4 dicas de ouro para proteger o vosso telefone de Virus e Malware

Isto pode ser perigoso porque estes tipos de programas roubam frequentemente informações pessoais, tais como senhas, detalhes bancários e mensagens do seu telefone. É importante saber como eles funcionam para que se possa proteger!

Ultimamente, tem-se tornado cada vez mais difícil manter-nos seguros quando se trata de instalar aplicações. Há muitas razões para que assim seja, mas uma delas é a recorrente tendência de software malicioso ser encontrado nas aplicações para smartphones.

Muitas pessoas têm descarregado aplicações que não são seguras para os seus dispositivos, o que pode resultar em vírus ou malware descarregado para o seu dispositivo sem que os utilizadores sequer o saibam. Isto pode ser perigoso porque estes tipos de programas roubam frequentemente informações pessoais, tais como senhas, detalhes bancários e mensagens do telefone.

4 dicas de ouro para proteger o vosso telefone de Virus e Malware 1

É importante saber como funcionam para que se possam proteger! Aqui estão algumas dicas sobre o que devem e não devem fazer:

1. NÃO FAZER DOWNLOADS DE FONTES NÃO CONFIÁVEIS:

Uma palavra de conselho é nunca descarregar uma aplicação paga de fontes não oficiais porque pode incluir malware e infectar o vosso dispositivo. Quando uma aplicação paga está disponível de forma gratuita numa fonte não oficial há geralmente um preço a pagar. Nem que seja a segurança dos vossos dados.

2. EXAMINAR OS PEDIDOS DE PERMISSÕES:

Outra dica é examinar as permissões solicitadas por uma aplicação antes de descarregar a aplicação e ficar atento a comportamento suspeito. Se uma aplicação de meteorologia pedir acesso aos vossos contactos é estranho , certo? Mantenham-se atentos.

4. LIGAÇÕES EXTERNAS:

A quarta dica é que as ligações externas dentro de uma aplicação podem levá-lo a outros sites que possam estar a abrigar malware que possa danificar o seu dispositivo, por isso , se suspeitarem da aplicação, clique com cuidado enquanto navega nestas ligações.

Os perigos de instalar software de fontes não oficiais prende-se com a possibilidade de vermos os nossos equipamentos infetados como vírus ou malware.

4 dicas de ouro para proteger o vosso telefone de Virus e Malware 2

O que é um vírus?

Um vírus de computador, tal como um vírus da gripe, foi concebido para se espalhar de hospedeiro para hospedeiro e tem a capacidade de se replicar a si próprio. Do mesmo modo, da mesma forma que o víru da gripe não se pode reproduzir sem uma célula hospedeira, os vírus informáticos não se podem reproduzir e propagar sem um hospedeiro, como um ficheiro ou documento.

Em termos mais técnicos, um vírus de computador é um tipo de código ou programa malicioso escrito para alterar a forma como um computador funciona e é concebido para se espalhar de um computador para outro. Um vírus funciona inserindo ou anexando-se a um programa ou documento legítimo, a fim de executar o seu código. No processo, um vírus tem o potencial de causar danos permanentes ao computador ou às suas informações, além de prejudicar o funcionamento e a integridade dos sistemas.

O que é Malware?

O termo malware é muitas vezes utilizado indistintamente com o termo ‘vírus de computador’, mas é importante saber que nem todos os vírus são malware. Alguns vírus podem ser benignos, o que significa que não executam quaisquer comandos e alguns vírus podem mesmo não causar qualquer dano. Em contraste, o malware faz mais do que infectar um sistema, pode forçar um utilizador a fazer algo com que não concordaria sem estar ciente disso, por exemplo partilhar informação privada.

O malware é um software intrusivo que foi concebido para danificar e destruir computadores e sistemas informáticos. O malware é um diminuitivo para “software malicioso”. Exemplos de malware comum incluem vírus, worms, vírus Trojan, spyware, adware, e ransomware.

As dicas que demos devem ajudar a pensar em como proteger o seu telefone de aplicações maliciosas. A melhor aposta é evitar descarregar qualquer aplicação que pareça suspeita ou gratuita de fontes não oficiais, e ter sempre a certeza de quais são as permissões solicitadas antes de instalar uma aplicação no seu aparelho.

Qual das quatro recomendações vos surpreendeu?

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário