Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei assinala os 15 anos em Portugal através de testemunhos de quem faz da presença da marca em Portugal um sucesso

Foco no cliente, dedicação, perseverança e reflexão são, na opinião dos colaboradores, os fatores-chave que explicam o crescimento da Huawei também em Portugal. Atualmente, a Huawei conta com cerca de 120 colaboradores em Portugal, mas nem sempre foi assim.

No ano em que assinala 15 anos de atividade em Portugal e para assinalar a efeméride, a Huawei revela os desafios de passar de 20 para 120 colaboradores, pela voz dos seus próprios profissionais. Foco no cliente, dedicação, perseverança e reflexão são, na opinião dos colaboradores, os fatores-chave que explicam o crescimento da Huawei também em Portugal.

Atualmente, a Huawei conta com cerca de 120 colaboradores em Portugal, mas nem sempre foi assim. Há 15 anos, quando a empresa entrou no mercado nacional, era um player desconhecido da generalidade dos portugueses, com um escritório pequeno de apenas 20 pessoas. São vários os colaboradores que se mantêm na empresa há mais de uma década, mantendo o espírito desafiador dos primeiros tempos.

Huawei assinala os 15 anos em Portugal através de testemunhos de quem faz da presença da marca em Portugal um sucesso 1

Um destes exemplos é João Matos Maria, Key Account Director, que está na empresa desde 2007. “No início, era uma experiência completamente nova, nenhum dos meus amigos conhecia a Huawei, por exemplo. Mas sentia que já fazíamos a diferença”, afirma. João Matos Maria assinala que Portugal pode ser um país pequeno em dimensão, mas é muito inovador, sendo até ser visto na Huawei como “um laboratório da Europa”, apresentando como exemplo o lançamento de telemóveis com a marca Huawei. João Matos Maria revela que a empresa até então “fazia telemóveis com a marca dos operadores. O primeiro telemóvel com marca Huawei na Europa foi lançado em Portugal. O sucesso foi tão grande que fomos apresentar o caso lá fora”. “Atualmente, é com orgulho que vemos que a Huawei é a única empresa no mercado com um portefólio de A a Z na área da engenharia”.

Sara Mendes, Senior Solutions Manager, começou a trabalhar na empresa aos 25 anos e recorda um dos principais marcos do seu percurso aquando da implementação de cabos submarinos nos Açores, um projeto em que esteve diretamente envolvida e que foi “muito gratificante”. Sara Mendes realça também as possibilidades de networking da empresa, já que facilmente está em contacto com outros colaboradores a nível mundial, por exemplo, da área de Investigação e Desenvolvimento, para dar a melhor resposta às necessidades dos clientes nacionais. “Na Huawei, sentimos que fazemos a diferença todos os dias”. Sara Mendes acrescenta ainda: “quando entrei na empresa, vinha de uma realidade com milhares de pessoas. Ao início, foi uma diferença grande porque éramos poucos. Mas, apesar de ser nova, senti que a minha opinião e o meu conhecimento eram valorizados. Passei a ter a oportunidade de participar em reuniões importantes, onde se tomam decisões e onde a minha opinião é ouvida. Isso fascinou-me desde o início”.

Nuno António, Delivery & Services VP, realça também o intercâmbio, referindo que há vários portugueses a trabalhar na Huawei noutros países. Na empresa desde 2006, Nuno António afirma que “a principal diferença é que agora somos muito mais conhecidos do que no início. Quando me juntei à empresa, tínhamos um pequeno escritório, no antigo Edifício da Bolsa, e devíamos ser umas 20 pessoas. Agora temos um escritório cada vez maior, somos mais de uma centena de pessoas e estamos a contratar. Ao longo destes mais de 10 anos, sinto que todos os dias são diferentes. Mas tentamos sempre inovar e evoluir, e sentimos que temos as ferramentas para o alcançar”, destaca.

João Matos Maria acrescenta ainda que “a Huawei guia-se por princípios como a forte inovação tecnológica e um grande foco no cliente. Há uma cultura de ouvir o cliente e de nos adaptarmos às suas necessidades, em vez de irmos lá só vender um produto ou uma solução. A isto, aliamos um enorme espírito de resiliência”.

A Huawei é uma empresa privada fundada em 1987. Conta atualmente com cerca de 194 mil colaboradores a nível mundial, com operações em mais de 170 países e regiões. Em Portugal, começou a sua atividade em 2004. Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs and Communications, afirma: “Quando nos perguntam as razões do sucesso da Huawei, recordo que a empresa investe, a nível global, mais de 10% da faturação em Investigação e Desenvolvimento. Dizer que a inovação faz parte do nosso quotidiano é factual. A isto, somamos uma cultura extraordinariamente focada no cliente. E estas são algumas das razões pelas quais a empresa cresceu mais de cinco vezes desde que chegou ao nosso país”.

O responsável acrescenta ainda que: “Esta é uma história que merece ser contada. Considerámos, por isso, que a melhor forma de assinalar os 15 anos de atividade em Portugal passava por dar voz a quem faz parte da empresa desde os primeiros anos e esteve presente em diferentes fases do seu crescimento. Desde a sua génese, a Huawei sempre procurou contribuir para o desenvolvimento do país e isso contempla também a aposta e o reconhecimento do talento português”.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais