3 Características do Google Chrome para ativar agora se quiser estar seguro online

POZNAN, POL - SEP 23, 2020: Laptop computer displaying logo of Google Chrome, a cross-platform web browser developed by Google

Como o Google Chrome é de longe o navegador mais popular tanto no desktop como no telemóvel, de acordo com os últimos números do Statcounter, isto também torna o navegador do gigante da pesquisa um alvo fácil para os hackers. Embora o Google Chrome tenha uma série de características de segurança em segundo plano em qualquer momento, existem algumas que tem de permitir manualmente para proteger os seus dados, dispositivos e conta Google.

Ficar a salvo de sites enganadores que possam tentar roubar as suas palavras-passe ou infectar os seus dispositivos com malware pode ser difícil. É por isso que o Google concebeu o seu navegador para estar seguro por defeito.

Como o Google Chrome é de longe o navegador mais popular tanto no desktop como no telemóvel, de acordo com os últimos números do Statcounter, isto também torna o navegador do gigante da pesquisa um alvo fácil para os hackers. Embora o Google Chrome tenha uma série de características de segurança em segundo plano em qualquer momento, existem algumas que tem de permitir manualmente para proteger os seus dados, dispositivos e conta Google.

Abaixo encontrará algumas das nossas ferramentas e funcionalidades de segurança favoritas que estão incorporadas no Google Chrome. No entanto, tenha em mente que pode sempre reiniciar o Chrome no caso de instalar acidentalmente um adware de pirataria do navegador ou apenas querer recomeçar de forma limpa.

Navegação segura do Google

Se alguma vez navegou para um site duvidoso e viu uma página de aviso do Google que diz “Site enganoso à frente”, então já viu como a Navegação Segura do Google o protege de sites perigosos em primeira mão. Esta característica permite aos utilizadores saber que um site pode enganá-los na instalação de malware ou na entrega das suas informações pessoais, mas também informa os proprietários do site que o seu site pode ter sido comprometido por hackers.

3 Características do Google Chrome para ativar agora se quiser estar seguro online 1

A “Navegação Segura” não só o avisa sobre sítios Web perigosos; também lhe permite saber que um ficheiro que está a tentar descarregar pode ser perigoso. Quando isto ocorre, verá um aviso ao lado do seu download que diz que o Chrome o bloqueou porque é perigoso. Contudo, se souber que o ficheiro é de uma fonte confiável, pode clicar em “Manter”, mas se não tiver a certeza, é melhor clicar no botão “Descartar” em vez disso.

Para aqueles que querem ser ainda mais seguros enquanto utilizam o Chrome para navegar na web, pode ligar a Navegação Segura Melhorada nas definições do navegador. Ao contrário da navegação segura normal, esta versão actualizada da funcionalidade permite ao Chrome utilizar a inteligência de ameaças mais recente, partilhando dados em tempo real com o Google. A Navegação Segura Melhorada pode ser particularmente útil para aqueles que estão mais em risco de serem vítimas de ataques de phishing. De facto, de acordo com uma publicação do Google, as pessoas que permitem uma Navegação Segura Melhorada são “capturados com sucesso 20-35% menos phishing”.

Para ver o que está activado, clique em Definições no Google Chrome e procure por “Navegação segura” Depois, clique em Segurança abaixo e verifique se pretende que a Protecção Melhorada na Protecção Padrão seja activada.

Verificação em duas etapas

Uma vez que a sua conta Google detém muita informação sobre si – especialmente se utilizar o Google Password Manager – poderá querer tomar medidas adicionais para a proteger. Felizmente, o gigante da pesquisa oferece 2 passos de verificação para proteger ainda mais a sua conta.

3 Características do Google Chrome para ativar agora se quiser estar seguro online 2

Ao contrário da autenticação de dois factores (2FA), que requer que introduza um pino enviado por texto ou e-mail quando tenta iniciar sessão, a verificação em 2 passos faz com que use o seu telefone para verificar se é você quando inicia sessão na sua conta Google. Desta forma, mesmo que um hacker adquira a sua palavra-passe Google, não será possível iniciar sessão.

Com verificação em 2 passos activada, aparecerá no seu smartphone um alerta de segurança com informações sobre onde e quando ocorreu a tentativa de login cada vez que tentar iniciar sessão na sua conta Google. Se estiver a tentar iniciar sessão, pode tocar em “Sim, sou eu”, mas se outra pessoa tiver a sua palavra-passe e estiver a tentar iniciar sessão, toque em “Não, não permitir” e não poderá aceder à sua conta.

Verificação de segurança

O Google Chrome também inclui uma funcionalidade chamada Safety Check que pode utilizar em qualquer altura para garantir que está a utilizar as funcionalidades de segurança do navegador. Para a utilizar, basta escrever “executar verificação de segurança” na barra de endereços do Chrome e depois clicar em “Executar verificação de segurança do Chrome”.

3 Características do Google Chrome para ativar agora se quiser estar seguro online 3

A partir daqui, a Safety Check examinará as configurações do seu navegador e da conta Google para garantir que tem as últimas actualizações instaladas. Mas também verificará se tem alguma palavra-passe fraca armazenada no Google Password Manager. Se tiver, pode clicar em “Password Manager” para ver quais das suas palavras-passe são fracas. E a partir daqui, poderá substituí-las por uma nova palavra-passe mais forte e mais complexa.

A funcionalidade Verificação de Segurança também lhe mostra se a Navegação Segura está ou não activada ou se está a executar quaisquer extensões maliciosas. Pode até verificar o seu computador para se certificar de que não está a executar qualquer software nocivo.

Como o Google Chrome é a principal forma de acesso da maioria das pessoas à Internet tanto nos seus smartphones como nos computadores, faz sentido utilizar todas as ferramentas e funcionalidades de segurança incorporadas no navegador para estar o mais seguro possível online.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!