as aplicações compatíveis com versões anteriores do Android são compatíveis com versões posteriores, mas não vice-versa.

Android 10

Portanto, precisámos de uma calculadora para fazer um cálculo simples para extrair a percentagem real de cada versão do Android, já combinando a passagem das percentagens de subversões do Android (como Oreo 8.0 e 8.1), para ter uma ideia de como estão distribuídas as versões do Android em 2020.

Este é o resultado:

VERSÃO ANDROID PERCENTAGEM
Ice cream Sandwich (4.0) 0,2%
Jelly Bean (4.1 - 4.3) 1,7%
KITKAT (4.4) 4%
LOLLIPOP (5.0 - 5.1) 9,2%
MARSHMALLOW (6.0) 11,2%
NOUGAT (7.0 - 7.1) 12,9%
OREO (8.0 - 8.1) 21,3%
Android Pie (9,0) 31,3%
ANDROID 10 (10,0) 8,2%

 

Como o Google já não fornece dados há tanto tempo, é difícil comparar o desempenho do Android 10 em relação às versões anteriores, embora não pareça muito diferente do que vimos anteriormente: seis meses após o lançamento, as versões Android têm geralmente cerca de 10% de parcela de distribuição.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais