Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro

Este novo mundo pós-pandémico é um mundo onde o Surface Laptop 4 pode brilhar. Assim como qualquer outro Surface Laptop da última década, o Surface Laptop 4 é fino, leve e poderoso o suficiente para a maioria das cargas de trabalho diárias.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 1

Este novo mundo pós-pandémico é um mundo onde o Surface Laptop 4 pode brilhar. Assim como qualquer outro Surface Laptop da última década, o Surface Laptop 4 é fino, leve e poderoso o suficiente para a maioria das cargas de trabalho diárias.

Mas quando combinamos este Design Premium e  um excelente ecrã PixelSense com um dos teclados mais confortáveis ​​que já tivemos o privilégio de usar, concluímos que este pode ser o Laptop perfeito para a maioria dos utilizadores.

Antes de mergulharmos nas especificações e Desempenho, salientamos que o preço é bastante razoável para o que é.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 2

O Surface Laptop 4 é um prazer de usar, as especificações são boas, mas não são o mais importante se a a maior parte do vosso trabalho for processamento de texto e e-mail.

A minha carga de trabalho em movimento é basicamente texto , e-mail e algumas imagens, pelo que o Laptop 4 é um dos meus laptops favoritos no momento.

Especificações Surface Laptop 4

  • CPU: Intel Core i5-1135G7
  • Graphics: Intel Iris Xe
  • RAM: 8GB LPDDR4x
  • Ecrã: 13.5-inch PixelSense (2,256 x 1,504) touch
  • Armazenamento: 512GB SSD (PCIe, NVMe, M.2)
  • Portas: 1 x USB-C, 1 x USB-A, combi audio jack, Surface Connect
  • Connectividade: Wi-Fi 6 802.11ax, Bluetooth 5.0
  • Camara: 720p IR Webcam
  • Peso: 1.27 kg
  • Dimensões: 308 x 223 x 14.5 mm; W x D x H

Surface Laptop 4 Preço e Disponibilidade

O Surface Laptop 4 foi lançado a 15 de abril de 2021, a partir de 1149€. Este preço traz a configuração inicial de 13,5 polegadas com um processador AMD Ryzen 5, 8 GB de RAM e um SSD de 256 GB.

A unidade que recebemos para teste por parte da Microsoft é o  MICROSOFT Surface Laptop 4 (13.5'' - Intel Core i5-1135G7 - RAM: 8 GB - 512 GB SSD - Intel Iris Xe Graphics), que pode ser adquirido por cerca de 1499€ nas grandes superfícies como FNAC e Worten.

Design

A linha Surface Laptop sempre nos presenteou com excelente hardware, e o Surface Laptop 4 não é exceção. O modelo que recebemos para análise é o Surface Laptop 4 de 13,5 polegadas, e é um dos laptops mais leves e finos que já usamos e é muito confortável de usar e transportar.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 3

O Surface Laptop 4 vem em quatro opções de cores, e nós estamos a testar a opção Platinum. É lindo. A tampa do Platinum Surface Laptop 4 é, bem, de cor platina, o único detalhe é um quadrado cromado com o logotipo da Microsoft no meio do laptop. A parte inferior do laptop é semelhante, mas a bandeja do teclado tem uma cor um pouco mais escura.

O laptop tem apenas 0,57 polegadas de espessura e pesa apenas 1,3 kg, o que o torna muito fácil de transportar para onde quer que seja. Mas mesmo sendo tão fino, o Surface Laptop 4 parece incrivelmente robusto.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 4

A tampa é feita de alumínio e o teclado e o trackpad são cercados por um material Alcantara que é bonito e macio (é uma superfície de microfibra semelhante a camurça). Isso torna a utilização muito mais confortável, porque em vez de metal duro como a maioria dos laptops, o toque é suave e macio.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 5

Mas há uma desvantagem. Se derramarem algo sobre este material, ou deixarem migalhas vai ficar sujo e será um pouco mais difícil de limpar do que seria de outra forma. Mas se costumam ter cuidado com os vossos equipamentos, vão achar este acabamento perfeito.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 6

Uma das maiores consequências da espessura reduzida do Surface Laptop 4 é a falta de portas. Tudo o que temos é a porta Surface Connect à direita, um USB-C, um USB-A e um conector de fone de ouvido. Não é nada mau que o laptop tenha uma porta USB-A, algo que está longe de ser a norma nos dias de hoje, mas não deixa muitas alternativas a comprar uma Surface Dock.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 7

O ecrã do Surface Laptop 4 é genuinamente impressionante. O modelo de 13,5 polegadas que temos é uma tela 3: 2 PixelSense com uma resolução de 2.256 x 1.504, que é quase perfeita para o tamanho. Isso faz com que ver filmes e vídeos neste laptop seja um pouco estranho, pois temos duas barras pretas ao visualizar conteúdo 16: 9. Mas quando estamos a trabalhar nele o espaço vertical extra dá muito jeito - especialmente ao escrever.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 8

Por falar em escrever, o Surface Laptop 4 tem ,o que é sem dúvida, o melhor teclado laptop que já usamos. Escrever neste laptop é fácil e confortável. Uma coisa surpreendente sobre o teclado, é que as colunas estão por baixo.. É parte da política de design da Microsoft que não deve haver quaisquer buracos visíveis (que não sejam portas). E, a implementação das colunas segue esta filosofia.

Relacionado:  NVIDIA diz que não há Android TV 10 para SHIELD TV

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 9

Este não é um dispositivo feito para consumo de média, mas essas colunas servem muito bem para ouvir música.

Benchmarks Surface Laptop 4 (Intel Core i5-1135G7 / 8GB LPDDR4x)

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 10
  • Cinebench R23 Multicore: 4,824 pontos
  • Cinebench R23 Single Core: 1,404 pontos

 

 

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 11

Novabench Results: 2438

 

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 12
  • GeekBench 5 CPU Test: 5524 (multi-core)
  • GeekBench 5 CPU Test: 1455 (single-core)
  • GeekBench 5 GPU Test: 15565

 

 

 

Performance

O Surface Laptop 4 que testamos está equipado com um Intel Core i5-1135G7 e 8 GB de RAM, o que significa que não deve ter nenhum problema com qualquer coisa que queiram fazer nele. Mesmo quando abusamos deste laptop com literalmente dezenas de guias do Chrome, enquanto ouvimos música no YouTube e conversamos no Whatsapp e Messenger, o Surface Laptop 4 não mostra nenhum sinal de desaceleração.

Isso é algo que a maioria dos laptops hoje é capaz de fazer, mas o que torna o Surface Laptop 4 tão impressionante é que é capaz de fazer tudo isso sem engasgos.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 13

E, quando falamos de produtividade, os laptops marcam a diferença pelo desempenho. No Cinebench R23, o Surface Laptop 4 foi capaz de obter uns sólidos 4.824 pontos, que é mais ou menos o que esperaríamos deste processador.

Da mesma forma no Geekbench 5, o Surface Laptop 4 obteve uma pontuação single-core de 1.455 pontos e 5.524 no multi-core. Se procuram um laptop superportátil que pode fazer algum trabalho, o Surface Laptop 4 tem tudo para não vos desiludir.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 14

Além disso, embora o Surface Laptop 4 não seja feito para jogos, foi capaz de resultados respeitáveis ​​, o que significa que deve ser capaz de lidar com alguns dos melhores jogos.

Bateria e Autonomia

A Microsoft afirma que o Surface Laptop 4 tem até 19 horas de duração da bateria, o que seria fantástico se fosse verdade. Infelizmente, descobrimos que o número real está próximo de 11-13 horas. Isso é ,ainda assim, excelente e muito acima da média.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 15

No teste de bateria do PCMark 10 Home Office, que simula uma variedade de cargas de trabalho com vídeo e processamento de texto, o Surface Laptop 4 dura 12 horas e 50 minutos. Claro, não são exatamente as 19 horas que a Microsoft promete, mas são mais do que o suficiente para que não tenhamos que nos preocupar com carregamentos a meio do dia.

Análise Microsoft Surface Laptop 4. Portátil, Poderoso e Duradouro 16

Software

Não há nenhum bloatware presente, o que significa que o laptop inicializa bem e rápido de fábrica, e não vão precisar de perder a vossa primeira hora com o laptop a desativar programas de inicialização ou a desinstalar coisas. Honestamente, isso é quase o suficiente para recomendarmos logo á partida.

Veredito: Devem comprar o Microsoft Surface Laptop 4 se...

  • Escrever é a vossa vida
    O Surface Laptop 4 é facilmente um dos melhores laptops do mercado para quem escreve muito. Do confortável material Alcantara ao luxuoso teclado, digitar é simplesmente uma maravilha neste dispositivo.
  • Querem um dispositivo principalmente para o trabalho
    A proporção de aspecto 3: 2 do Surface Laptop 4 é um sonho tornado realidade para trabalhar em documentos e folhas de cálculo. Mesmo no ecrã relativamente pequeno, o espaço vertical maior permite que vejamos mais do que estamos a fazer.
  • Querem um Laptop com (muito) estilo

O Surface Laptop 4 vem em quatro opções de cores diferentes e todas têm uma aparência excelente. Este é definitivamente um laptop que não deixa ninguém indiferente.

Não comprem o Microsoft Laptop 4 se...

  • Precisam fazer trabalho pesado de computação
    As especificações do Surface Laptop 4 são muito competentes, no entanto se trabalham com tarefas muito exigentes a nível gráfico e de computação, poderão ficar melhor servidos com uma solução mais robusta.
  • São desastrados
    Por melhor que seja o material Alcântara, se comem enquanto trabalham , ou são propensos a derramar líquidos nos vossos equipamentos, o vosso teclado vai ficar muito nojento rapidamente.

 

85%
Portátil, Poderoso e Duradouro

Microsoft Surface Laptop 4.

O Surface Laptop 4 é facilmente um dos melhores laptops do mercado para quem escreve muito. Do confortável material Alcantara ao luxuoso teclado, digitar é simplesmente uma maravilha neste dispositivo.

  • Design
  • Autonomia
  • Performance
  • Digitação

As especificações do Surface Laptop 4 são muito competentes, no entanto se trabalham com tarefas muito exigentes a nível gráfico e de computação, poderão ficar melhor servidos com uma solução mais robusta.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!