Android Geek
O maior site de Android em Português

Alerta: algumas aplicações de lanterna e solitário na Play Store podem roubar informações bancárias

De acordo com novas pesquisas conduzidas por várias empresas de segurança, vários aplicativos de Lanterna e Solitário encontrados na Google Play Store podem  roubar dados bancários. Assustador?

Bem, é, e mesmo as análises do Play Protect do Google não conseguem detectar o malware.

Alerta: algumas aplicações de lanterna e solitário na Play Store podem roubar informações bancárias 1

O malware, conhecido como BankBot , usa um servidor de comando e controle. Uma vez que o utilizador faça o download do aplicativo afetado, o malware aguarda algumas horas antes de instalar os restantes componentes de que necessita, se a 8nsta  a partir de fontes desconhecidas não estiver activada,  então pedirá permissão ao utilizador para a instalação.

O download apareceria como do Google Play ou uma atualização necessária para o aplicativo, enganando os utilizadores. O malware BankBot é direcionado principalmente para aplicativos bancários da WellsFargo , Chase , DiBa e Citibank . O malware pode afetar usuários em qualquer lugar nos EUA, Austrália, Alemanha, Holanda, França, Polônia, Espanha, Portugal, Turquia, Grécia, Rússia, República Dominicana, Singapura e Filipinas .

Alerta: algumas aplicações de lanterna e solitário na Play Store podem roubar informações bancárias 2

Esta nova versão do BankBot foi descoberta no mês passado pela equipe Avast, com a ajuda da ESET e SfyLabs. Alguns dos aplicativos afetados incluem; Lamp for Darkness, Sea FlashLight, XDC Cleaner, Classic Solitaire e Spider Solitaire . Não se preocupem, pois esses aplicativos já foram removidos da Play Store . Mas, se tiverem algum destes instalado no telefone, então recomendamos que os remova imediatamente e entrem em contato com o vosso banco para verificar a existência de atividades suspeitas.

De acordo com o relatório, o malware conseguiu criar uma página de login falsa no aplicativo bancário, para que ele possa capturar detalhes de login. Há chances de que os hackers lancem  mais aplicativos que contenham esse malware.

Como nos podemos proteger contra esse malware ? Bem, certifiquem-se de que usam aplicativos bancários autênticos, ativar a autenticação de dois fatores, se disponível, não façam download de aplicativos de fontes desconhecidas , leiam as permissões antes de aceitar e não aceitem acesso de administrador do dispositivo aplicativos que não sejam da vossa inteira confiança.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link