Análise Huawei P8 – Fica a saber tudo sobre o telefone do momento!

A Huawei está no caminho certo para ser reconhecida como um dos maiores fabricantes mundiais de Smartphones tanto em volume como qualidade, este facto fica bem patente ao olhar com atenção para o seu novo topo de gama o Huawei P8.

p80 Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

Enquadramento cronológico

Esta caminhada começou propriamente à cerca de dois anos quando lançaram o seu Ascend P6, um telefone super fino (6,18 milímetros) que apontava directamente a roubar quota de mercado á Apple, além das funcionalidades e design a Huawei apostava nos seus preços mais em conta para convencer os consumidores a optarem pelos seus equipamentos,
No ano passado, a Huawei apresentou o seu Ascend P7 e o seu Ascend Mate 7, este segundo foi um passo determinante na entrada da marca no mercado de dispositivos premium, obtiveram um número de equipamentos vendidos superior a 4 milhões de unidades e arrecadaram o prémio de melhor Smartphone de 2014 á custa do impressionante Mate 7.

Na passada quarta feira em Londres, a empresa revelou o seu mais recente flagship o P8. A palavra Ascend foi retirada do nome, esta alteração pode ser interpretada como a empresa assumir que já se encontra no topo.

Análise Huawei P8 “See the new wonder of light”

 11106387 10206212075960898 1567854104 n Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

Overview

Este equipamento é sem sombra de dúvida um salto em frente em design e qualidade de construção. Apresenta uma moldura de  peça única totalmente em metal, um ecrã que cobre quase a totalidade da parte frontal do dispositivo, sendo quase inexistentes as margens laterais. Para falarmos de body ratio, a Huawei orgulhosamente salientou que 78,3% por cento da frente do telefone é ecrã, números bastante superiores ao dos rivais iPhone 6 e Samsung Galaxy S6. O ecrã tem uma aparência atraente e cheio de cores ricas e realista em detalhes.

Assim como no iPhone e nos recentes telefones Samsung Galaxy, a antena está embutida no chassis. A qualidade de construção apresenta melhorias significativas em comparação com os modelos anteriores.

A Huawei irá comercializar o P8 em quatro cores: Mystic Champagne, Titanium Grey, Carbon Black e Gold Prestige, com os dois últimos apresentando maior capacidade de armazenamento de 64GB em contraste com a capacidade de 16GB padrão. Todos os modelos possuem também um slot para cartão microSD.

P810 Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

A Huawei parecia ansiosa em explicar exactamente em que características e funcionalidades este equipamento se distingue dos seus rivais, sem nunca negligenciar o cuidado e investimento que foi atribuído ao design.

Temos por exemplo a função Voice Wake que permite configurar uma frase padrão que ao ser proferida “acorda” o equipamento e nos permite localizá-lo (partindo do principio que está a uma distancia que permita que os microfones captem a nossa voz).

A câmera traseira de 13-megapixeis é muito boa, conseguindo clareza com pouca luz, bem como forte contraste em situações brilhantes. Existem outros truques, como um modo de Light Painting que essencialmente permite gravar um vídeo que combina efeitos de luz numa imagem estática, embora os exemplos dados incluam fogos de artifício deslumbrantes, penso que não seja uma funcionalidade que usemos com muita regularidade, e com certeza não é argumento suficiente para adquirir um P8.

Como em todos os equipamentos da gigante chinesa o Android vem com uma “cobertura” da marca denominada EMUI que acrescenta funcionalidades e permite uma gestão mais eficaz dos recursos que cada aplicação usa e como usa.

A Huawei é uma empresa que já há algum tempo se sentia que estava à beira do grande momento. O volume de vendas é massivo em todo o mundo e talvez com o P8 a combinação de um look atraente, preço ajustado e recursos extras venham dar à Huawei a consagração que sem dúvida merece.

P82 Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

 

Design e Hardware

O metal está na moda, todos os que já tiveram oportunidade de utilizar um smartphone que seja maioritariamente em metal, dificilmente voltarão a equipamentos de plástico. O Huawei P8 é construído a partir de uma peça única de metal que lhe atribui solidez e beleza difíceis de encontrar nos seus rivais.

O ecrã de 5,2 é significativamente mais pequeno que o seu antecessor o Mate 7, o equipamento é muito agradável ao toque pela sua construção em metal e o design é elegante e moderno, tudo isto em  144.9 x 72.1 e apenas 6.4mm de espessura, e super leve com apenas 144g de peso.O Huawei P8 É mais fino que o iPhone 6 e Samsung Galaxy S6 .

Relacionado:
Honor 8 começa a receber o Android Nougat "BETA"

Ao pegar o P8 a sensação é muito agradável, é facilmente utilizável com apenas uma das mãos e, na verdade ele é de aspecto e de toque um smartphone premium. As margens ligeiramente curvas do aparelho proporcionam um pouco de aderência na palma da mão , embora a sua espessura super slim e a traseira completamente plana significam que não é o aparelho mais confortável de segurar .

A Huawei fez questão de salientar o quão sólida é a estrutura unibody de metal que se encontra no P8 , e embora não haja sinais óbvios de preocupação em termos da possibilidade de o equipamento dobrar. Será sem dúvida interessante ver o P8 ser submetido aos mesmos testes que os flagships da concorrência.

No interior deste bonito e poderoso smartphone de metal encontramos um processador Kirin 930 octa-core de 64 bits com Cortex-Ad53E e frequência de 2 GHz, o Huawei P8 apresenta uma performance equivalente à dos smartphones mais potentes do mercado. O dispositivo também inclui 3GB de memória RAM, o que garante a sua fluidez.

P87 Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

O botão de power é de metal e está situado a meio da lateral direita do P8 , tem uma pequena saliência pelo que se torna fácil de encontrar ao passar o dedo na lateral.

O botão de volume situa-se directamente acima do botão de power, e imediatamente a baixo temos duas entradas uma para o cartão 4G nanosim e uma para um cartão microSD ( até 128 GB de tamanho ), e que também funciona (nos modelos gold) como uma segunda porta nanosim . Existem duas variantes single SIM e Dual SIM dO Huawei P8.

O Huawei P8 estará dísponivel em quatro cores ; Mystic Champagne, Carbon Black, Titanium Grey e Gold Prestige, os modelos Mystic Champagne e  Titanium Grey apenas têm 16GB de memória interna e com capacidade single SIM , enquanto o Carbon Black e Gold Prestige apresentam  64GB de memória interna assim como capacidade Dual SIM .

  • Dimensões: 144.9 x 72.1 x 6.4 mm
  • Peso: 144 g

 

Ecrã

Com 5,2 polegadas, o ecrã do Huawei P8 está na média atual dos smartphones premium. O P8 tem um display IPS LCD com 1.920 x 1.080 pixels de resolução e 424 ppp de densidade (um pouco menos do que os 445 pixels por polegada do seu antecessor). O ecrã é bem nítido, com cores vividas e óptima visibilidade em ângulos inclinados.

p8screen Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

O display full HD pode não estar ao nível de alguns dos rivais em termos de resolução , mas apresenta qualidades de topo e uma nitidez assinalável.
É brilhante, colorido e sensível ao toque, tornando a visualização de conteúdos clara e fácil.

O espaço extra nas laterais do ecrã é praticamente inexistente , no entanto em baixo existe cerca de 1cm de espaço “livre” no qual não existe nenhum botão, nem sequer logotipo da marca.

Sistema Operativo

Sistema Operativo: Android 5.0

A EMUI 3.1 e o Android 5.0

O P8, por ser um telefone recente, tem já presente a versão 5 do Android. Mas a verdade é que ao se utilizar o equipamento não se nota qualquer diferença, o que não é negativo neste caso.

A razão de não se notar o novo Android está na interface EMUI 3.1, que já é familiar aos proprietários do Ascend Mate 7. Trata-se de uma interface limpa e intuitiva que integrou muito bem os elementos do Material Design (botões de navegação, cores vibrantes e atalhos inteligentes).

settings1 Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

A Huawei é especialista em lançar os seus equipamentos livres de aplicações supérfluas (bloatware), e esta filosofia manteve-se com o P8, completamente desprovido de apps supérfluas. Outras funções úteis da EMUI 3.1 incluem um gestor de notificações, controlo por gestos e uma barra de navegação personalizável (todas estas funções também estão presentes no Ascend Mate 7).

A prova do excelente equilibrio entre hardware e software são resultados de benchmark que catapultam o Huawei P8 directamente para o topo do ranking da conhecida aplicação Antutu Benchmark.

P8 ANTUTU Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

 

Câmara/Imagem

huawei1 Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

A parte traseira do P8 traz a câmara principal de 13 megapixels com flash de LED duplo. O sensor da câmara está circundado por uma faixa de plástico brilhante.

Relacionado:
Não será com o iPhone 7 que o iOS se superioriza ao Android

Com base na percepção de beleza da série P da Huawei, o Huawei P8 introduz uma nova filosofia de design da câmara – uma câmara optimizada para fotografias com pouca luz e alto contraste. O P8 utiliza uma combinação de hardware, software e algorítmos proprietários para ajudar os utilizadores a captar fotografias bonitas, mesmo nas piores condições de iluminação.

 

Tecnologia líder de Mercado para Estabilização Ótica de Imagem:

Com uma OIS de até 1,2°, o telefone pode tirar fotos de alta qualidade e gravar vídeos, bem como gerir a trepidação da câmara para que as imagens sejam sempre consistentemente nítidas.

Primeiro sensor do mundo RGBW de quatro cores:

Melhora a luminosidade em 32% em situações de iluminação de alto contraste, reduzindo-a em 78% em ambientes de pouca luz.

Processador de Imagem Independente de nível-DSLR:

Permite a redução do ruído ao fotografar, deteção inteligente num ambiente de iluminação de alto contraste, permitindo aos utilizadores captar perfeitamente numa imagem alto contraste e baixo nível de detalhes de luz.

A tecnologia avançada e o software da Huawei proporcionam quatro modos de qualidade profissional para fotografar em ambientes com pouca luz, um modo de diretor e modos divertidos para fotografias criativas, incluindo selfies. Todos os utilizadores – desde pintores e arquitetos a pessoas da indústria da moda, têm agora acesso a um estúdio móvel para foto e vídeo que fornece várias funcionalidades inovadoras para captar inspirações artísticas na vida do dia-a-dia.

Por exemplo, o modo de Light Painting, um dos quatro modos de qualidade profissional para fotografar em ambientes com pouca luz, permite ao obturador manual da câmara do Huawei P8 captar amplas faixas de luz. O modo Light Painting pode captar uma roda gigante à noite, mostrando as correntes circulares de luz numa foto artística. Os utilizadores podem fazer “light paint” das suas próprias imagens, utilizando uma pequena luz de tochas no escuro. Outra das novas tecnologias introduzidas é o modo de verificação e pré-visualização. Ao fornecer aos utilizadores uma pré-visualização de como irá ficar a fotografia, o Huawei P8 permite captar fotos criativas com fontes de luz no escuro.

Von Wong Light Painting with P8 Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

O modo de diretor do Huawei P8 é a primeira função de gravação de vídeo de nível profissional da indústria, num smartphone. Permite que o utilizador do smartphone possa dirigir e controlar até três outros smartphones de sistema operativo Android, ao gravar um vídeo a partir de quatro ângulos ao mesmo tempo e também sincronizar clips de edição de vídeo.

directormode p8 Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

O Huawei P8 introduz também um novo e poderoso modo selfie, que permite ajustes de melhoramento de imagem pré-definidos para captar e personalizar a beleza única de todos, permitindo que ainda mais pessoas possam entrar na diversão.

 

Conectividade

Segundo a Huawei, uma das grandes vantagens de um cpu Kirin é o facto de que o processador é projectado tendo em mente a conectividade. Dessa forma, uma das funções especiais do Huawei P8 permite que sejam calculadas as velocidades de redes de Wi-Fi e dados próximas, e escolher qual delas é a melhor opção. Além disso, a Huawei confirmou que o Kirin 930 foi “projetado para a rede 5G”.

Durante o processo de pesquisa e avaliação das necessidades dos utilizadores de smartphones, a Huawei trabalhou em torno da queda de chamadas e degradação do sinal. Com base no ADN da Huawei, fornecedor mundial de tecnologias de informação e comunicação inovadoras, o Huawei P8 redefiniu o benchmark do mercado para uma conectividade de rede incomparável.

Com a tecnologia proprietária da Huawei, Signal+, o compacto e poderoso design da antena dupla, mais a rápida tecnologia de permuta permitem que o smartphone possa reconhecer de forma inteligente o melhor modo de utilização. Quando uma extremidade da antena é tapada e o sinal se torna mais fraco, o Huawei P8 muda instantaneamente para a outra extremidade da antena mais rápido do que os smartphones tradicionais, assegurando que o sinal se mantém forte. Esta característica reduz significativamente a taxa de perda de chamadas, que é um problema comum dos utilizadores com smartphones de caixas de metal. Além disso, o Signal+ aumenta a taxa de ligação das chamadas, mesmo quando os utilizadores estão a viajar num comboio de alta velocidade, de até 300 km/h.

Relacionado:
Huawei poderá criar centro tecnológico em Portugal

huawei signal w 600 Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

O Huawei P8 aumenta a velocidade de ligação a uma rede de roaming. Com base em dados de testes de roaming internacional em mais de 20 países e regiões da Europa, América do Norte, América Latina, Austrália e Ásia, com desempenho otimizado da rede de roaming para 4G, o Huawei P8 sincroniza com serviços de rede de roaming em média cerca de três vezes mais rapidamente que a média.

 

Funcionalidades Extra

Conforme já falámos o EMUI é rico em adicionar funcionalidades extra ao sistema operativo base, e com o Huawei P8 há duas novidades que vamos analisar em mais detalhe.

Funcionalidades Extra – Knock

Derivado das minhas experiências profissionais fui utilizador de um Samsung Note 4 durante duas semanas e uma das funcionalidades de que mais falta senti quando voltei ao meu telefone actual, foi a facilidade com que selecionavamos conteúdo com o auxilio da SPEN, apesar de esse acessório extra parecer por vezes algo saído dos primórdios da tecnologia móvel, a verdade é que se revelava útil quando queriamos guardar apenas parte do ecrã.

E se vos dissesse que com o Huawei P8 podemos fazer o mesmo com os dedos? É verdade, e para ser mais especifico, não é com qualquer parte dos dedos, é com os nós dos dedos.

O Huawei P8 reconhece o toque e diferencia as operações realizadas com as pontas dos dedos das realizadas com os nós dos dedos, desta forma é possível seleccionar parte do ecrã apenas desenhando um circulo ao redor da mesma. Além desta muito útil funcionalidade é ainda possível efectuar um print global do ecrã apenas dando dois toques com o nó de um dedo.

P83 Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

Se o objectivo das inovações é efectivamente facilitar a vida aos utilizadores, esta função vai com toda a certeza ao encontro deste objectivo. Da minha parte nota máxima a esta funcionalidade.

Funcionalidades Extra – Voice Wake

Outra novidade interessante é a possibilidade de definir uma frase padrão para “acordar” o dispositivo e na verdade perguntar-lhe onde está. Se o equipamento estiver próximo o suficiente para captar a vossa voz irá de imediato tocar a melodia pré-definida e piscar o flash para que facilmente o possamos encontrar.

 

Esta última funcionalidade é uma adição interessante, não lhe damos no entanto o mesmo valor que o Knock, esse sim muitíssimo útil.

Bateria

O Huawei P8 apresenta uma bateria de 2680 mAh, seguindo a tendência ds flagships mais recentes em que todos apresentam baterias inferiores a 3000mAh, mas prestam especial atenção á gestão de energia por parte do dispositivo. As optimizações no software prometem uma boa autonomia. Com cerca de uma semana de utilização podemos afirmar que a bateria dura facilmente um dia e meio de uso intenso.

p8 apps powerwall Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

 

Conclusão

A verdade é que o historial que temos com equipamentos desta marca nos deixou com grandes expectativas sobre o novo P8, e felizmente a avaliação preliminar que fazemos é sem dúvida muito positiva. O Huawei P8 é um smartphone premium a um preço mais acessível do que os dispositivos equivalentes. Apresenta interessantes funções de conectividade, uma entrada híbrida para um segundo SIM/microSD e um chassis de aço para se diferenciar dos rivais, o P8 tem tudo para se tornar um sucesso de vendas internacional.

P8 SPECS Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

 

PREÇO

O slide que apresentamos abaixo é a tabela de preços recomendados para a Europa, no entanto temos informações de fonte segura que em Portugal o preço de revenda será de 529€ e estará dísponivel no decorrer do mês de maio 2015.

p8 price Análise Huawei P8   Fica a saber tudo sobre o telefone do momento! image

Este equipamento apresenta algumas características que merecem ainda um olhar mais aprofundado, optámos por não alongar mais esta primeira review e publicar no futuro artigos específicos acerca das funcionalidades que acharmos que merecem destaque.

Como bónus por terem lido este extenso artigo deixamos-vos aqui o pack de wallpapers que vem com o Huawei P8, com os cumprimentos androidgeek.pt

O que acharam do Huawei P8?