Android Geek
O maior site de Android em Português

Alcobaça recebe exposição “Do sec XII ao XXI através de um Smartphone”

O centro de exposições da Caixa Crédito Agrícola de Alcobaça acolhe uma exposição única com o Mosteiro de Alcobaça, património da humanidade e o Huawei P20 Pro como tema e que pretende mostrar registos fotográficos em ambientes de pouca luz  , como é o interior deste monumento, recorrendo apenas a um Smartphone, neste caso o Huawei P20 Pro.
Esta exposição vai ao encontro de mostrar que é possível com um smartphone contornar as restrições que hoje em dia encontramos quer no uso de tripés (que são proibidos) e nas pesadas e nada práticas máquinas profissionais.
Algumas das fotos foram captadas com 6 segundos de exposição sem uso de tripé.

O desenvolvimento e a popularização dos telemóveis, que muito rapidamente passaram a integrar funções de máquinas de fotografar, tornaram a fotografia acessível às grandes massas. Telemóveis e câmaras ficaram intimamente ligados como resultado da larga adoção de apps móveis e das exigências dos consumidores para as possibilidades de captar e partilhar imagens diretamente a partir dos seus telemóveis.

Nesta exposição todas as fotografias foram tiradas com um Huawei P20 Pro. O autor, cujo trabalho estará exposto, não dispensa captar algum momento com o telemóvel, especialmente quando o quer partilhar de imediato. O telemóvel, como companheiro de viagem sempre à mão, é a porta de entrada sempre aberta para uma fotografia consciente. As fotos são expostas em quadros 40×50 para mostrar as reais capacidades do equipamento mesmo em grandes formatos.

A abertura será no próximo dia 9 de Junho pelas 15h. A exposição estará aberta de semana das 9h às 15:30.
No dia 16 será o momento alto com 3 palestras de 3 fotógrafos de 3 países diferentes que vão abordar a história, a arte e análise de fotografia, uma excelente oportunidade para aprender mais sobre fotografia e elevar o conhecimento da mesma.

Alcobaça recebe exposição "Do sec XII ao XXI através de um Smartphone" 1

Abertura dia 09 de junho pelas 15h

Semana:

09:00 – 15:30
Sábado dia 9 das 15h ás 17h30
Sábado dia 16 das 15: ás 20:00

Encerrado aos domingos

Evento e palestras gratuitas

 

Sobre a exposição…

Bruno Januário o fotógrafo por trás das lentes do P20 Pro que captou as fantásticas imagens que poderão ver nesta exposição revela a inspiração para este projecto.

“Esta exposição é o inicio de um projeto que pretende mostrar as possibilidades de criar arte fotográfica através dos nossos telemóveis que estão sempre mais “à mão” e muitas vezes o único recurso que temos quando queremos fotografar monumentos de elevado grau de importância, como os monumentos da UNESCO.

Hoje em dia é cada vez mais restrito o uso de máquinas fotográficas e mesmo onde é permitido, muitas vezes em viagem não se torna prático levar uma máquina pesada na mão, além disso em ambientes de pouca luz como são os monumentos no seu interior, torna-se claro que sem poder usar tripé (é proibido), o melhor é mesmo confiar nos nossos telemóveis.

O telemóvel usado para esta exposição surge de uma parceria entre mim e a Huawei, a 3a maior fabricante mundial de telemóveis e com uma expressão enorme no nosso mercado. A parceria foi o fornecimento do novo equipamento, o Huawei P20 Pro para captação das fotos e onde este telemóvel se destaca pela sua espetacular performance em ambiente de pouca luz. Ora, em algumas das fotos os locais onde foram tiradas não tinham luz, pelo que os 6 segundos de exposição sem ser necessário o uso do tripé foi essencial para se poder captar as imagens que poderão ver.

A escolha do Mosteiro de Alcobaça foi pessoal, porque o  Mosteiro é para mim umas das minhas referências existenciais. Foi desde muito pequeno que ali entro, ainda recordo a minha primeira memória quando entrei e ali funcionava a repartição de finanças, entrei com o meu pai e fiquei por um lado assustado pelo sua magnitude e austeridade, mas ao mesmo tempo colocou em mim uma semente de amor e conexão que são cada vez mais fortes conforme vou envelhecendo.

Hoje olho para o Mosteiro de Alcobaça como o pai que é forte do lado de fora, mas com aquele ar maternal e sereno assim que entro as portas para dentro. É tudo isto que me transcende e me faz voltar vezes sem conta e por incrível que pareça, consegue sempre mostrar algo de novo a cada visita.

Ora, com estas conexões todas, era evidente que tinha de ser uma exposição entre o meu telemóvel de eleição e o “meu” Mosteiro de Alcobaça. Nesta exposição é possível ver duas linhas fotográficas, uma que nos leva a sítios mais “turísticos”, mas que lhe confere ainda assim um ar mais exclusivo, e uma outra que leva a partilhar convosco a minha alma e sentimento que tenho do Mosteiro de Alcobaça, uma coisa que é tão íntima e pessoal, mas que vos quero dar a conhecer.”

Podem saber mais sobre a exposição neste Link.

Este post é da autoria de Bruno Januário e surge no âmbito da cooperação como Media Partner entre o AndroidGeek e a organização do evento. 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link