YouTube sugere que poderia substituir os Podcasts do Google

A popular plataforma de partilha de vídeo está agora a experimentar permitir que alguns criadores possam carregar episódios de podcasts directamente na sua plataforma. Este é um incrível salto em termos de acessibilidade de conteúdo, pois poderia potencialmente substituir os podcasts do Google como o destino de entrada de conteúdos áudio e podcasts.

Está à procura de uma nova e excitante forma de ouvir podcasts? Então não procure mais do que o YouTube! A popular plataforma de partilha de vídeo está agora a experimentar permitir que alguns criadores possam carregar episódios de podcasts directamente na sua plataforma. Este é um incrível salto em termos de acessibilidade de conteúdo, pois poderia potencialmente substituir os podcasts do Google como o destino de entrada de conteúdos áudio e podcasts.

A experiência envolve o YouTube Studio, que dá a alguns criadores seleccionados ferramentas especiais para tornar o carregamento de podcasts mais fácil do que nunca. Com as novas ferramentas, os utilizadores podem gravar e editar áudio no ambiente de trabalho enquanto ainda têm todas as características familiares a que estão habituados a partir do YouTube Music e dos Podcasts do Google. Isto torna a partilha de podcasts mais simples, mais rápida e mais conveniente – permitindo aos ouvintes manterem-se actualizados com os seus programas favoritos sem se preocuparem em ter uma fonte de áudio desactualizada ou pouco fiável.

YouTube sugere que poderia substituir os Podcasts do Google 1

Adicionar podcasts via YouTube Studio também permite aos criadores adicionar uma dimensão totalmente nova de interactividade – coisas como anotações, comentários, gostos e muito mais poderão ser adicionadas aos seus ficheiros áudio, dando ao público mais formas de se conectar com o conteúdo que estão a consumir. Além disso, estas ferramentas permitem a marcação automática de palavras-chave, o que ajuda a aumentar a capacidade de descoberta de episódios de podcast, tornando-os pesquisáveis dentro da própria plataforma.

Tudo somado, esta experiência poderia trazer enormes mudanças não só em termos de como consumimos o conteúdo áudio, mas também de como o criamos. Dar aos utilizadores do YouTube acesso a ferramentas de podcasting fáceis de utilizar poderia aumentar exponencialmente o alcance que os podcasters têm quando se trata de encontrar potenciais ouvintes. E com mais pessoas a descobrir estes programas através do YouTube em vez de outros sites como o Google Podcasts ou Apple Music, os podcasters podem encontrar-se com uma audiência maior do que nunca!

YouTube Studio está a dar a alguns criadores algumas novas ferramentas interessantes para podcasting

Em Agosto passado, muitos de nós ficámos perplexos quando o Google criou uma nova página de Podcasts do YouTube que reproduzia os já existentes Podcasts do Google. Agora, porém, tudo faz sentido e podemos ver o seu plano a aproximar-se. Não só retiraram os Google Podcasts de aparecer nos resultados de pesquisa, como alguns criadores de conteúdos criativos foram recentemente convidados a enviar podcasts para o YouTube, que em breve poderão ser integrados com a sua plataforma musical.

A nova página de suporte do YouTube descreve uma experiência que dá a um grupo seleccionado de criadores a capacidade de criar podcasts no YouTube Studio (apenas no desktop), e carregá-los com apenas uma imagem estática em vez de vídeo. Subsequentemente, podem distribuir o seu conteúdo através da aplicação principal do YouTube. Podnews diz ainda que os podcasters podem também ver todos os seus carregamentos de podcasts e converter uma lista de reprodução existente num podcast. Como com qualquer outro carregamento de vídeo, o Studio também dá ao carregador acesso aos dados de desempenho, audiência, e receitas para cada podcast.

Como parte deste julgamento, o conteúdo carregado aparece na página inicial especializada de Podcasts do YouTube nos EUA. Além disso, a terceira versão do logotipo do podcast do Google é também visível – mostrando uma tonalidade azul em oposição à vermelha. Curiosamente, todos estes podcasts carregados podem ser ouvidos fora da América como acontece com o conteúdo do YouTube! Isto poderia possivelmente indicar que o YouTube está a criar preparadamente uma biblioteca para quando tornar tudo oficial com o seu novo esforço em podcasts.

À luz da confirmação da remoção dos podcasts do Google dos resultados de pesquisa, o interesse do YouTube em podcasting não é surpreendente. Por ser uma subsidiária do Google, a plataforma de partilha de vídeo poderia eventualmente intervir para ser o sucessor final dos Podcasts Google.

Como o Chrome Unboxed salienta, a página inicial de Podcasts que aparece no separador Descobrir da aplicação YouTube e o YouTube Music fazendo da reprodução de fundo uma característica gratuita poderia ser a preparação para alojar podcasts de uma forma definitiva. Acreditamos que o YouTube Music poderia preencher essa posição porque já é especializado em conteúdos áudio, alguns dos quais se sobrepõem à principal biblioteca do YouTube.

O YouTube não fez declarações oficiais sobre o recente interesse em conteúdos de áudio de longa duração. Temos a sensação de que vamos ouvir mais sobre isto nos próximos dias.

Conclusão

A nova experiência YouTube é um desenvolvimento emocionante tanto para podcasters como para criadores de conteúdos, pois poderá eventualmente permitir-lhes consolidar os seus media numa única plataforma. Isto também pode significar que os podcasts do Google podem já não ser necessários, com o YouTube Music a ocupar potencialmente o lugar central no podcasting. Resta saber como se irá processar exactamente a integração de podcasts no YouTube Music, mas poderia abrir caminho para uma transmissão multimédia mais acessível numa plataforma – que só pode beneficiar tanto os criadores de conteúdos como os espectadores.

No AndroidGeek, temos acompanhado cada movimento que o Google tem feito no espaço tecnológico e estamos entusiasmados para ver o que esta experiência traz. Estamos atentos a quaisquer actualizações relacionadas com estas notícias, por isso certifique-se de nos consultar primeiro quando se trata de todas as coisas relacionadas com a tecnologia: notícias, críticas e fugas de informação. AndroidGeek é a sua fonte de informação fiável sobre os mais recentes produtos em tecnologia, por isso venha aqui quando quiser informação actualizada sobre os mais recentes gadgets e serviços.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!