Amazon vai comprar iRobot por 1.7 mil milhões de dólares

Será este o fim das empresas independentes de casas inteligentes? Só o tempo o dirá, mas uma coisa é certa:

Qual é o futuro da tecnologia doméstica inteligente com a Amazon no leme? Vamos todos viver em breve em casas controladas por Alexa? Será este o fim das empresas independentes de casas inteligentes? Só o tempo o dirá, mas uma coisa é certa: A Amazon não está a abrandar a sua onda de aquisições em breve.

Os grandes tubarões há muito que deixaram de ter que inovar, basta comprar tudo o que quiserem para manter a sua escala maciça adquirindo empresas e os seus conhecimentos de certos mercados, e depois financiando o seu caminho para a competitividade.

Amazon vai comprar iRobot por 1.7 mil milhões de dólares 1

Ultimamente, a Amazon tem-se concentrado em captar o máximo do mercado doméstico inteligente possível. Comprou o fabricante de câmaras de segurança inteligentes Blink e a empresa de vídeo Ring em 2017, entrou no negócio de redes sem fios com a Eero em 2019, e tem vindo constantemente a produzir novos aparelhos sob o seu guarda-chuva de marcas, ao mesmo tempo que subcotou o preço. Continuando esta trajectória, a Amazon confirmou que está a comprar a iRobot, fabricante do muito popular vácuo automático Roomba.

O negócio vale $61 por acção, com o valor global a tocar $1,7 mil milhões numa transacção totalmente em dinheiro, de acordo com um comunicado de imprensa partilhado. A dívida líquida da iRobot está também incluída no valor. Embora a empresa tenha anunciado a compra, ainda tem de receber aprovação dos accionistas da iRobot, bem como dos reguladores. Um dos co-fundadores da iRobot e director executivo de longa data, Colin Angle, continuará na sua posição após a aquisição.

Angle expressou optimismo sobre o novo desenvolvimento, embora não esteja actualmente claro se o desenvolvimento do SO iRobot – o sistema operativo proprietário de Roomba que foi revelado em Maio deste ano – continuará sem interrupção. Mas considerando que o CEO se mantém, parece que a maior parte das operações da iRobot continuarão como antes.

Vai gostar de saber:  Bugatti Promete Construir Postos de Gasolina em Casa dos Clientes Se Necessário

A Amazon Robotics foi criada após a aquisição da empresa de robótica Kiva Systems em 2012. No entanto, as suas operações estão actualmente limitadas à utilização de robôs em todos os centros e armazéns da Amazónia. Pelo contrário, a compra da iRobot poderia ser mais proeminente para os consumidores, com base nas ambições da Amazon de ocupar o lugar central nas salas de estar das pessoas durante os próximos anos.

A coisa mais próxima de um Roomba que a Amazon lançou pode ser, sem dúvida, o robô de monitorização doméstica Astro do ano passado. Embora não sugue a sujidade nem lave o seu tapete por si, os aspectos de navegação têm sido relatados como estando longe de ser perfeitos. É seguro dizer que a Amazon tem muito a ganhar com a aquisição do iRobot, incluindo o potencial para melhorar os aspectos de navegação dos seus robôs.

Se o negócio for fechado, os fabricantes de robôs a vácuo existentes poderão ter dificuldade em competir contra a Amazon, que tem sido capaz de adoptar estratégias de preço e estocagem de preço reduzido para conseguir o seu nome num novo mercado. Estas práticas têm expulsado alguns vendedores de outros mercados onde a Amazon tem sido bem sucedida.

Como leitor do AndroidGeek, é fácil manter-se actualizado sobre as últimas novidades tecnológicas, fugas de informação e críticas. Temos todas as informações mais recentes sobre as maiores aquisições na indústria tecnológica, por isso não deixe de se manter atento!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!