Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos

Qualidade de imagem de qualquer fonte, muito acima da média consegue extrair o máximo potencial do painel 4K. Esta TV consegue níveis de luminosidade recordes em painéis OLED, graças à sua tecnologia de processamento de imagem.

A Sony está longe de ser a maior fabricante de televisões do mundo, no entanto no que toca à qualidade de imagem e de som, as televisões da Sony, sempre se destacaram das suas concorrentes. A fabricante japonesa teve algumas das televisões mais interessantes no ano anterior, tal como o modelo ZH8 que era uma TV de resolução 8K, e ainda os modelos A85, A87, A89 OLED 4K, com Android TV.

Introdução

Este ano a Sony respondeu a alguns pontos menos positivos, em relação aos modelos do ano anterior. Desta forma a nova Sony A90J 4K HDR OLED TV, na variante que testámos de 55 polegadas (que é um modelo nada barato), consegue ter uma performance e funcionalidades acima de qualquer oferta das principais marcas como a LG e Samsung. Justificando assim por completo o seu preço de 2599 euros.

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 1

Qualidade de imagem através de qualquer fonte muito acima da média, conseguindo extrair o máximo potencial do painel OLED 4K. Esta televisão consegue níveis de luminosidade recordes em painéis OLED, graças à sua tecnologia de processamento de imagem, aliada a um sistema de arrefecimento do painel. A A90J consegue imagens deslumbrantes, mesmo com conteúdo de inferior resolução, pois esta televisão consegue um upscaling impressionante, que simplesmente não tem rival à altura neste aspeto.

‎A Sony A90J 4K HDR OLED está mais do que apenas, alguns passos à frente quando se trata de qualidade de som também. Usar toda a superfície do ecrã como altifalante ainda é bastante recente, mas eficaz, e apoiá-lo com dois drivers de graves convencionais significa que o XR-55A90J envia um som bastante mais completo, mais direto e bem melhor do que qualquer alternativa que não apresente um sistema de som externo.‎

‎Adicionem a isto uma nova interface Google TV, a qualidade de construção e acabamentos da Sony, pés que mudam de posição para podermos colocar uma barra de som, um serviço exclusivo de streaming de filmes e um novo comando que é retroiluminado, e têm uma TV com tudo o que precisam, e muito mais.

A Sony recebeu algumas criticas menos positivas no ano anterior, devido a algumas falhas em termos de luminosidade, que era muito baixa. Agora a empresa teve em consideração todas as criticas e apontamentos que lhe foram atribuídos, em relação ao modelo do ano passado, e conseguiu com a nova série A90J, um painel OLED com bastante luminosidade, equipado com um poderoso processador de imagem Bravia XR.

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 2

Para além de tudo isto, a televisão ainda traz uma melhor conectividade, que foi revista do ano anterior para este novo modelo. Tudo isto faz com que esta televisão seja o "alvo" a abater pela concorrência, apesar do seu elevado preço, a Sony A90J vale todos os euros investidos nela!

A TV que recebemos para análise é de 55 polegadas, mas a Sony Bravia XR A90J chega em tamanhos de 55, 65 e 83 polegadas.

Os ecrãs OLED da Sony têm um design distinto e minimalista desde a primeira geração – luxuosos sem serem demasiado extravagantes. A A90J encaixa-se perfeitamente nesta linguagem, com uma moldura de metal preto elegante.‎ O modelo deste ano tem uma nova solução de montagem, em vez de um pé montado ao centro, a A90J tem dois pés pequenos que são montados nas laterais. Desta forma, a televisão assenta apenas alguns milímetros acima da superfície do móvel, e é muito estável.

Com isto é necessário um móvel bastante comprido, mas pessoalmente acho que fica fabuloso nesta forma, o design da televisão sobressai com esta forma de colocar os pés, pois esteticamente fica bem melhor do que montado ao centro, sendo que uma das melhores opções será sempre colocar a TV num suporte próprio na parede. Para além disso ainda podemos colocar os seus pés em duas posições, como já disse acima, para podermos criar um espaço se necessário para acomodar uma barra de som.

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 3

 

‎Recursos

‎A Sony Bravia XR-55A90J é também a primeira televisão com a mais recente interface de utilizador Android do Google, mais conhecida como Google TV.‎

‎A nova plataforma do Google apresenta um novo menu principal, que fornece uma visão geral completa das nossas aplicações mais usadas, bem como canais de TV e dispositivos conectados. Ela também fornece recomendações diretas para conteúdos, com base nas nossas preferências e com base no que já tenhamos assistido anteriormente. A experiência de utilizador é muito interessante, super fluida e rápido e nada confusa.

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 4

Esta televisão também possui um Assistente Google, onde podemos falar diretamente com a TV sem termos de usar o comando, parece que não é uma funcionalidade útil ou que não vamos usar, no entanto pela minha experiência, para além de útil é super viciante. É uma questão de hábito, o assistente é muito preciso e consegue reconhecer o que lhe dizemos, com  rapidez e muito correta. Se formos precisos a falar, o Assistente raramente falha um comando de voz.‎

A Sony fez um bom trabalho ao implementar os seus próprios recursos e configurações em cima da nova interface do Google.

 

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 5

‎Novo comando

A Sony Bravia XR-55A90J também vem com o novo comando da Sony. Tem um design mais bonito em metal escovado. É mais fino e comprido, e pessoalmente prefiro o comando assim, ao contrário de alguns utilizadores que preferem um comando mais pequeno. Os botões são retroiluminados, e o modelo deste ano foi atualizado com botões de atalho para YouTube, Netflix, Disney+ e Amazon Prime Video. ‎Notei que a TV responde rapidamente aos comandos. Bom trabalho no comando, Sony!‎ 

 

Bravia Core

‎Outra novidade nos principais modelos deste ano é o Bravia Core – um serviço de streaming da própria Sony. É reservado para os mais recentes modelos de 2021 com processador Bravia XR, e oferece novos filmes da Sony Pictures Entertainment.

‎Quem comprar um Bravia A90J ganha uma assinatura gratuita de 2 anos mais 10 "créditos de filme" (10 filmes à escolha), com a compra. O serviço de streaming oferece vários títulos clássicos da Sony, enquanto que para filmes mais recentes, temos de ativar o créditos.‎

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 6

‎A qualidade de imagem, por outro lado, é impecável, vários dos filmes estão disponíveis no formato 4K HDR, e o serviço de stream Bravia Core destaca-se, por transmitir a uma taxa de bits muito alta (até 80 megabits por segundo). De notar que para este tipo de serviço convém ter um bom sinal de internet, por cabo de preferência. Nem sempre é possível alcançar essa velocidade, pelo menos no meu caso, mas o filme Homem-Aranha: Longe de Casa (Spider-Man: Far from Home) revelou uma reprodução de imagem impressionantemente, que estava visivelmente livre de qualquer ruído de compressão. Que venha mais disto, obrigado Sony!‎

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 7

‎Infelizmente, o Bravia Core atualmente parece ser um investimento bastante complicado, pois o serviço é apenas reservado para quem compra os modelos de televisões mais recentes, e não se aplica aos modelos 2020 da Sony, por exemplo. Para além disso também não temos a oportunidade de estender a assinatura para além do que recebemos quando compramos a TV. Um pouco estranho, mas assumo que isso (como de costume) deverá ter a ver com os direitos dos filmes.‎ Nesta indústria por vezes não se pensa nos utilizadores, mas demasiado nos dólares.

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 8

Painel e processador

‎A Sony já é conhecida pelo seu superior processamento de imagem, e para 2021 eles desenvolveram um processador de vídeo completamente novo. O novo processador XR é baseado na chamada inteligência cognitiva – conhecimento avançado de como as pessoas veem e focam os seus olhos em determinados objetos. O processador divide o ecrã em várias zonas, encontra o ponto de foco para a imagem, como um rosto por exemplo, e otimiza as cores, contraste e nitidez exatamente onde são necessárias. Não é fácil explicar por palavras sem ser demasiado técnico, basicamente o processador XR lê o ambiente e procura na imagem o ponto de foco do conteúdo, otimizando as cenas em vários aspetos. Basicamente é ver para crer, parece algo gimmick, mas não é!

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 9

A Sony Bravia XR-55A90J também tem um novo painel OLED. Este painel pelo que consegui perceber é da LG Display. Mas de qualquer forma, a Sony afirma que eles alcançaram um maior brilho através de um processamento de imagem mais inteligente. No entanto o mais importante, a Sony conseguiu um sistema de arrefecimento, através de um fino elemento de alumínio atrás do painel de imagem, o que ajuda a dissipar o calor. Desta forma, o painel deverá poder suportar um brilho bastante maior sem o risco de queimadura permanente (o famoso burn in).‎

Relacionado:  Nothing de Carl Pei lançará os seus primeiros fones de ouvido sem fio a 27 de julho

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 10

Qualidade de imagem

A Sony nos seus modelos de anos anteriores, tinha uma exceção importante: o brilho do painel OLED era bastante baixo. A Sony tinha escolhido uma estética de imagem bastante conservadora e cuidadosa em comparação com a concorrência, o que fez com que as cenas exigentes em HDR simplesmente parecessem um pouco pobres e sem vida.‎

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 11

‎Agora a Sony parece ter reagido às críticas, pois foi precisamente o brilho que ela conseguiu melhorar na A90J. Mas não é só isso, notamos logo quando o logotipo da Sony se acende pela primeira vez, que esta televisão é de um calibre muito diferente.‎

‎Embora os modelos OLED anteriores fossem um pouco mais escuros em zonas com mais luminosidade, a Sony A90J tem muito mais que apenas potência. Ela consegue iluminar a sala de uma forma que é imediatamente uma reminiscência de uma televisão com painel LCD mais brilhante. Isto claramente ajuda a colocar a televisão, num patamar elevadíssimo em termos de qualidade de imagem e a própria luminosidade que lhe faltava em modelos OLED anteriores. Isto faz com que a TV tenha um forte desempenho em várias cenários diferentes, os vídeos em 4K HDR são simplesmente divinais na Sony A90J.

Por falar em conteúdo HDR, os efeitos intensificam-se por completo nesta televisão, os detalhes como a luz solar, chamas e similares parecem quase brilhantes. Claramente a Sony Bravia A90J tem um desempenho muito elevado neste departamento, acima dos anteriores equipamentos OLED. Isto contribui para um HDR bastante realista, com um contraste excelente.

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 12

Contraste

‎Não existe nada para reclamar na Sony A90J em termos de contraste, na verdade, esta televisão da Sony domina as cenas exigentes melhor do que qualquer outra televisão que já tenha visto. Ela pode ser incrivelmente iluminada numa cena, como poderá ser totalmente escura noutra, sem perder os detalhes em termos de ruído ou preto excessivo. É simplesmente deslumbrante quando tudo funciona de forma correta, e a imagem é corretamente iluminada.

Aqui estava verdadeiramente entusiasmado, com o impacto que poderia ter o novo processador inteligente XR da Sony, neste modelo, em termos de experiência visual. Isto porque ficava no ar a pergunta se o processador seria demasiado forçado em alguns cenários ou mesmo demasiado artificial, mas não, a Sony conseguiu um excelente equilíbrio neste aspeto.

 

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 13

‎Apesar do muito avançado processamento de imagem, o processador da Sony parece funcionar de uma forma muito discreta. Enquanto muitos dos seus concorrentes tendem a exagerar no contraste, cor e nitidez, a Sony aqui conseguiu uma imagem bastante realista, mantendo um equilíbrio de cores neutro.‎

Os movimentos também estão no ponto, com os detalhes de água por exemplo num vídeo onde uma pedra é lançada à água, aquele momento em que causa aquelas pequenas ondulações, é processada de forma perfeita todos os movimentos deste cenário.

Hoje em dia com tantos serviços de streaming, é gratificante ver que a Sony conseguiu uma redução de ruído muito eficaz. Embora os serviços de streaming tenham evoluído para muito melhor, eles são muitas vezes caracterizados por uma taxa de bits variável que pode levar a muitos ruídos e distorções semelhantes a quadrados. A Sony A90J é muito boa a reduzir esse ruído, sem mexer com os pequenos detalhes.‎

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 14

Em termos de reprodução de imagem, também não há que reclamar da Sony A90J, pois a mesma consegue um desempenho notável em vários cenários. Pessoalmente experimentei vários cenários diferentes desde o YouTube, a NetFlix, Amazon Prime Video, Disney+, o serviço de streaming da Sony que falei acima - Bravia Core, e vídeo através de uma Pendrive USB bem como um PC via Hdmi. Em qualquer cenário descrito acima, a televisão nunca por uma única vez, reproduziu incorretamente as imagens.

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 15

Concorrência

‎Este é o primeiro modelo de 2021 que testámos, e a lista de potenciais concorrentes é longa. No entanto um modelo muito esperado é o novo G1 da LG com o recém-desenvolvido painel "Evo", que promete um aumento significativo no brilho e as sempre fortes ofertas da Hisense na gama OLED. A Sony, por sua vez, conseguiu uma melhoria através de um melhor arrefecimento e processamento de imagem. Mas o grande "ponto de discussão" deste ano é, naturalmente, os novos modelos QLED Neo da Samsung, que prometem um controlo de luz e contraste significativamente melhores do que nas gerações anteriores. Aqui gostava de poder fazer uns testes com ambas as TV's lado a lado, mas não foi possível. Seria muito interessante compararmos a tecnologia QLED Neo da Samsung, contra a nova Sony A90J OLED.

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 16

‎Qualidade de Som

‎A Sony A90J usa o conhecido sistema de altifalantes Acoustic Surface Audio da Sony, onde o som é transmitido diretamente para fora do ecrã usando pequenas unidades de altifalante invisíveis integrados no próprio painel de imagem. O modelo deste ano tem um sistema ligeiramente atualizado, com uma pressão sonora mais forte e uma faixa de frequência maior do que os seus antecessores.‎

Nos ‎modelos anteriores já tínhamos uma boa experiência com esta solução sonora, e a Sony A90J soa de uma maneira que impressiona o mais cético utilizador. O fato do som vir exatamente do mesmo lugar da imagem, dá um efeito incrivelmente realista, que nos ajuda a aproximar da ação. Esqueci a minha barra de som completamente, acreditem! Nos dias que tive com a Sony A90J em casa, nunca por uma única vez sequer pensei em ligar a minha barra de som, simplesmente não há essa necessidade.‎

‎A televisão da Sony ainda tem, apesar das recentes melhorias, algumas limitações em relação às barras de som tradicionais. É natural que o som em si seja rico o suficiente,  mas perdemos um pouco de pressão nos graves mais profundos. No entanto se ligarmos um subwoofer dedicado, podemos resolver estes problemas para aquelas pessoas que desejem uns graves mais consideráveis.‎

‎Esta televisão não tem canais Atmos embutidos, como podemos encontrar no modelo top HZ2000 da Panasonic e no próximo JZ2000, por exemplo. Se você quiserem som Atmos tridimensional mais completo, vão ter de recorrer a uma barra de som externa. A Sony no entanto facilitou-nos a tarefa, com a saída de áudio HDMI eARC. Além disso, é bom que os altifalantes embutidos sejam mantidos fora do olhar.‎

Análise TV Sony A90J 4K HDR OLED com Google TV - A televisão mais impressionante que já vimos 17

‎Conclusão‎

‎A Sony conseguiu melhorar muito a sua televisão principal para 2021. A Bravia XR A90J combina um poderoso painel OLED atualizado com um processador de vídeo altamente eficiente, o que resulta em uma qualidade de imagem muito boa. Todos os benefícios habituais dos ecrãs OLED estão lá, com cores brilhantes e níveis pretos profundos. Ao mesmo tempo, o brilho é significativamente melhor em comparação com os modelos anteriores.‎

‎Com até 1300 nits nas partes mais brilhantes, a Sony A90J é capaz de entregar uma reprodução de vídeo HDR deslumbrante, e realista em ambientes escuros e claros. A solução dos altifalantes invisível e incorporados funciona muito bem. Com entradas compatíveis com HDMI 2.1 (embora apenas duas delas), a televisão da Sony também está pronta para jogos. Juntem a isto uma smart TV equipada com Google TV, um comando inteligente, e têm uma televisão de TV ideal para todos os tipos de entretenimento. Esta‎ Sony A90J 4K HDR OLED vale cada euro investido nela, embora não seja para todas as carteiras.

Queremos aproveitar para desejar os sinceros Parabéns à Sony que faz 75 anos! É uma data que merece ser comemorada por todos nós.

 

85%
Simplesmente Fanstástica

Sony Bravia XR-55A90J - Conclusão

A Bravia XR A90J combina um poderoso painel OLED atualizado com um processador de vídeo altamente eficiente, o que resulta em uma qualidade de imagem muito boa. Todos os benefícios habituais dos ecrãs OLED estão lá, com cores brilhantes e níveis pretos profundos.

  • Prós
  • Contras

Esta‎ Sony A90J 4K HDR OLED vale cada euro investido nela, embora não seja para todas as carteiras.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!