Android Geek
O maior site de Android em Português

Ameaça silenciosa: modificações de Trojans móveis bancários atingem recorde histórico

Os Trojans bancários móveis são um dos mais perigosos tipos de malware, uma vez que foram desenvolvidos para roubar dinheiro diretamente das contas bancárias das suas vítimas. Este tipo de ataque atrai hackers de todo o mundo, devido ao seu lucro fácil.

Os Trojans bancários móveis são um dos mais perigosos tipos de malware, uma vez que foram desenvolvidos para roubar dinheiro diretamente das contas bancárias das suas vítimas. Este tipo de ataque atrai hackers de todo o mundo, devido ao seu lucro fácil. O malware é normalmente camuflado como uma aplicação legítima, para que os utilizadores o instalem. Quando a aplicação bancária é iniciada, o Trojan sobrepõe o seu próprio interface ao da aplicação legítima e, assim, quando o utilizador insere as suas credenciais, o malware rouba-as.

Ameaça silenciosa: modificações de Trojans móveis bancários atingem recorde histórico 1

O segundo trimestre de 2018 registou-se um enorme aumento deste tipo de Trojans, 61.045, um record histórico desde que há registos por parte da Kaspersky Lab. A maior causa para este aumento é o Trojan Hqwar, com quase metade das novas modificações detetadas relacionadas com este malware. O trojan Agent ficou em segundo lugar, com cerca de 5.000 pacotes.

  • O número de pacotes de instalação de aplicações bancárias – modificações que evitam que os hackers sejam detetados pelas soluções de segurança, permitindo-lhes também expandir o seu arsenal – atingiu os 61.000, um número três vezes superior ao do primeiro trimestre deste ano e duas vezes acima das instalações registadas no mesmo período do ano passado
  • Esta é apenas uma das principais conclusões do relatório de evolução de ameaças do segundo trimestre de 2018 elaborado pela Kaspersky Lab

No segundo trimestre de 2018, o top três de países com o maior número de utilizadores atacados por malware bancário móvel – em proporção ao número total de utilizadores vítimas de qualquer tipo de malware móvel – é composto pelos EUA (0.79%), Rússia (0.7%), e Polónia (0.7%). A Rússia e os EUA trocaram de lugar em comparação com o primeiro trimestre deste ano, e a Polónia subiu desde o 9º para o 3º lugar, principalmente devido à distribuição ativa das modificações Trojans.AndroidOS.Agent.cw e Trojan-Banker.AndroidOS.Marcher.w.

De acordo com os especialistas da Kaspersky Lab experts, valores tão elevados podem fazer parte de uma tendência global de crescimento de malware móvel, uma vez que o valor total de pacotes de instalação de malware móvel também aumento em mais de 421.000 em comparação com o trimestre anterior.

 

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link