A cãmara de 108Mpx do Galaxy S22 Ultra tira por defeito fotos de 12Mpx. Porquê?

Os utilizadores do Samsung Galaxy S22 Ultra podem estar a perguntar-se porque é que a sua câmara está apenas a tirar fotos de 12MP, e não os 108MP que esperavam. Isto porque, enquanto o sensor da câmara do Samsung Galaxy S22 Ultra tem uma resolução de 108MP, o processador de imagem dentro do telefone limita a saída da fotografia a 12MP. Embora isto possa ser decepcionante para alguns utilizadores, ainda há muitas razões para amar a câmara do Samsung Galaxy S22 Ultra. Continue a ler para saber mais.

S22 Ultra

Não é invulgar ver câmaras telefónicas com megapixels às centenas nos dias de hoje. As câmaras de super-resolução estão mesmo a fazer o seu caminho a jusante para dispositivos de média gama: O próximo Galaxy A73 da Samsung está a incluir uma câmara de 108 megapixels. No entanto, por defeito, esse telefone irá certamente tirar fotos de 12 megapixels, tal como o Galaxy S22 Ultra ultra-premium faz. Mas porquê? Qual é o objectivo de todos esses megapixels se as câmaras ainda estão a devolver fotografias de tamanho médio?

Os sensores das câmaras digitais estão cobertos por milhares e milhares de pequenos sensores de luz, discretos, ou pixels. Quanto mais pixels um sensor tiver na mesma área física, mais pequenos terão de ser esses pixels. Como os pixels mais pequenos têm menos superfície, não são capazes de reunir tanta luz como os pixels maiores, e isso significa um desempenho fraco em luminosidade diminuta. As câmaras de megapixels altos empregam tipicamente uma técnica chamada “pixel binning” para contornar isto.

É técnico, mas, em poucas palavras, grupos de píxeis individuais de píxeis em píxeis artificialmente maiores, aumentando a quantidade de dados de luz que o sensor pode recolher quando se prime o botão do obturador. No caso do Galaxy S22 Ultra (e presumivelmente o próxima A73), grupos de quatro pixéis são empilhados, que é como 108 megapixéis se traduzem em 12 (108 ÷ 4 = 12). Ao contrário dos Pixel 6 e 6 Pro do Google, que têm sensores de câmara primária de 50 megapixéis que retornam sempre fotos de 12,5 megapixéis, o S22 Ultra dá-lhe a opção de tirar fotos de resolução completa, directamente da aplicação de câmara stock.

O Binining de pixels é importante para os sensores de câmara de alta resolução, fisicamente minúsculos, que hoje em dia são enviados em muitos telefones Android porque os ajuda a fazer sentido de cenas particularmente escuras. É uma troca: a resolução é cortada drasticamente, mas a sensibilidade à luz aumenta. Enormes megapixels também dão a flexibilidade de fazer zoom com software ao gravar vídeo de 8K – embora isso não seja um caso de uso de que as pessoas normais beneficiarão regularmente. E, claro, é também parte do marketing. Uma câmara de 108 megapixels parece muito mais impressionante numa folha de especificações do que uma de 12 megapixels – mesmo que sejam efectivamente as mesmas a maior parte do tempo.

108mpx12mpxCâmarasGalaxy S22 UltraSAMSUNG