Procura uma alternativa à sua aplicação habitual de notas? Noto é uma nova aplicação vai surpreender

Esta aplicação gratuita de notas com um design minimalista é a melhor alternativa ao Google Keep

Há muitas e boas aplicações de notas que podem servir como alternativas ao clássico Google Keep. Mas por mais ampla que seja a variedade de aplicações de notas no Google Play, não podemos deixar passar a oportunidade de dar uma vista de olhos a cada nova proposta dos criadores.

Desta vez testamos o Noto, uma nova aplicação de código aberto e notas totalmente gratuita, que se destaca por ter um design simples e minimalista, e por nos dar a possibilidade de organizar as nossas notas e textos através de bibliotecas, para termos controlo total sobre o conteúdo guardado.

 

Procura uma alternativa à sua aplicação habitual de notas? Noto é uma nova aplicação vai surpreender 1

Noto, um aplicativo minimalista de notas que organiza os seus textos em bibliotecas

Ali Albaali é o criador por detrás do Noto. Este criador independente decidiu criar o seu aplicativo de notas como uma alternativa gratuita às cada vez mais populares Bundled Notes, que não depende do Google e cujo código é completamente gratuito.

Noto nasceu sob estas premissas. A inspiração do pacote é clara em termos de design e formato de organização das notas. Tal como na aplicação acima referida, Noto permite-nos organizar as nossas notas em “bibliotecas”, podendo personalizar cada uma das bibliotecas através de nomes e cores. Além disso, dentro das bibliotecas é possível criar quantas etiquetas quisermos, organizar e filtrar as notas guardadas.

Tal como em aplicações como o Google Keep ou Bundled, as notas são automaticamente guardadas à medida que o texto é escrito, pelo que não há necessidade de guardar manualmente por medo de perder conteúdo ao sair da aplicação.

Procura uma alternativa à sua aplicação habitual de notas? Noto é uma nova aplicação vai surpreender 2

A partir da página principal da aplicação, podemos ver todas as bibliotecas em formato de lista ou grelha, ver notas arquivadas, aceder ao menu ou criar uma nova biblioteca.

Se tocarmos numa das bibliotecas, veremos todas as notas guardadas. A partir da barra no topo, podemos atribuir diferentes etiquetas para filtrar as notas e mostrar apenas aquelas que nos interessam.

Procura uma alternativa à sua aplicação habitual de notas? Noto é uma nova aplicação vai surpreender 3

O ecrã de escrita de notas é bastante simples. Aqui podemos adicionar etiquetas, criar um título e escrever o conteúdo da nota, assim como ver quantas palavras já escrevemos até agora.

Faltam características como o suporte de marcação, a capacidade de criar listas de tarefas com caixas de verificação ou a opção de adicionar imagens ou outros ficheiros multimédia às notas criadas. No entanto, esperamos que tais características sejam adicionadas em futuras atualizações da aplicação.

Uma vez que todo o conteúdo da aplicação é armazenado localmente, não é possível criar uma cópia de segurança das notas e bibliotecas na nuvem, o que pode empurrar alguns utilizadores de volta aoGoogle Keep. É possível, contudo, criar uma cópia de segurança através das definições da aplicação, e importá-la se necessário – por exemplo, ao mudar de telemóvel.

Para além de todas as suas características, existem alguns detalhes interessantes, tais como um modo de leitura para notas, a opção de duplicar notas ou movê-las entre bibliotecas, a possibilidade de fixar notas com pins, widgets para o ecrã inicial ou a inclusão de dois tipos de modo escuro.

A aplicação é completamente gratuita e não inclui anúncios nem pagamentos dentro da aplicação. De momento está apenas traduzida em inglês, turco, árabe, indonésio, russo e tâmil, mas o criador está disposto a acrescentar novas traduções.

Download NOTO Google Play

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!