Android Geek
O maior site de Android em Português

Windows 10, aqui está a atualização que elimina o Adobe Flash para sempre. Irreversivelmente

A Microsoft tinha previsto lançar uma atualização opcional no Windows 10 durante o outono e, como prometido, essa atualização chegou. No momento em que escrevo, a atualização para excluir permanentemente e irreversivelmente o Adobe Flash no Windows está disponível única e exclusivamente via Catálogo de Atualização e, portanto, a instalação só é possível no modo manual.

Em setembro do fatídico ano de 2020, a Microsoft lembrou aos utilizadores que em breve removeria o Flash do Microsoft Edge e, na verdade, de todas as versões do Windows, em preparação para o fim do suporte ao software Adobe.

A Microsoft tinha previsto lançar uma atualização opcional no Windows 10 durante o outono e, como prometido, essa atualização chegou.

Windows 10, aqui está a atualização que elimina o Adobe Flash para sempre. Irreversivelmente 1

No momento em que escrevo, a atualização para excluir permanentemente e irreversivelmente o Adobe Flash no Windows está disponível única e exclusivamente via Catálogo de Atualização e, portanto, a instalação só é possível no modo manual. Reconhecível com o código KB4577586, o patch é nomeado "Atualização para remoção do Adobe Flash Player para ..." com abaixo a versão do Windows para a qual o pacote foi designado.

O patch para eliminar permanentemente o Flash do vosso computador

Os pacotes estão disponíveis para todas as versões com suporte do Windows, onde se inclui versões LTSB e versões Windows Server. Deve-se notar que o patch pode ser obtido, como já escrito, apenas através do Catálogo de Atualização para instalação manual, mas a Microsoft já disse que será distribuído por outros canais também. Isso inclui o Windows Update, como uma atualização recomendada, após o Flash Player atingir o fim do suporte a 31 de dezembro de 2020.

Relacionado:  Fazer backup / restaurar contactos, mensagens e aplicações do Android para o PC com Windows

Também devemos salientar que aqueles que instalarem o pacote KB4577586 manualmente no sistema não terão como desinstalá-lo. Em outras palavras, para reinstalar o Adobe Flash Player, o utilizador vai precisar executar uma instalação limpa do sistema operativo ou restaurar a partir de um backup criado anteriormente. A Microsoft também afirmou que removerá todas as APIs, políticas de grupo e interfaces usadas para gerir o Flash no próximo verão.

O BleepingComputer tentou instalar o pacote conjunto e percebeu que o Flash permanece funcional no Edge e em todo o sistema operativo (possivelmente devido a um problema de confiabilidade do patch em alguns sistemas). Ainda não está claro se a Microsoft lançará outro patch manual antes do fim do suporte do Flash Player, ou se esta será a versão que será distribuída a todos os utilizadores através dos canais automatizados do sistema operativo.

Bye bye Flash, nao foi um prazer.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!