A Mediatek quer (e vai?) dominar o mercado de Chipsets

Este favoritismo colocou-o temporariamente no topo da lista, enquanto ainda está a ser ofuscado pela quota de mercado da Qualcomm, onde o seu chip de 4nm lançado este ano irá certamente assumir a liderança devido principalmente ao facto de os smartphones ao redor dos $500 serem os mais vendidos no mercado.

Em 2020, podemos esperar que mais fabricantes chineses saiam com produtos que utilizam tecnologia 5G graças à Mediatek, que obteve acesso antecipado quando estava um passo à frente. Este favoritismo colocou-o temporariamente no topo da lista, enquanto ainda está a ser ofuscado pela quota de mercado da Qualcomm, onde o seu chip de 4nm lançado este ano irá certamente assumir a liderança devido principalmente ao facto de os smartphones ao redor dos $500 serem os mais vendidos no mercado.

A Mediatek quer (e vai?) dominar o mercado de Chipsets 1

Há uma mão cheia de empresas em competição; a Snapdragon da Qualcomm, a Dimensity da MediaTek e a Exynos da Samsung. Os chips Huawei Kirin estão agora "fora de circulação" desde que os EUA os proibiram de entrar na América, o que significa que esses três grandes jogadores têm de continuar sozinhos (a Qualcomm enfrentará a sua própria empresa irmã -Media Tect- por domínio).

"A situação do mercado mudou", declarou o CEO da MediaTek, Joe Chen. "A Qualcomm perderá a sua liderança em telefones de gama alta este ano" . Talvez esta seja uma declaração um pouco radical, mas qualquer pessoa que acompanhe o mercado de processadores sabe que isso é possível. Chen disse que mais fabricantes chineses, como Huawei e ZTE, irão utilizar o novo processo de produção da Mediatek, a 4 nanômetros.

Relacionado:  Oppo Reno 6, Reno 6 Pro lançados em Portugal com vários truques na manga, inclusive memória RAM de até 19GB

Snapdragon 898 especificações

Os relatórios mostram que o Snapdragon 898 usaria uma arquitectura 1+3+2+2 quad-cluster. Nele, o Kryo 780 núcleo super grande é baseado no Cortex-X2 e os seus núcleos pequenos são também baseados em novos designs ARM (Cortex A710/A510). Com estas mudanças haverá um desempenho muito melhor com menos consumo de energia!

Snapdragon 898 funcionalidades esperadas

  • Kryo 780 CPU core baseado em ARM Cortex v9 technology
  • Adreno 730 GPU core
  • Spectra 680 ISP image processor
  • Up to 1GHz millimeter-wave downlink and 400MHz Sub-6 D rate
  • Support Qualcomm Aqstic WCD9380/WCD9385 audio codec
  • Qualcomm Security Processing Unit (SPU260)
  • Support Qualcomm FastConnect 6900 subsystem
  • Support four-channel package LPDDR5 RAM
  • Adreno 665 Video Processing Unit (VPU)
  • Adreno 1195 Display Processing Unit (DPU)
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!