Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise TP-Link Deco P7 - Um sistema de Wi-Fi mesh + PowerLine acessível e eficiente

A linha de produtos Deco está entre as mais bem avaliadas pelos consumidores, e é uma opção a ter em conta se quiserem fazer um upgrade ao vosso sistema Wi-Fi. É o recurso powerline que diferencia o TP-Link Deco P7 Hybrid Mesh de todos os outros modelos do mercado, ao invés de depender de uma conexão sem fio entre unidades, seja dedicada ou partilhada, o Deco P7 estabelece a ligação sobre a instalação elétrica da nossa casa.

O sistema TP-Link Deco P7 Hybrid Mesh destaca-se por usar powerline para estabelecer uma conexão para além da conexão Wi-fI Mesh, é este o tema da análise de hoje. 

Atualmente com preço de 229€ (três unidades), a linha de produtos Deco está entre as mais bem avaliadas pelos consumidores, e é uma opção a ter em conta se quiserem fazer um upgrade ao vosso sistema Wi-Fi.

Análise TP-Link Deco P7 - Um sistema de Wi-Fi mesh + PowerLine acessível e eficiente 1

É o recurso powerline que o diferencia de todos os outros modelos do mercado, ao invés de depender de uma conexão sem fio entre unidades, seja dedicada ou partilhada, o Deco P7 estabelece a ligação sobre a instalação elétrica da nossa casa.

Já analisei vários sistemas powerline no passado e sempre fui um grande fã deste tipo de soluções, geralmente são um meio-termo perfeito entre o desempenho inconsistente do Wi-Fi e a dificuldade de passar cabos em toda a casa para ter ligações ethernet.

Análise TP-Link Deco P7 - Um sistema de Wi-Fi mesh + PowerLine acessível e eficiente 2

A tecnologia Powerline parece ter caído em desgraça devido a todos os novos sistemas de mesh, mas o Deco P7 usa esta solução para eliminar um dos maiores problemas de um sistema de malha, ter um ligação á rede dorsal confiável.

Usando a linha de energia como ligação á rede dorsal, a TP-Link consegue um sistema de canal duplo com 867 Mbps teóricos a 5 GHz ou 400 Mbps a 2,4 GHz, dando-lhe uma classificação de AC1300.

Análise TP-Link Deco P7 - Um sistema de Wi-Fi mesh + PowerLine acessível e eficiente 4

A amostra que recebi é um sistema de três unidades, mas podem expandi-lo o quanto quiserem, e também podem misturar e combinar produtos, para que possam potencialmente atualizar o sistema para o M9 no futuro, usando-os como pontos satélite nas áreas menos críticas.

A maioria dos sistemas Deco tem um design semelhante, desta vez a empresa decidiu optar por um disco em vez de um cilindro ou outras formas. Cada disco tem duas portas ethernet e todas podem ser usadas como router principal ou satélite.

Análise TP-Link Deco P7 - Um sistema de Wi-Fi mesh + PowerLine acessível e eficiente 6

Temos todos os recursos usuais de um router, onde se inclui funcionalidades como DHCP, encaminhamento de portas, reserva de endereços, QOS e até mesmo alguns recursos básicos de VLAN. Além disso, o sistema vem com um antivírus integrado, algo que se tem tornado cada vez mais popular nos últimos anos, portanto, toda a segurança da sua casa é feita ao nível do router, em vez de depender de software no PC / laptop.

Se já têm um router e desejam continuar a usá-lo, podem alternar para o modo de ponto de acesso que desativará a maioria dos recursos avançados do router. Além disso, se a linha de energia eléctrica não for boa o suficiente, podem usar a ligação á rede dorsal via Ethernet para atingir as velocidades máximas possíveis entre os dispositivos.

Em termos de especificações de hardware, o P7 vem com um chipset Qualcomm Atheros IPQ4019 quad-core, 32 MB de memória flash (WINBOND 25Q256JVFQ), 256 MB de RAM e dois U&T UTG24P05 1814T 100 / 1000M Base Single & Dual Port Transformers. As unidades também vêm equipadas com um Chipset CSR 8811 A12U 80GN5N Bluetooth 4.2.

O Deco P7 também é compatível com IFTTT e Alexa, o que torna um pouco mais fácil controlar os dispositivos na rede. Com o IFTTT, podem fazer coisas como enviar um e-mail quando um novo dispositivo for ligado.

  • Especificações:
    • CPU Quad-core
    • Wireless 400 Mbps em 2,4 GHz + 867 Mbps em 5 GHz
    • 4 antenas internas por unidade Deco
    • 2 x Portas Gigabit por unidade Deco
    • 1 x Porta USB Type-C
    • Bluetooth 4.2
    • Compatível com IPv6

Configuração

Configurar o Deco P7 foi um dos sistemas de malha mais fáceis que usei. Como sempre, é necessário instalar a aplicação Deco, registar-se e iniciar o processo de configuração.

Este foi o primeiro produto de rede que usei que conta com USB-C para a alimentação. Os cabos fornecidos são uma parte essencial da conexão, mas em teoria podem ligá-los usando um cabo USB-C comum e adaptador (não testado).

Análise TP-Link Deco P7 - Um sistema de Wi-Fi mesh + PowerLine acessível e eficiente 7

A aplicação usa Bluetooth para detectar o Deco e emparelhar, a partir daí, basta seguir as instruções básicas, como atribuir um SSID e uma password. Assim que o primeiro Deco estiver emparelhado, podem adicionar mais.

A aplicação aconselha a desconectar o router que controla a Internet, mas não é obrigatório.

Este sistema não parece ter uma interface web, que normalmente prefiro quando falamos de administrar uma rede, mas felizmente, pela simplicidade de configuração, não senti essa falta.

Powerline, Ethernet e ligação á rede dorsal Wi-Fi

O TP-Link usa todas as três formas de ligação á rede dorsal garantindo que conseguimos ligar todas as unidades.

A preferência das unidades é primeiro Ethernet, depois powerline e, finalmente, Wi-Fi. O Wi-Fi é importante porque algumas casas podem não ter o mesmo circuito eléctrico em todas as tomadas e, se for o caso, o Powerline não funciona.

Análise TP-Link Deco P7 - Um sistema de Wi-Fi mesh + PowerLine acessível e eficiente 8

Se não houver um cabo Ethernet entre o Deco P7, o ligação á rede dorsal Wi-Fi e o ligação á rede dorsal powerline vão fazer a sua vez. Quando houver um cabo Ethernet entre o Deco P7, o ligação á rede dorsal Ethernet e o ligação á rede dorsal powerline entrarão em funcionamento ao mesmo tempo. Portanto, o Powerline estará ativo, supondo que os dispositivos estejam no mesmo circuito.

Podem ver se o Powerline a está a funcionar peloa LEDs no adaptador de energia. Se o indicador estiver vermelho fixo, significa que a conexão de ligação á rede dorsal da linha de energia é má ou falhou ao ligar. Se estiver verde, está tudo bem.

Análise TP-Link Deco P7 - Um sistema de Wi-Fi mesh + PowerLine acessível e eficiente 9

Performance

Os recursos Powerline parecem ser a maior força deste sistema de malha. O powerline tem um alcance muito maior do que a ligação á rede dorsal sem fio. Consegui uma conexão Wi-Fi com velocidades próximas de ligação física na minha casa.

O Deco P7 não tem as especificações mais altas de Wi-Fi ou PowerLine, mas é a combinação dos dois que permite melhores resultados. Nos nossos testes de performance habituais, descobrimos que o router conseguiu números de upload de 272,5 Mbits / s e download de 460,8 Mbits / s. Subindo um andar, vimos taxas de transferência de 141,9 Mbit / s de upload e 127,4 Mbit / s de download. No andar superior, vimos taxas de transferência de 126,0 Mbit / s de upload e 144,7 Mbit / s de download.

Veredito

O TP-Link Deco P7 é uma excelente peça de tecnologia Wi-Fi e é a solução perfeita para quem tem dificuldades com Wi-Fi em sua casa. Esteja num apartamento ou vivenda, o Deco P7 é mais do que capaz de lidar com qualquer espaço que possam precisar de cobrir, e a opção de adicionar facilmente mais unidades satélite, se necessário, também é uma grande vantagem. A inclusão da tecnologia Powerline torna o Deco P7 mais versátil do que outras soluções de rede Wi-Fi do mercado e é especialmente útil quando surgem obstáculos mais difíceis que dificultam a conectividade Wi-Fi.  O aplicativo que acompanha o Deco P7 é fácil de usar e oferece um número confortável de opções e configurações para usar. Os controlos parentais e as soluções antivírus são um bónus adicional, portanto, no geral, o Deco P7 é uma solução Wi-Fi completa para quem procura uma cobertura sem fio total.  Atualmente com preço de 229€ (três unidades) é uma opção a ter em conta para uma melhor conectividade doméstica.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!