Acabou-se a papa doce. Google Fotos acaba com o backup gratuito ilimitado

Fransdita Muafidin/Instagram

Acabou-se a papa doce. A empresa anunciou hoje que vai encerrar esse serviço no próximo ano, embora os uploads existentes não sejam afetados.

O Google Fotos foi lançado em 2015 com backup ilimitado com qualidade reduzida, mas que era boa o suficiente para a maioria dos utilizadores. Acabou-se a papa doce. A empresa anunciou hoje que vai encerrar esse serviço no próximo ano, embora os uploads existentes não sejam afetados.

Fransdita Muafidin/Instagram
Fransdita Muafidin/Instagram

A partir de 1º de junho de 2021, novos uploads de fotos e vídeos contarão para os 15 GB de armazenamento gratuito incluídos em cada Conta do Google. Essa mudança visa acompanhar a crescente quantidade de dados acumulados. O Google Fotos tem mais de mil milhões de utilizadores hoje, com 4 triliões de fotos / vídeos e 28 mil milhões adicionados semanalmente.

O Google foi rápido em esclarecer que as fotos e vídeos existentes carregados em “Alta qualidade” - onde imagens maiores que 16 megapixels e clipes acima de 1080p são reduzidos - antes dessa data não contarão para o limite de armazenamento. As fotos continuarão a oferecer essa opção de backup compactado como uma forma de permitir que as pessoas maximizem a capacidade de armazenamento.

Isso significa que fotos e vídeos com backup antes de 1º de junho de 2021 serão consideradas gratuitas e isentos do limite de armazenamento. Podem verificar a qualidade do backup a qualquer momento na aplicação Fotos, acedendo a backup e sincronização em Configurações.

A empresa afirma que “mais de 80 por cento dos utilizadores ainda deve ser capazes de armazenar aproximadamente mais três anos de memórias com os seus 15 GB gratuitos de armazenamento”. Para ajudar o Google está a construir duas ferramentas para gerir o armazenamento.

O Google Fotos tem uma nova “estimativa personalizada” para saberem quanto tempo vai levar até atingirem o armazenamento máximo, tendo em consideração a frequência de backup. No próximo ano, outro utilitário no Fotos vai identificar fotos escuras ou borradas e vídeos grandes que podemos querer excluir para economizar espaço.

Relacionado:  Chipset Google Tensor passa no GeekBench com resultados surpreendentes

Os conteúdos que foram enviados com “qualidade original” não serão afetados por essas alterações.

O Google quer que os utilizadores usem o seu serviço de assinatura One para armazenamento extra e outras vantagens, como uma VPN. Os planos começam em $ 1,99 / mês para 100 GB, $ 2,99 (200 GB), $ 9,99 (2 TB) e mais. Os três níveis de entrada têm opções de pagamento anual: $ 19,99, $ 29,99 e $ 99,99, respectivamente.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!