Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito

O primeiro computador de secretária Huawei Mate Station S foi lançado na China no início de 2021, e em Agosto do mesmo ano na Europa. O Huawei Display, o primeiro ecrã da empresa chinesa, foi anunciado em Fevereiro. Em termos de monitores a nossa preferência entre o catálogo da Huawei é sem dúvida o MateView

Apesar dos atritos com os Estados Unidos, a gigante chinesa Huawei está bem e de saúde, a empresa está a expandir ativamente a sua gama de produtos o que nos traz pérolas como o monitor de que vamos falar hoje. A Huawei está a alargar o seu catálogo de telefones, relógios, computadores portáteis para outros dispositivos como monitores e televisões.

O primeiro computador de secretária Huawei Mate Station S foi lançado na China no início de 2021, e em Agosto do mesmo ano na Europa. O Huawei Display, o primeiro ecrã da empresa chinesa, foi anunciado em Fevereiro. No início de Agosto, mais dois modelos entraram no mercado – Huawei MateView GT para jogadores e Huawei MateView para trabalho de escritório e em casa. Temos vindo a testar este últimos durante as últimas semanas, e estamos prontos para partilhar a nossa análise ao Huawei MateView.

O Huawei MateView é um impressionante ecrã de 28 polegadas com uma relação de aspecto 3:2 invulgar e um design minimalista. Parece caro para a maioria (699 euros na Europa), mas se dinheiro não for obstáculo, definitivamente não se vão arrepender. O ecrã está bem equipado, oferece uma excelente imagem e tem um aspecto muito, muito bom. Um verdadeiro modelo de topo que vai ficar bem em qualquer espaço.

 

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 1

Especificações completas Huawei MateView

ModeloHuawei MateView HSN-CBA
PainelIPS with W-LED backlight
Displayanti-reflective
Display, polegadas28.2
Aspect ratio3:2
Resolução, pixels.3840×2560
Velocidade de resposta, ms8
Refresh rate, Hz60
Luminsoidade, cd/m2500
Contraste estático1200:1
Ângulos de visualização178
Nuúmero de cores apresentadas1.07 billion
Color range98% DCI-P3 / 100% sRGB
Screen-body ratio94%
OutrosDisplayHDR 400 certification, 65W USB-C output, Smart Bar control, wireless connection to devices, TUV Rheinland Low Blue Light and TUV Rheinland Flicker Free certificates, mouse and keyboard connectors
Interfaces2×USB 3.0 (Type-A)1×HDMI 2.0

1×3.5 mm for microphone or headphones

1×DisplayPort 1.2 (mini)

1×USB (Type-C; 135W; power supply only)

1×USB (Type-C; 65W; DP Alt Mode)

Ligações WirelessWireless projection, WLAN band 2.4 / 5 GHz, Bluetooth 5.1
AudioStereo speakers 2×5 W, two microphones (can catch sound from a distance of up to 4 meters)
Suporte VESANo
StandAltura, ajuste, mm110 mm
Tilt, graus-5…+18
RotaçãoNão
Dimensões da caixa com suporte (altura máxima), mm608.4×481.1×182.0
Peso com suporte, kg6.2
Página do dispositivo no website do fabricanteHuawei MateView

 

Principais características, posicionamento, e preço

O mercado de ecrãs de 28 polegadas tem modelos mais do que suficientes. Existem muitos de qualidade. Mas se tivermos em conta os modelos com uma relação de aspecto 3:2, a escolha é bastante diminuta. E aqui a Huawei tem todas as possibilidades de ganhar uma posição forte e alcançar o sucesso.

O Huawei MateView tem um ecrã 4K com uma resolução de 3840×2560 e um tamanho de 28,2 polegadas, espaço de cor DCI-P3, e certificação VESA DisplayHDR 400. Isto significa que o dispositivo pode ser uma boa escolha para aqueles que trabalham com vídeo e gráficos. A Huawei afirma que cada ecrã é testado em condições de fábrica para uma correcta reprodução de cor.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 2

Sem  FreeSync, alta taxa de atualização e tempo de resposta reduzido, o MateView não é definitivamente a melhor escolha para os jogadores. O MateView GT é uma escolha melhor para este perfil de utilização.

Este ecrã (especificamente o modelo HSN-CBA) também tem conectividade sem fios. Podem comprar um modelo sem esta conectividade, mas em portugal só está disponível o HSN-CBA. No entanto, para experimentar esta funcionalidade, vão precisar de um smartphone Huawei. Existem boas opções para a conectividade com fio – USB-C, HDMI, MiniDP. Há também um altifalante incorporado. bem como uma saída USB-C para carregar um portátil ou telefone com uma potência de 65 W.

O que está na caixa

Para além do próprio ecrã, na caixa temos uma caixa de cabos separada – DisplayPort – miniDisplayPort, USB-C – USB-C, bem como uma fonte de alimentação (uma caixa preta com fio destacável e conector USB-C). 

Design

Todos os que se depararam com o Huawei MateView (mesmo nas fotos nas redes sociais) comentaram o quão bonito é. Não há praticamente ninguém que não goste deste produto que se apresenta numa caixa prateada (parcialmente de alumínio) com um design minimalista. A espessura do corpo é de 9,3 mm na parte mais fina e 13 mm na parte mais grossa! Contudo, há também muitos que, olhando para o MateView, irão imediatamente lembrar-se dos produtos Apple. Mas para mim é bastante original.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 3

Existe apenas uma cor – Mystic Silver. A maior parte do corpo é feita de plástico de alta qualidade que é tão agradável ao toque, que até pode ser confundido com metal. As margens do visor são de alumínio. A sua superfície é polida, o metal é um pouco áspero ao toque.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 4

As margens do ecrã são muito estreitas (6 mm nos lugares mais finos, 9,3 mm na parte inferior, a relação ecrã/corpo é de 94%) e não sobressaem, por isso o MateView ganha contra todos os monitores pretos e sem brilho com design “old school”. O ecrã é fino, o suporte também é fino e bem dimensionado.

Existe um ícone sem fios no stand. Ele contém um módulo NFC. Se colocarem lá o vosso smartphone Huawei, a imagem a partir dele será transmitida sem fios para o ecrã.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 5

Também pode ver uma grelha de altifalantes estéreo de 5 watts não muito longe do microfone incorporado.

O ecrã é ajustável em altura. A altura acima da mesa pode variar de 7 a 18 cm. O ecrã também é ajustável em níveis de inclinação de -5 a 18 graus, não será difícil encontrar um ângulo confortável para cada um. Mas não há rotação horizontal do ecrã.

Huawei-MateView_design

O suporte parece minimalista, mas muito estável, o ecrã não treme se for tocado acidentalmente, e não escorrega. Em geral, o Design do ecrã e do próprio suporte é um dos pontos fortes do Huawei MateView.

 

Interfaces de ligação

O MateView está equipado com todas as portas padrão. O PC desktop pode ser ligado usando HDMI, Mini DisplayPort ou USB-C. Estes conectores, com excepção do USB-C, estão localizados na “parte de trás” do suporte, na parte inferior. Existe também outro USB-C, mas é concebido exclusivamente para ligar a fonte de alimentação. Mas o USB-C lateral pode ser usado para “recarregar” computadores portáteis, telefones, ou transmissão de dados.

Huawei MateView

 

A posição lateral dos conectores pode causar alguns problemas, porque os fios não podem ser devidamente escondidos. É uma questão de gosto.

Todos os métodos de ligação suportam uma resolução não padrão de 3840×2560, mas apenas USB-C e MiniDP funcionam com uma taxa de actualização total de 60 Hz. O HDMI 2.0 suporta um máximo de 50 Hz. Não existe aqui nenhum G-Sync ou FreeSync, por isso o ecrã não é definitivamente para jogos.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 6

Há também duas portas USB-A e um conector de 3,5 mm na lateral do suporte. Se ligarem um teclado ou rato, podem usá-los convenientemente, e o ecrã também funciona como um hub USB.

Se não quiserem mexer nos cabos, podem usar a função de ligação sem fios anteriormente mencionada via NFC e Bluetooth. Mas é para aqueles que têm smartphones Huawei. 

Podem ligar o rato/teclado ao ecrã, configurar redes sem fios e ligar ao telefone. É também possível configurar remotamente o Huawei MateView usando a aplicação Huawei AI Life, que deve ser bem conhecido por todos os que usam acessórios da marca chinesa.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 7

 

Existe também suporte para o protocolo Miracast, com o qual o conteúdo de um ecrã de smartphone Android ou de um portátil Windows pode ser transferido para o ecrã. No entanto, a ligação não será particularmente Estável. O MateView também suporta DLNA para reprodução rápida de conteúdos. Em geral, todas estas características sem fios são boas, mas é claramente para a projecção a curto prazo de uma imagem no ecrã, e não para um funcionamento constante. Além disso, deve ter-se em conta que ao transmitir dados sem fios, a imagem no ecrã está limitada a uma resolução de 2K.

Huawei MateView para máxima produtividade

O ecrã oferece características típicas para a sua gama de preços. A Huawei prestou muita atenção à precisão da reprodução de cores no MateView. O ecrã tem 98% do espaço de cor DCI-P3 com DeltaE menos de dois e a capacidade de usar 100% do espaço sRBG com DeltaE menos de um. Combinado com a certificação HDR400 e o pico de brilho de 500 nits, é um belo ecrã para todos os tipos de conteúdo.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 8

Talvez outros analistas tenham uma opinião diferente, mas eu considero o MateView incrivelmente bom. A imagem é fantástica. Antes de mais, é muito clara graças à resolução. 

Os ângulos de visão são generosos, sem distorções de todo. A retroiluminação é uniforme (com pouca luminosidade nos cantos, quase imperceptível). Por defeito, as cores são vivídas, mas realistas, e a imagem pode ser ajustada ao gosto. A imagem é uniforme; não consegui encontrar quaisquer manchas escuras ou claras.

O revestimento da tela é mate, mas não é muito eficaz. Se a luz incidir no ecrã, haverá reflexos brilhantes e desfocados. Na maioria dos casos, ajuda se colocarem o brilho no máximo. É bom – 500 nits. 

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 9

Em geral, o ecrã é mais do que ideal para o trabalho normal de escritório. Não se esqueça da relação de aspecto não-padrão 3:2. Muitas pessoas interrogam-se se é confortável trabalhar nesta proporção. O que posso dizer é  – sim, é muito bom! Eu trabalho com texto, muitas vezes procuro informação na Internet, e com esta proporção cabe muita coisa no ecrã. Comparando uma proporção 16:9 vs 3:2, o ecrã MateView consegue apresentar cerca de 18% mais de conteúdo.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 10

E filmes? Felizmente, uso uma televisão grande em casa, por isso não uso o monitor para isso. No entanto, os vídeos no YouTube são agradáveis de visualizar, as barras pretas não são assim tão grandes.

Como já foi referido, o Huawei MateView não é de todo para jogos. Não há aumento de frequência, características modernas de sincronização com placas de vídeo, tempo de resposta relativamente alto. A empresa nem sequer tentou tornar o modelo interessante para os jogadores, porque existe uma opção e, deignada por Huawei MateView GT que é mais acessível e ideal para os jogadores.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 11

O ecrã MateView oferece uma imagem fantástica e clara com uma reprodução de cores agradável. 

Controlos e configuração

Os controlos Ecrã, por assim dizer, são controversos. Em vez das habituais teclas ou joystick escondidos algures, temos uma “solução ultramoderna” chamada touchpad Smart Bar. É uma faixa preta localizada na parte inferior do ecrã, no meio.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 12

Um toque serve para iniciar o menu. Deslocar para a esquerda ou para a direita para se mover no menu. Um toque para seleccionar, dois toques para voltar ao ponto anterior. 

Se apenas passar o dedo por cima da Smartbar para a esquerda ou direita (quando o menu não está a funcionar), controlam o volume do som.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 13

Vamos ver como é o menu. Secção principal:

  • Fonte de sinal, (Wireless, USB-C, HDMI, MiniDP)
  • Eye comfort (pode ser ligado ou desligado, estamos a falar de certificação TÜV Rheinland onde a luz azul é minimizada)
  • Color scheme (sRGB, DCI-P3 and Default)

Iremos considerar o conteúdo das definições separadamente:

  • Som (controlo de volume, microfones incorporados)
  • Ecrã (aqui pode ajustar o contraste, nitidez e temperatura da cor do ecrã ao nível básico, mas apenas se tiver o esquema de cores padrão selecionado)
  • Idioma

Huawei MateView altifalante e microfones

Honestamente não esperava muito dos altifalantes incorporados no suporte do ecrã devido ao pequeno tamanho do suporte. O volume é, no entanto, excelente, maso som não é muito claro, muito menos a música ou o som de um filme. Quase não se ouvem os baixos. É mais uma opção de emergência se não houver colunas de som. Os altifalantes são bons para podcasts ou vídeos do YouTube.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 14

Quanto aos microfones. A voz é transmitida claramente, com o mínimo de distorções, mas desde estejam perto do ecrã.

A um preço de 649 euros, o Huawei MateView posiciona-se na parte superior do mercado, onde existe uma concorrência feroz entre monitores de 4K de alta qualidade. As características do MateView definitivamente não o tornam atraente para o público de jogos, e a relação de aspecto 3:2 torna-o mais orientado para o trabalho do que as opções de ecrã panorâmico concorrentes.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 15

Entre os concorrentes interessantes encontramos opções  de 32 polegadas de 4K com suporte FreeSync, assim como 95% do esquema de cores DCI-P3. Por aproximadamente a mesma quantia, e se escolherem um modelo de 27 polegadas, é muito mais barato.

Análise Huawei MateView. Muito mais que um monitor bonito 16

Sim, claro, apenas o Huawei MateView tem uma relação de aspecto 3:2 e é o mais bonito. É também ligeiramente superior aos seus concorrentes, fornecendo 98% do espaço de cor do DCI-P3. É a melhor escolha se precisarem de funcionalidades de visualização sem fios, microfones incorporados e uma interface USB para ligar periféricos. No entanto, os monitores concorrentes têm melhores características HDR e características orientadas para jogo pelo mesmo preço ou por um preço mais baixo.

Veredito

O Huawei MateView é sem dúvida um ecrâ bem desenhado, tanto esteticamente como em termos de usabilidade e com um excelente conjunto de funções. Gosto especialmente da caixa minimalista com uma estrutura metálica, mecanismo de ajuste de altura incorporado, relação de aspecto 3:2, e o painel 4K+, o que o torna ideal para o escritório.

Na minha opinião, a imagem é perfeita. Embora haja uma opinião de que as cores nem sempre correspondem aos números indicados nas características do ecrã. 

No entanto, temos um painel LCD bonito e de alta qualidade, desprovido de muitos dos problemas comuns neste tipo de ecrãs. O Huawei MateView é perfeito tanto como um ecrã de secretária ou um ecrã externo de computador portátil. Especialmente porque um portátil com um conector USB-C pode ser carregado simultaneamente através do ecrã, graças à saída de 65W. Na maioria das vezes trabalhei com o MateView ligando-o ao MateBook X Pro, e não houve problemas ao trabalhar com alta resolução.

No geral, fiquei muito satisfeito por trabalhar com este ecrã, especialmente devido à relação de aspecto 3:2. O Design é excelente e a qualidade é garantida em todos os detalhes. Se não querem saber do Design e não valorizam as funcionalidades de conectividade sem fios e as portas extra para ligar periféricos, vão conseguir encontrar opções mais em conta. Quanto a mim. Acho que o Huawei MateView vale cada cêntimo.

78%
Muito mais que um monitor bonito

Huawei MateView

O Huawei MateView é sem dúvida um ecrâ bem desenhado, tanto esteticamente como em termos de usabilidade e com um excelente conjunto de funções. Gosto especialmente da caixa minimalista com uma estrutura metálica, mecanismo de ajuste de altura incorporado, relação de aspecto 3:2, e o painel 4K+, o que o torna ideal para o escritório.

  • Design
  • Ecrã
  • Conectividade
  • Funções
  • Custo VS Benefício

Na minha opinião, a imagem é perfeita. Embora haja uma opinião de que as cores nem sempre correspondem aos números indicados nas características do ecrã. 

No entanto, temos um painel LCD bonito e de alta qualidade, desprovido de muitos dos problemas comuns neste tipo de ecrãs. O Huawei MateView é perfeito tanto como um ecrã de secretária ou um ecrã externo de computador portátil. Especialmente porque um portátil com um conector USB-C pode ser carregado simultaneamente através do ecrã, graças à saída de 65W. Na maioria das vezes trabalhei com o MateView ligando-o ao MateBook X Pro, e não houve problemas ao trabalhar com alta resolução.

No geral, fiquei muito satisfeito por trabalhar com este ecrã, especialmente devido à relação de aspecto 3:2. O Design é excelente e a qualidade é garantida em todos os detalhes. Se não querem saber do Design e não valorizam as funcionalidades de conectividade sem fios e as portas extra para ligar periféricos, vão conseguir encontrar opções mais em conta. Quanto a mim. Acho que o Huawei MateView vale cada cêntimo.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário