Acham que o Mbappé ganha muito? Vejam o que Tim Cook leva para casa

Podem pensar que os 770,5 milhões de dólares ganhos por Cook fariam dele o CEO mais bem pago entre os executivos que gerem as empresas Fortune 500, mas não é verdade.

O CEO da Apple Tim Cook levou para casa $770,5 milhões no ano passado; um CEO da Fortune 500 GANHOU mais do que ele.

A super estrela do PSG Kylian Mbappé que recebeu 300 milhões de euros de prémio de assinatura para renovação de contrato pode parecer uma fasquia difícil de bater. Mas o CEO da Apple, Tim Cook, no ano passado faturou muito mais. Podem pensar que os 770,5 milhões de dólares ganhos por Cook fariam dele o CEO mais bem pago entre os executivos que gerem as empresas Fortune 500, mas não é verdade.

Acham que o Mbappé ganha muito? Vejam o que Tim Cook leva para casa 1

Devemos salientar que a maioria das remunerações dos CEO baseia-se numa combinação de salário anual e benefícios, tais como opções de compra de ações e subvenções de ações. Por exemplo, de acordo com a Fortune, Elon Musk é o executivo mais bem remunerado entre os que gerem empresas da Fortune 500. Musk, o homem mais rico do mundo com um património líquido que se acredita ser de $218,1 mil milhões, é o CEO tanto da empresa automóvel Tesla como da empresa aeroespacial SpaceX.

Sob Tim Cook, a avaliação da Apple subiu mais de 2,2 triliões de dólares

Musk levou para casa um notável cheque de $23,5 mil milhões no ano passado, embora grande parte disso tenha vindo do exercício de algumas opções de ações Tesla.

Acham que o Mbappé ganha muito? Vejam o que Tim Cook leva para casa 2

Atrás de Musk como segundo executivo mais bem pago na Fortune 500 no ano passado está Tim Cook. Grande parte dos 770,5 milhões de dólares que Cook acrescentou ao seu cofre vieram de ações da Apple no valor total de 1,7 mil milhões de dólares.

Acham que o Mbappé ganha muito? Vejam o que Tim Cook leva para casa 3

Se Cook faturou $2,2 triliões para os acionistas da Apple, não terá ele direito a um prémio de desempenho?

Em terceiro lugar, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, ganhou “apenas” $561 milhões em 2021. A empresa é considerada um líder mundial em software e hardware de IA. Um porta-voz da empresa disse que Huang ganhou “cerca de 507 milhões de dólares de opções que tinham sido concedidas em 2011 e 2012, refletindo o aumento de aproximadamente 60x no preço das ações da empresa durante a década [passada]”

O salário médio de 280 CEOs da Fortune 500 subiu 30% em 2021

A seguir na lista está Reed Hastings, o CEO do serviço de streaming de vídeo Netflix. Hastings recebeu 453,5 milhões de dólares no ano passado, de acordo com a Fortune. No entanto, um porta-voz da Netflix só admitiria o montante total de pagamento listado na declaração de procuração da empresa apresentada ao governo que incluía, “$650.000 em dinheiro e $39,7 milhões em opções de compra de ações” Isto é muito dinheiro, mas não está perto de $453,5 milhões.

O sétimo CEO mais bem pago entre as principais empresas da Fortune 500 é a Satya Nadella da Microsoft. Pelo sexto ano consecutivo, Nadella foi eleito o CEO “mais subestimado”, embora seja difícil argumentar que alguém é subestimado quando está a receber 309,4 milhões de dólares por ano.

A compensação total média para os 280 CEOs da Fortune 500 que a Fortune analisou foi de 15,9 milhões de dólares no ano passado, um aumento de 30% numa base anual. Gerir uma empresa de tecnologia é de facto um trabalho árduo, mas aqueles que estão a gerir as empresas de tecnologia de topo estão a ser bem compensados pelas horas e suor que dedicam ao trabalho.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!