Android Geek
O maior site de Android em Português

A melhor tecnologia para um Tele Trabalho produtivo

Na verdade, dar o primeiro passo no mundo do teletrabalho é muito mais simples do que parece, e dispomos hoje de sistemas que nos permitem permanecer em casa e aceder ao servidor da empresa em qualquer altura. Wi-Fi de alto rendimento para teletrabalho Uma das questões que mais preocupa os colaboradores na hora de considerarem o teletrabalho tem que ver com a ligação que permite realizar as atividades laborais sem atrasos ou problemas imprevistos.

Nos últimos anos, sentiu-se em Portugal um aumento considerável do regime de teletrabalho, um sistema de colaboração que apresenta muitas vantagens e tem sido considerado por cada vez mais empresas nacionais.

Na verdade, dar o primeiro passo no mundo do teletrabalho é muito mais simples do que parece, e dispomos hoje de sistemas que nos permitem permanecer em casa e aceder ao servidor da empresa em qualquer altura.

A melhor tecnologia para um Tele Trabalho produtivo 1

Wi-Fi de alto rendimento para teletrabalho

Uma das questões que mais preocupa os colaboradores na hora de considerarem o teletrabalho tem que ver com a ligação que permite realizar as atividades laborais sem atrasos ou problemas imprevistos.

Com este objetivo, a TP-Link dá a conhecer equipamentos que não apenas garantem uma ligação estável como permitem manter o nível de produtividade:

 

 

  • DECO e Wi-Fi Mesh: a tecnologia MESH é muito útil no que respeita a garantia de cobertura de espaços de grande dimensão. Falamos de lugares com até 600 m2, onde é necessário oferecer a melhor experiência de cobertura, velocidade e estabilidade em qualquer local. Os dispositivos que contam com esta tecnologia distribuem o sinal do router principal de forma ininterrupta por todo o espaço, de forma a que o utilizador tenha sempre uma ligação constante, sem reduções de rendimento ou de velocidade.

 

Um exemplo é o Deco P9, que combina Wi-Fi de dupla banda com a rede elétrica para estabelecer uma rede Mesh híbrida mais forte. A tecnologia Powerline utiliza a infraestrutura elétrica de casa para criar ligações mais estáveis entre as unidades Deco, o que reduz o impacto das paredes e outros obstáculos no sinal e garante velocidades de rede ainda mais rápidas e uma cobertura perfeita. Além disso, oferece funcionalidades de controlo parental, segurança antimalware e compatibilidade com dispositivos smartphone.

 

 

  • Adaptadores Powerline: a tecnologia PLC é realmente útil para locais em que a ligação Wi-Fi não chega a todos os locais e onde não é viável utilizar um cabo Ethernet para ligar os extremos da casa. Esta tecnologia permite utilizar a instalação elétrica da nossa casa para levar o acesso à net a todas as assoalhadas. Basta ligar um dispositivo PLC junto do router e outro numa tomada de outra divisão, emparelhar estes equipamentos e utilizar a ligação que é estabelecida através da rede elétrica. Existem modelos com Wi-Fi ou com opção de cabo, com portas Ethernet, tomada adicional, portas Gigabit, velocidade AV2000 e modo de poupança de energia, entre outras opções. Uma excelente opção para utilizadores mais exigentes pode ser o TL-WPA7510P KIT, com standard AV2 e velocidade de até 1000Mbps, porta gigabit para ligações cabladas a computadores ou consolas. Se procura uma opção mais económica, o TL-WPA4220KIT oferece transmissão de dados a alta velocidade até 600Mbps entre terminais PCL, sobre a infraestrutura elétrica de casa. Ambos são Plug and Play e controlados através do smartphone com a app tpPLC. Além disso, é possível ligar quantos dispositivos PLC TP-Link forem necessários em casa.

 

 

 

  • Extensores de cobertura Wi-Fi

 

 

E porque não aumentar a cobertura da rede Wi-Fi para áreas mais complicadas? Basta colocar o extensor de rede entre o router sem fios e os dispositivos Wi-Fi para expandir a cobertura e acabar com as zonas mortas. O indicador inteligente do sinal orienta o utilizador para encontrar a melhor localização. Aproveite ainda o modo de AP e a gestão simplificada com a app Tether.

Podemos encontrar desde modelos básicos e económicos até extensores com dual band, tomada adicional, beamforming, UM-MIMO e até tecnologia OneMesh nos últimos modelos.

 

O extensor RE200 é um dos mais avançados; com dual band, porta Ethernet adicional e Link Backup, é ideal para visualização de vídeo HD, conferências online, download de documentos de grande dimensão e outras tarefas de utilização intensiva da rede.

 

 

  • Switches 

 

Se é preciso ligar vários dispositivos por cabo, os switches são uma excelente opção. Eles tratam da ligação dos equipamentos dentro da mesma rede. Permitem partilhar arquivos para que todos os dispositivos tenham acesso a estes, partilhar impressoras ou partilhar a rede de internet – ideal para consolas, Smart TVs, entre outros.

O switch TL-SG108 com as suas oito portas Gigabit, deteta a velocidade de ligação de cada dispositivo da rede de forma inteligente para se ajustar e garantir um rendimento e compatibilidade ótimos. As oito portas permitem uma transferência instantânea de arquivos de grande dimensão e a utilização intensiva da largura de banda sem qualquer interferência. Além disso, o consumo energético ajusta-se automaticamente e acordo com a ligação, permitindo a expansão da rede e minimizando a pegada de carbono, reduzindo assim o consumo energético.

 

 

  • Routers Mi-Fi 3G ou 4G

 

Um router MiFi é um router com ligação 4G ou 3G, ou seja, com cartão SIM. Pode ser utilizado como router portátil para estabelecer uma ligação à Internet que acompanha o utilizador para todo o lado, desde que conte com um plano de dados. Estes dispositivos fazem o mesmo que consegue fazer quando utiliza o seu smartphone como ponto de acesso à net: criam uma rede Wi-Fi 4G. Utilizando um destes routers pode poupar a bateria do seu telemóvel, e além disso contam com portas USB para carregar equipamentos e dispõem de maior cobertura. Por exemplo, com o modelo M7200, é possível ver vídeo HD sem cortes, fazer downloads rápidos de ficheiros e estabelecer videochamadas totalmente estáveis.

Se for necessário estabelecer redes sem fios mais potentes, o router Archer MR200 é a solução perfeita se estiver em casa ou a trabalhar num local fora da empresa, e quando não dispõe de uma ligação Wi-Fi. Basta ligá-lo à rede, inserir o cartão SIM e desfrutar de uma ligação Wi-Fi rápida. Permite melhorar a produtividade num amplo conjunto de locais, como casas de férias, armazéns ou áreas remotas.  O Archer MR200 é uma opção potente, com velocidades de download de até 150Mbps, cobertura dual band e ligação WAN disponível como modo backup.

 

Nos próximos anos, o teletrabalho vai aumentar em Portugal. Tecnologias como as que aqui apresentamos serão habituais e permitirão trabalhar a partir de casa e vão assegurar uma experiência gratificante para o colaborador. Além disso, vai permitir melhorar a sua produtividade.