Android Geek
O maior site de Android em Português

Xiaomi está por tudo. Câmara rotativa é a nova patente que nem sabemos como classificar

Normalmente, os esforços mais recentes são no sentido de tornar a câmara selfie menos obstrutiva quando não é necessária. Nos últimos anos, a maioria dos fabricantes entrou na corrida por ecrãs maiores e uma solução controversa que foi aplicada por quase todos foi a introdução de entalhes, como os do ecrã Apple iPhone X e Google Pixel 3 XL.

Todos os fabricantes querem conseguir diferenciar os seus produtos da concorrência e ainda que nem todos cheguem ao mercado, já vimos algumas patentes de Designs exclusivos de câmaras para smartphones. Normalmente, os esforços mais recentes são no sentido de tornar a câmara selfie menos obstrutiva quando não é necessária.

Nos últimos anos, a maioria dos fabricantes entrou na corrida por ecrãs maiores e uma solução controversa que foi aplicada por quase todos foi a introdução de entalhes, como os do ecrã Apple iPhone X e Google Pixel 3 XL. De seguida, começaram a aparecer pequenos entalhes em forma de lágrima e ecrãs perfurados, além de câmaras pop-up motorizadas, como a da OnePlus 7 Pro.

Muita parra e pouca uva

Tudo isto foram esforços válidos, mas que nunca pareceram suficientes para agradar a todos. Supostamente ainda este ano veremos câmaras selfie sob os ecrãs. Monstros como o Samsung Galaxy S21 (S30) poderão contar com este novo recurso.

Xiaomi na linha da frente.. mais ou menos

A Xiaomi já tem patenteado um telefone com uma câmara debaixo do ecrã e outra com um módulo de câmara rotativa , então sabemos que a gigante chinesa está a analisar todas as possibilidades, mesmo que ainda não tenhamos visto um smartphone com base nesses designs.

Nova patente Xiaomi

Uma nova patente que a Xiaomi registou no final de junho de 2019 foi lançada hoje e, graças ao MyFixGuide, agora conseguimos ver outra abordagem para as câmaras de smartphones que a Xiaomi provavelmente está a experimentar desde o ano passado.

Na patente, vemos um módulo surpreendente de câmara que parece conter câmaras duplas e um sensor para selfies do outro lado. A ideia é que o módulo, que pode girar 360 graus, se levante verticalmente ao tirar fotos com a câmara principal e retorne à sua posição horizontal quando não for necessário. Como alternativa, quando o módulo estiver na vertical ou empurrado para o lado horizontalmente, a câmara selfie do outro lado do módulo estará pronta para fotografar.

Um módulo externo com três câmaras como essa deve acrescentar um volume razoavelmente grande ao telefone, e confirações de câmaras mecânicas levantam sempre questões em relação à durabilidade. Independentemente disso, essa ideia provavelmente não deve passar disso e a Xiaomi deverá fazer o mesmo que outros fabricantes ainda este ano - e implementará câmaras selfie sob o ecrã.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais