Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise ao CFG70: O Gaming Monitor de 24 polegadas da Samsung

O Samsung CFG70 é um monitor impressionante, inicialmente parecia ser mais um simples monitor curvo de 24 polegadas, com uma humilde resolução FullHD. A sua moldura e o grande pedestal preto são incomuns e inspiram confiança desde o momento que o tiramos da caixa. Com uma taxa de refrescamento de 144Hz e um tempo de resposta de 1 milissegundos, possui todos os ingredientes necessários para um verdadeiro monitor para jogos.

Análise ao CFG70: O Gaming Monitor de 24 polegadas da Samsung 1

Análise ao CFG70: O primeiro impacto

Após tirarmos o monitor da caixa e ainda antes de o ligar, a primeira coisa que salta à vista é o seu design. A maioria dos monitores para desktop, mesmo monitores para jogos, tem um design muito típico e repetitivo. O Samsung CFG70 evita esse design, a começar pelo seu suporte com uma armadura articulada que realmente permite  mover o ecrã para qualquer posição com relativa facilidade.

Análise ao CFG70: O Gaming Monitor de 24 polegadas da Samsung 2Basta estender a mão e puxá-lo para a frente ou para trás, torcê-lo, mudar de ângulo, subir ou descer, ou seja coloca-lo na posição que mais jeito nos dá só com uma mão, que a armadura irá mantê-lo fixo na posição desejada. A desvantagem, porém, é que o braço ocupa mais espaço do que um monitor “normal”, por isso convém verificar se onde quer colocar o monitor, não é demasiado perto de uma parede ou armário, porque nessas condições vai ser um pouco mais difícil de o movimentar. Outra desvantagem é o facto do braço e suporte não fazerem um grande trabalho estabilização. Mesmo com uma digitação no teclado apoiado na mesma secretária onde se encontra o monitor, este oscila muito. Apoiamos os pulsos na mesa, e o monitor oscila, já para não falar dos movimentos mais bruscos com o rato, quando estamos a jogar, porque aí passamos a ter uma verdadeira bailarina em frente aos olhos. A estabilização necessita de ser muito melhorada pela Samsung. Se o monitor for apoiado em algum local que não tenhamos contacto directo, então o problema não existe.

Análise ao CFG70: Ligações

O Samsung CFG70 possui um vasto conjunto de portas, incluindo duas HDMI, uma DisplayPort e uma ligação de 3,5mm para os fones de ouvido ao lado da entrada da alimentação. As ligações estão na parte de trás direita do monitor, e facilmente acessíveis. E mais uma vez o seu braço que permite mover facilmente o ecrã, permite-nos um acesso fácil e rápido às mesmas portas.

Análise ao CFG70: O Gaming Monitor de 24 polegadas da Samsung 10

Análise ao CFG70: Controlo e configurações

Os botões de controlo são um pouco estranhos. Na parte de trás do lado direito do monitor, temos um pequeno joystick que já é bastante comum em alguns monitores. Mas na parte inferior do monitor também dispomos de três botões, e muitas vezes ficamos a pensar qual deles devemos usar para efectuar a configuração necessária.
Na prática todas (ou quase todas) as configurações são feitas com o joystick, os três botões servem para alternar entre diferentes perfis de cores para diferentes jogos. O menu de configurações, uma vez acedido a ele, clicando no joystick, apresenta o que a Samsung chama de “menus de estilo de jogo”. Eles são fáceis de navegar, e ocupam um pouco mais do ecrã do que deveriam, mas faz perfeitamente o seu trabalho.

No menu de configurações, podemos activar a resposta rápida, alterar a taxa de frequência e ajustar as nossas configurações de cor, contraste e brilho. Alguns pré-ajustes estão incluídos para diferentes tipos de jogos – RPG, RTS, FPS -, mas podemos ajustar as configurações de brilho, contraste, taxa de frequência e cor, individualmente.

Análise ao CFG70: Veredito final

Como devem imaginar, não somos especialistas em monitores, e esta nossa análise é feita com base na utilização que demos ao mesmo durante algumas semanas. E quem pretende adquirir um monitor novo com estas características, são essas experiências que gostam de ler.
O Samsung CFG70 tem uma grande gama de cores e excelente contraste, características que ajudam e muito nos jogos. Na verdade, é o monitor de jogos mais atraente de 24 polegadas que já testei, no entanto e como estamos em 2017 penso que a resolução FullHD começa a ser curta. Quando outras marcas já apostam na resolução 4K, a Samsung decidiu continuar a apostar no 1080p.

Samsung CFG70

A sua taxa de refrescamento de 144Hz segue o padrão dos próximos anos e que faz dele um monitor de alto desempenho. Os jogos neste monitor são fluidos e suaves, sem qualquer arrastamento ou desfocagem. Temos até o suporte para o AMD FreeSync, que eliminará os famosos “screen tearing” e os soluços que muitas vezes atrapalham a jogabilidade.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link