10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece

Cada uma irá melhorar a sua experiência de jogo e ajudá-lo-á a tirar o máximo partido da sua consola. Quer esteja à procura de formas de melhorar a sua jogabilidade ou apenas queira saber mais sobre a sua consola, estas dicas são certamente úteis.

É um jogador da PS5? Se sim, precisa de experimentar estas 10 características ocultas. Cada uma irá melhorar a sua experiência de jogo e ajudá-lo-á a tirar o máximo partido da sua consola. Quer esteja à procura de formas de melhorar a sua jogabilidade ou apenas queira saber mais sobre a sua consola, estas dicas são certamente úteis. Por isso, verifique e comece a desfrutar ao máximo da sua PS5!

A PS5 tem um punhado de características úteis, por vezes escondidas no fundo do seu menu Definições.

A PS5 está fora há alguns anos, e se tiver a sorte de a ter, provavelmente conhece muito bem o seu caminho. Na sua essência, a PS5 é uma consola bastante simples. Pode descarregar e jogar jogos; pode assistir a um punhado de aplicações multimédia de streaming; e pode ligar-se com os seus amigos online.

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 1

O que pode não saber, contudo, é que a PS5 oferece muitas opções interessantes se se aventurar nos menus. Embora nenhuma destas características vá alterar radicalmente a forma como utiliza a sua PS5, elas poderiam tornar a sua experiência um pouco mais conveniente em geral. Continue a ler para saber mais sobre 10 características ocultas da PS5 que podem vir a ser úteis.

Jogue gratuitamente

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 2

Não é segredo que a PS5 oferece uma série de jogos populares gratuitos, tais como Fortnite, Apex Legends e Genshin Impact. No entanto, existem cerca de 100 jogos F2P PS5, alguns dos quais pode nem sequer ter ouvido falar. Para ver a lista completa, vá à PlayStation Store, e abra a categoria “All Free-to-Play Games” (Todos os Jogos Gratuitos). Depois basta rolar para baixo até ver algo que capte o seu interesse. Há atiradores multijogadores, claro, mas também encontrará sims, RPGs, jogos desportivos e muito mais. Uma vez que são livres, tudo o que se arrisca é um pouco do seu tempo, e deverá ser capaz de encontrar algo ao seu gosto.

Não é segredo que a PS5 oferece uma série de jogos populares gratuitos, tais como Fortnite, Apex Legends e Genshin Impact. No entanto, existem cerca de 100 jogos F2P PS5, alguns dos quais pode nem sequer ter ouvido falar. Para ver a lista completa, vá à PlayStation Store, e abra a categoria ‘All Free-to-Play Games’. Depois basta rolar para baixo até ver algo que capte o seu interesse. Há atiradores multijogadores, claro, mas também encontrará sims, RPGs, jogos desportivos e muito mais. Uma vez que são livres, tudo o que se arrisca é um pouco do seu tempo, e deverá ser capaz de encontrar algo que o atraia.

Alterar ou desativar as características do DualSense

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 3

O controlador DualSense é indiscutivelmente uma das características mais divisórias da PS5. Alguns jogadores adoram-na pela sua háptica subtil e inovadora; alguns não suportam os seus mecanismos de gatilho que a provocam e distraem. Qualquer que seja a sua opinião sobre o DualSense, pode personalizar a sua intensidade para se adequar aos seus próprios gostos. No menu Acessibilidade ou Acessórios, pode seleccionar a opção Controladores, e depois personalizar ambas as intensidades de Vibração e Efeito de Gatilho. Se estiver na vedação sobre estas características, pode torná-las mais subtis; se as desprezar absolutamente, pode desligá-las completamente. Não vai alterar o desenho físico do DualSense, mas é um começo.

Acompanhe os preços dos artigos na sua Wishlist

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 4

Os jogos de consola são caros. Não há maneira de o contornar. Os jogos de alto nível estreiam por volta dos 70 dólares, e podem durar anos sem uma queda substancial dos preços. Se quiser poupar dinheiro, a sua melhor aposta é esperar por uma venda. Ainda assim, as vendas na PlayStation Store tendem a ser um pouco dispersas, e é aborrecido ter de se manter a par de um jogo que se quer. Em vez disso, pode simplesmente adicionar o jogo à sua Wishlist, seleccionando o logótipo do pequeno coração mesmo ao lado do preço na PlayStation Store. Desta forma, receberá notificações se o jogo cair no preço, e poderá apanhá-lo então.

Defina os seus padrões de jogo

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 5

De todas as dicas PS5 desta lista, esta poderia teoricamente poupar-lhe o máximo de tempo. Se consultar o submenu Dados Guardados e Definições de Jogo/App, encontrará uma secção chamada Predefinições de Jogo. Aqui, pode escolher quais as opções predefinidas que pretende utilizar cada vez que inicia um novo jogo. Estas incluem definições de dificuldade, modos de desempenho ou de resolução, controlos invertidos para visualização em primeira e terceira pessoas, e se pretende legendas. Nem todos os jogos reconhecerão perfeitamente as suas escolhas, pelo que terá de verificar duas vezes o trabalho da Sony. Mas se souber antecipadamente que tipo de dificuldade, frame rate, e definições de áudio gosta em cada jogo, este irá poupar-lhe algum trabalho atarefado.

Ouvir áudio 3D sem auscultadores.

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 6

Esta característica é um pouco experimental, mas não se tem nada a perder ao experimentá-la

Uma grande vantagem da PS5 sobre a PS4 é a sua inclusão de áudio 3D, o que teoricamente torna os jogos mais imersos enquanto se usa auscultadores. No entanto, a PS5 também oferece uma configuração de áudio 3D para colunas de TV, que pode activar no menu Som em Saída de Áudio. Basta girar a alavanca basculante, e a PS5 vai incitá-lo a calibrar o sistema. Esteja avisado que isto envolve alguns sons bastante altos e irritantes, por isso prepare os seus ouvidos de antemão. Se o áudio 3D não estiver ao seu gosto, basta virar o botão basculante para trás para o desligar.

Parar de desperdiçar tempo em capturas de troféus

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 7

Por alguma razão, a PS5 insiste em tirar imagens de ecrã e pequenos videoclips cada vez que se recebe um Troféu, por mais trivial que seja. Se não for controlado, isto pode consumir dezenas de gigabytes de espaço de armazenamento. Sinceramente, a não ser que se corra algum tipo de canal de streaming, não há nenhuma razão real para guardar videoclipes de cada um dos Troféus que já desbloqueou. Para corrigir isto, recomendamos desactivar a captura de vídeo de Troféus nas definições do seu sistema. Para desactivar esta prática, navegue para o menu Troféus em Capturas e Transmissões. A partir daqui, pode personalizar se pretende capturas de ecrã ou vídeos para Troféus, bem como personalizar opções para grau de Troféu e duração do vídeo.

Personalizar o centro de controlo

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 8

A interface PS5 é geralmente um pouco mais desorganizada do que a interface PS4, o que causou alguma consternação nos ventiladores. No entanto, é possível agilizar as coisas por si próprio com algumas pressões de botão. No ecrã inicial, prima o botão PS no controlador DualSense, depois prima o botão Opções. Isto permitir-lhe-á seleccionar quais as características que deseja na fita do centro de controlo na parte inferior do ecrã, e quais não deseja. Por exemplo: Provavelmente vai querer opções de alimentação frontal e central, e vai querer opções de áudio se alternar frequentemente entre auscultadores e altifalantes. Mas pode prescindir de festas se não usar o multiplayer, e assim por diante.

Ligue um rato e um teclado.

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 9

A PS5 suporta auscultadores Bluetooth e outros periféricos Bluetooth. A maioria dos ratos e teclados Bluetooth são compatíveis com a PS5, o que pode ser extremamente benéfico se quiser usar o navegador da Web, digitar mensagens elaboradas para amigos ou procurar títulos obscuros em aplicações de streaming. Pode utilizar um rato e um teclado para certos jogos, embora seja apenas uma mão cheia de jogos PS4 que nem sempre funcionam como pretendido. Mesmo assim, se tiver um teclado e um rato Bluetooth apenas deitados, consulte o menu Acessórios e veja se consegue ligá-los. Existem submenus separados para Teclado e Rato.

Descarregar jogos a partir de um PC ou telefone.

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 10

Pode comprar jogos PS5 a partir de quase qualquer lugar, pelo que é lógico que também os pode descarregar a partir de quase qualquer lugar. Se comprar um jogo PS5 através da PlayStation App para um browser Web, também pode optar por descarregá-lo directamente para a sua PS5. Na aplicação, seleccione o jogo que comprou, depois escolha Descarregar para Consola. Na Web, abra o seu perfil, seleccione Biblioteca de Jogos e encontre o jogo que deseja. Clique em Descarregar para a PS5. Se a sua PS5 estiver no modo de descanso, deve começar a descarregar o jogo imediatamente; se estiver totalmente desligada, descarregará o jogo assim que o ligar.

Veja o seu histórico de transacções.

10 funcionalidades PS5 que a maioria desconhece 11

Este é um pouco obscuro, mas pode verificar cada compra que já fez na PlayStation Store, assim como quanto dinheiro gastou. Não é o tipo de coisa que precisariam de fazer todos os dias, mas é uma boa maneira de verificar se compraram DLC para um determinado jogo, ou títulos que comprou para sistemas mais antigos, tais como a velhinha PS Vita. Para o fazer, seleccione o ícone das elipses no canto superior direito da PlayStation Store, depois escolha o Histórico de Transacções. A partir daqui, pode definir uma gama de datas e investigar à sua vontade.

Embora estas características possam não parecer muito revolucionárias, elas podem realmente somar-se a uma experiência mais conveniente ao longo do tempo. Não deixe de verificar todas as grandes opções disponíveis nos menus da PS5 e ver quais funcionarão melhor para si. E se houver mais alguma coisa que queira saber sobre a PS5 ou outras novidades tecnológicas, não se esqueça de se dirigir ao AndroidGeek! Temos todas as informações mais recentes sobre os gadgets e jogos mais quentes.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!