Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Elephone p7000

Análise Elephone p7000

Open the box to get surprised  podes ter este telemóvel chinês por um simpático preço inferior a 200 euros na loja da Gearbest (www.gearbest.com), à qual queremos agradecer o envio do equipamento. 

Grande destaque para os 3Gb de memória RAM, para o seu processador de 64bits, suporte 4G, e ainda trás um sensor biométrico de leitura 360º. Como qualquer telefone chinês que se preze é dual sim.

P7000 DESIGN

 

Vamos falar um pouco sobre este equipamento. O Elephone p7000 é um smartphone que irá cair na categoria de phablet com um ecrã de 5,5 polegadas.

Na parte frontal temos o seu ecrã Full HD , uma câmara de 5 mp, um sensor de proximidade e a coluna para as chamadas. Ainda na parte da frente mas localizado na parte inferior do dispositivo temos os nossos 3 botões capacitivos sendo o home button, um led de notificações customizáveis mas os outros botões não estão visíveis, o que para os novos utilizadores de Android pode fazer alguma confusão.

Olhando para o dispositivo na parte de cima temos a nossa entrada normal USB para carregar e a entrada para os auriculares de 3.5mm.

Já na parte lateral direita temos o nosso “power button”, e na esquerda o nosso volume “rocker”, ficando com duas colunas na parte inferior do equipamento.

Na traseira temos uma câmara de 13 mp com flash led e um sensor biométrico*, e claro o logotipo da empresa ELEPHONE.

Agora falando no geral deste design, apenas posso dizer que para um dispositivo com 155cm por 76.3 cm, pessoas com mãos pequenas vão ter problemas em manusear. Primeiro pelo tamanho e segundo uma falha na minha opinião estética/funcional relativamente à disposição dos botões, visto que o botão de power e de volume encontram-se em lados opostos o que num telefone desta dimensão dificulta a sua utilização com uma mão.

Quando se está a usar a capa mágnetica que vem na embalagem o botão de volume fica tapado pela mesma.

Removendo a capa traseira que é plástico (bastante maleável por sinal e que no inicio achei bastante complicada de remover, mas com tempo lá se tornou mais fácil) temos acesso a bateria de 3450 mAh* e as slots para cartões SIM e Micro SD.

Sendo dual sim temos espaço para um SIM grande na porta 1 e um micro SIM na porta 2, tendo ainda espaço na mesma slot1 acesso para um micro SD, funcionando os dois cartões ao mesmo tempo, poupando assim espaço, thumbs up aqui.

P7000 ECRÃ

Com um ecrã de 5,5 polegadas FULL HD IPS 1920×1080, o que nos dá uns simpáticos 400 DPIs.

Na utilização diária, achei mesmo que com o nível de brilho no mínimo teríamos luz mais que suficiente em ambientes fechados, já ao ar livre com o brilho no máximo também não desaponta, e com um ângulo de 178° temos um equipamento com um ecrã que para o preço que é comercializado é muito bom. 

Mesmo assim não posso de deixar de referir que no mesmo com fundos de cores muitos claras notam-se claramente os bezels grandes, o que deixa a pensar se a elephone poderia ter diminuído o tamanho geral do telefone.

Será daquelas coisas que, “ou não nos incomoda” ou “vamos odiar”.

 

P7000 CÂMARAS

Relativamente a este tópico temos uma câmara traseira de 13 Megapixel (SONY IMX214 f/2.0), com basicamente o mesmo sensor que é usado no OnePlus One, e posso dizer que o resultado não desaponta, rápida focagem, boa saturação de cores. A aplicação da câmara parece a stock android, no entanto vêm com algumas opções interessantes, especificamente como anti-vibração, exposição e equilíbrio de brancos, acompanhamento de objectos / movimento.

Atenção que não se equipara a nenhuma DSRL, mas acredito que conseguirão ter bons resultados.

No entanto, quando falamos de fotos em ambientes mais escuros, já notamos uma diminuição na qualidade e algum grão. Fora isso todas as fotos tiradas ao ar livre ficarão espectaculares.

Sobre a gravação de vídeo, a câmara grava em Full HD a 30 frames por segundo, sendo que as opções incluem redução de ruído, EIS, e modo de lapso de tempo. Podemos ainda brincar com o nível de exposição, cenário, equilíbrio de brancos, detecção de caras e assim por diante. 

Já a câmara frontal para os amantes das selfies não tenham grandes expectativas, uma vez que exposição de brancos e coloração não se equipara a câmara frontal nem o sensor, pois esta vêm com um de 5 MP, mas ainda assim é capaz de produzir  fotos decentes.

 

P7000 HARDWARE

 

Este “menino” vem com um poderoso MediaTek MT6752 processador octa-core de 64 bits com uma velocidade de 1.7 GHZ.

O MediaTek MT6752 compete directamente com o Snapdragon 810, mas com o MT6752 consome menos energia, o que resulta em mais tempo de bateria e nós agradecemos.

Durante o tempo que testei o P7000 ele simplesmente aguentou com tudo, os seus 3GB de RAM não nos deixam mal vistos no que toca  a multitasking, em termos de performance gráfica a GPU Mali-T760, com 16 cores com uma frequência de 1 Ghz porta-se lindamente, todos os jogos que testei não encravaram, e teve uma pontuação de 34,2 no Epic citadel em modo Ultra High.

Já no AnTuTu fiz vários benchmark’s ao longo das 3 actualizações que sofreu via OTA* sendo que a primeira pontuação foi de 43,507, mas considerando a ultima já obteve uma pontuação menor, o que sinceramente me entristeceu, apesar destas oscilações de pontuação se considerarmos o preço que estamos a pagar pelo hardware não deixa de ser uma boa compra.

Não esquecendo ainda que este Equipamento Suporta 4G LTE, tendo em conta que quando estamos a usar os dois cartões simultaneamente  apenas uma das slots ira suportar 4G e a segunda slot ficara pelos 2G.

Em termos de GPS achei uma utilização decente e quando precisei dele não me perdi pelo caminho.

Já as colunas de som do Elephone deixam muito a desejar fraca qualidade de som, principalmente com volume mais elevado,  mesmo assim o pior será mesmo ouvir o ringtone quando se precisa.

Se telemovel se encontrar em cima da mesa sem as colunas obstruidas ouve-se o telefone tocar tranquilamente, mas se o mesmo se encontrar no bolso ou numa mala, e se nos encontrar mos num espaço aberto, vamos ter dificuldade em ouvir.

 

  • Over-the-air (OTA) refere-se a vários métodos de distribuição de novas atualização de software, definições de configurações e chaves regulares de criptografia para dispositivos como telefones celularesset-top box ou equipamentos de comunicação de voz segura (encriptação de dois rádios). Uma característica importante do OTA é que um local central pode enviar uma Atualização para todos os usuários; que são incapazes de recusar, anular, ou alterar essa Atualização, e aplica-se imediatamente a todos no Canal. Um usuário pode “recusar” o OTA mas o “gerente do canal” também pode chutá-los para fora do Canal (automaticamente).
  • Referência retirada da Wikipédia.

P7000 FUNCIONALIDADES EXTRA*

 

Agora falando de “Goodies”

Este equipamento vem com o leitor biométrico localizado na parte de trás do telefone logo abaixo da câmara.

Este Leitor é capaz de fazer uma leitura de 360 ​​graus,  desta forma não importa como “ponho o dedo” sobre o sensor (guardem as piadas para vocês), ele será capaz de fazer a sua leitura.

Desta forma não importa como estou a segurar o telemóvel, a leitura será sempre realizada, e como posso guardar até 5 impressões digitais, podendo guardar assim ambas as mãos, nunca tendo de trocar de mão para desbloquear o mesmo.

Atenção que mesmo assim não se trata de um sistema perfeito, e não é tão bom como o Huawei Mate S, mas mesmo assim o número de falhas é relativamente baixo.

Ainda temos a possibilidade de bloquear certas aplicações à nossa escolha que posteriormente só podem ter desbloqueadas com a nossa impressão digital, este pormenor é particularmente interessante , especialmente para aquelas pessoas que gostam de “cuscar” o nosso telefone.

Não esquecendo ainda o nosso led de notificações no “home button” , ao qual podemos atribuir cores diferentes para as chamadas, sms, notificações, etc.

P7000 BATERIA**

 

O Elephone p7000 vem com uma bateria de 3450 mAh que nos dá para um dia de uso, apesar dos updates pela marca de modo a tentar optimizar o sistema houve uma em questão que basicamente gerou um bug que consumia a bateria toda (menos de meio dia!!).

A solução que encontrei foi fazer “wipe cache system” através do menu de recuperação.

Mas passado dois dias a Elephone lancou outro update para corrigir este bug da bateria.

Tirando isso também notei que o leitor biométrico gastava muita muita bateria na minha opinião, por isso se preferirem uma bateria mais duradoura, desliguem o mesmo.

Tirando estes pormenores, trata-se de uma boa bateria dando uma excelente autonomia ao telefone.

P7000 SOFTWARE

 

Por ultimo o Elephone p7000 vem com o Android 5.0 e com um launcher incorporado da Elephone, mas com look muito Lollipop stock.

Apesar de terem uma “loja” com Temas de algumas marcas conhecidas, ficamos limitados aos icons e appdrawer, não deixando muito espaço de costumização para o utilizador.

Tudo na interface do utilizador é a partir da visão da Google,  isso inclui o tema e os  esquemas de cores da interface, como o caso das notifications, LockScreen, pop ups, e atalhos para as definições.

Tirando que as únicas adições aqui são os perfis de áudio e de Conexão de Dados , que são  bastante  úteis uma vez que não há nenhuma maneira fácil de obter para o modo silencioso no Lollipop. 

De referir também que os Elephone têm atualizações via OTA as quais é possível receber mesmo com root.

Root esse que é explicado passo a passo nos forums , na secção técnica da Elephone.

P7000 CONCLUSÃO

 

Uma boa aposta por parte da Elephone em enviar para o mercado um telefone com look premium mas a baixo custo.

Existem falhas que mencionámos, mas não podemos esquecer que estamos a comprar um equipamento com specs de “high-end” a preço de “Mid-range” tendo em conta relação qualidade/preço, parece me uma boa aposta para quem, quiser adquirir um equipamento com boa performance mas a baixo preço.

Este equipamento está dísponivel na GEARBEST, podem ver aqui as condições de compra.

Para além dos pequenos mimos que a Elephone nos envia na embalagem “Open the box to get surprised”…

Nesta caso recebem um kit com uma capa magnética, um vidro temperado gorilla glass3, e mais uma película para o vosso ecrã.

 

 

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link