Android Geek
O maior site de Android em Português

Mais de 90% dos utilizadores ainda não usa a autenticação de dois fatores no Gmail

Um engenheiro da Google revelou que mais de 90% das contas do Gmail ativas não usam a autenticação de dois fatores (2FA). Dada a baixa aceitação, o pessoal do The Register perguntou ao engenheiro de software da Google, Grzegorz Milka, porque o 2FA não é obrigatório para todas as contas do Gmail. Milka diz que é por causa da sua usabilidade, acrescentando que "quantas pessoas expulsaríamos se as forçássemos a usar a segurança adicional". A estatística foi partilhada durante uma apresentação Usenix’s Enigma 2018, uma conferência de segurança que é realizada todos os anos na Califórnia.

A autenticação de dois fatores é uma ferramenta de segurança que requer a senha de um utilizador, bem como uma forma adicional de autorização. Ele adiciona outra camada de segurança se sua senha for roubada ou se usa a mesma senha para vários sites. A Google oferece o 2FA através de um código que é enviado para o seu telefone, em forma de mensagem de texto, chamada de voz, ou através de uma Chave de segurança inserida na porta USB do seu computador.

O The Register informa que mais de 10% dos utilizadores tentam ativar o 2FA da Google, e encontraram problemas ao inserir um código de acesso enviado via sms. Embora o 2FA ofereça uma proteção significativa e a maioria dos sites ofereça 2FA, ele tem limites, e métodos como autenticação de sms são mais fáceis de roubar do que algo como um token de hardware.

A Google já disse que planeia atualizar a sua ferramenta de autenticação de dois fatores após hacks de alto perfil, mas este novo serviço será destinado a pessoas que necessitam de segurança extra, como políticos e executivos.

Usa o 2FA, ou autenticação de dois fatores (como quiser chamar), na sua conta Google? Já tentou ativar e não conseguiu? Conte-nos tudo.

Fonte theregister
Através de theverge

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais