5 Características para ser um (bom) trader

Afinal, falamos de um mercado rápido e que todos os dias mexe com bilhões!

O mercado de trading está em alta e parece estar a conquistar cada vez mais investidores. Afinal, falamos de um mercado rápido e que todos os dias mexe com bilhões! Porém, ser trader não é para todos e requer alguma preparação! 

A pensar nisso, partilhamos aqui cinco características essenciais para ser um bom trader e triunfar no mercado de trading.

1. Pensamento estratégico

Primeiramente, saiba que no trading, assim como noutras áreas de investimento, estratégia é tudo! É muito importante que saiba o que realmente está a fazer, definindo uma estratégia consistente e, consequentemente, vencedora.

A sua estratégia deve também definir previamente quanto está dispostos a gastar e qual o valor que deve guardar. E, sobretudo, considere quanto pode perder! No trading, as perdas são inevitáveis. Logo, o melhor é ser realista face a isso, transformando as derrotas em passos estratégicos para conquistar mais vitórias.


5 Características para ser um (bom) trader 1

2. Saber gerir riscos

Como referimos anteriormente, perder faz parte! Afinal, o risco é inerente a qualquer negócio, certo?

Precisamente por saber disso, um bom trader tem de ser exímio na gestão de riscos. O que queremos com isto dizer é que um bom profissional deverá ser capaz de analisar, verificar, avaliar e, claro, monitorar possíveis riscos.

Acredite, muitas vezes a ausência de um plano de controlo, pode mesmo acabar por deitar tudo a perder!

3. Informação constante

Para trabalhar como trader não é preciso ser formado em Economia, Finanças ou Gestão de Empresas! Nem sequer é preciso ser um mestre da matemática! Há muitos médicos, advogados e empresários na área que o demonstram.

Contudo, é essencial ser curioso e manter-se informado sobre tudo o que está acontecer, seja no sector, seja no mundo.

Como referimos antes, o trading é um mercado veloz, em constante mudança e que não dorme, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Logo é importante ser alguém que tenha capacidade de o acompanhar e, consequentemente, de se adaptar às suas circunstâncias e constantes mudanças!

Por isso mesmo, um bom trader tem de estudar e informar-se constantemente sobre o sector, seja através de cursos, tutoriais ou artigos de especialistas, por exemplo.

Relacionado:  Futuro da OneUi Samsung é parcialmente revelado em vídeo

4. Espírito crítico

Com tanta informação e estratégias é importante ser-se seletiva e saber escolher de forma crítica o que melhor se adequa ao estilo de trading de cada um.

Deixamos-lhe aqui um exemplo: a escolha da plataforma de trading. Se optar, por exemplo, por usar a eToro (possivelmente a mais popular plataforma de trading em Portugal - pode consultar aqui a eToro review), verá que ela apresenta inúmeras vantagens, podendo inclusive negociar através dela, criptomoedas, matérias-primas e Forex. Contudo, traders mais experientes sentirão falta de informação mais técnica, para tirarem as suas próprias conclusões. 

O que queremos dizer é que mais do que ir pelas opiniões dos outros e fazer o que fazem todos, é essencial ser crítico, analisar e, assim, escolher o que melhor se adapta a si.

5. Nervos de aço

É verdade que se pode ganhar muito - e rapidamente - no mundo do trading! Contudo, com a mesma rapidez que se ganha, também se pode perder!

Por isso, é muito importante o trader ser alguém que saiba controlar os seus impulsos, sendo capaz de fazer investimentos e tomar decisões de cabeça fria. Para vencer, não se deixe levar pela frustração, nem por entusiasmos excessivos!

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!