Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Wiko Y70 uma boa forma de acabar 2019

Eis a questão, que vamos tentar descobrir com este Wiko Y70, será que a marca Francesa nos consegue surpreender? A Wiko já demonstrou que como empresa jovem que é, já ganhou a confiança dos consumidores através da sua experiência na conceção de equipamentos, e o  Wiko Y70 é um bom exemplo disso.

Tal como o velho ditado diz, quando a esmola é muita o pobre desconfia, por isso será que podemos desconfiar de um telefone inteligente, por menos de €100 ?

Eis a questão, que vamos tentar descobrir com este Wiko Y70, será que a marca Francesa nos consegue surpreender?

A Wiko já demonstrou que como empresa jovem que é, já ganhou a confiança dos consumidores através da sua experiência na conceção de equipamentos, e o  Wiko Y70 é um bom exemplo disso.

Este equipamento encontra-se neste momento a ser comercializado em território português abaixo da casa dos 90 euros, o que faz dele uma boa prenda de Natal atrasada, seja para a vossa avó ou mesmo para aqueles pais, que querem oferecer aos seus filhos o seu primeiro telefone. 

 Aproveito para dizer que discordo! Crianças, com telefones ? Comprem antes uma bola de futebol.

 Mas será que um telefone abaixo dos 90 euros, será um bocado, vá lento e de baixa qualidade?

Wiko Y70

O terminal chega com um razoável processador Unisoc, ecrã de qualidade, excelente design e o mais recente sistema operativo Android Pie (Go Edition), bem como uma bateria generosa.

Num segmento de preço, onde não podemos esperar grandes milagres , a Wiko tem um "ás na manga", que inclusive muitos equipamentos mais caros não possuem: altifalantes frontais estéreo!

 

Especificações 

Análise Wiko Y70 uma boa forma de acabar 2019 1

Peso 167 gramas
Dimensões 160 x 77 x 9 mm
Sistema operativo Android OS v9.0 Go Edition
Processador Quad-core 1.3 GHz, Cortex-A7
Ecrã IPS 5,99" HD+ (1440x720); densidade: 269
RAM 1 GB
Memória interna 16 GB (expansível via cartão MicroSD té 32 GB)
Câmeras 8 MP traseira, e 5 MP frontal
Bateria 3730 mAh

 

O que temos na caixa

Curiosamente apesar do seu preço mais económico, a Francesa não falha no que toca a acessórios. Pois na caixa para além do Y70, vem incluída uma capa de silicone transparente e uns auriculares. Algo que é cada vez mais raro, bem como o carregador de parede e respetivo cabo micro USB.

Design

Por fora, o Wiko Y70 apresenta um design contemporâneo e semelhante à restante gama Y da Wiko como o caso do Y80, que também aqui analisamos.

A construção é inteiramente de plástico, com o painel traseiro destacável e dos mais flexíveis que já testei, com um acabamento em gradiente do azul para o negro.

Se retirarmos a traseira, ficamos com acesso à parte interior, onde podemos ver duas entradas micro SIM para cartões de chamadas, sim é um equipamento Dual SIM. Temos ainda uma entrada para um cartão de memória expansível até 32 Gb .

Como o Y70 não vem com um leitor biométrico, a câmara traseira e o seu flash são os únicos elementos que quebram o minimalismo do painel, estando estes organizados num módulo na esquerda do canto superior.

E sem qualquer referência ao vidro que é usado no ecrã, o que me faz questionar, podemos contar com um vidro curvo 2.5D.  O ecrã de 5.99 polegadas com um formato clássico 18:9 e uma resolução HD, sem falar dos seus 160mm de altura é um telefone grande ou melhor alto.

Análise Wiko Y70 uma boa forma de acabar 2019 9

O que para algumas pessoas pode vir a ser complicado segurar com uma mão, eu que inclusive tenho uma mão com dedos compridos. Tive alguma dificuldade em chegar ao outro lado do ecrã, quando manuseava o Y70 só com uma mão.

Mas graças às suas bordas laterais arredondadas e o vidro 2.5D, a sua utilização é muito confortável. Apesar da sua distribuição de peso considerável, sem falar do peso total com a respetiva capa instalada.

Wiko Y70
É preciso ter uma mão cheia para segurar este telemóvel

Mas talvez o ponto que chame mais atenção neste equipamento, sejam as suas margens inferior e superior, que são grandes, mas por uma razão óbvia.

É que esse espaço é necessário para albergar duas colunas de forma a proporcionar um sistema de som estéreo. Algo que não é muito comum em telemóveis, muito menos nesta gama de preço.  Na borda superior ainda temos uma câmera frontal um flash led, bem como um led para as notificações.

Análise Wiko Y70 uma boa forma de acabar 2019 10

 O que faz do Y70 um ótimo equipamento para consumo de multimédia.

De resto temos uma construção muito simples, onde todos os inputs foram aglomerados no lado direito, estou a referir-me ao botões de volume e para ligar o Y70.

Um pequeno microfone na sua zona inferior para as chamadas, uma entrada áudio jack de 3.5mm e uma porta micro USB, ambas na parte superior do equipamento.

 

Desempenho, Hardware e Software

Com um modesto processador, o Wiko Y70 vem equipado com um processador Quad-Core Cortex A7 MP4, com o chip Unisoc SC7731E, com 1 GB de RAM e 16 Gb de armazenamento interno, que é expansível até 32 GB via cartão microSD.

Análise Wiko Y70 uma boa forma de acabar 2019 17

Obviamente são especificações modestas para a nossa atualidade, a memória é pouca de forma queen só conseguimos manter umas poucas aplicações abertas, bem como o arranque das mesmas leva o seu tempo.

Num teste de Benchmark, o Y70 pontuou apenas 36008 pontos, mas supostamente ainda ficou à frente de alguém, ao menos não é o último da lista.

Análise Wiko Y70 uma boa forma de acabar 2019 18

Android Go e as suas limitações

Claro que toda a experiência de utilização é possível, graças à utilização do Android 9.0 Pie (Go Edition), ao qual recomendo que usem as aplicações desenvolvidas pela Google especificamente para este sistema

Para além de serem mais leves para a memória interna, não consomem tantos recursos do processador ou da gráfica. Mesmo assim, a Wiko coloca a sua interface por cima, o que na minha opinião, apenas torna toda a sua utilização mais vagarosa.

E claro, o facto de vir com uma versão mais simples do Android, à certas aplicações que não estão disponíveis para instalação. O que para muita gente pode ser um ponto negativo.

 

Altifalantes Estéreo

Agora onde o Wiko Y70 realmente se destaca do resto da concorrência, é graças aos seus altifalantes estéreos. Uma clara vantagem, por não abafar o som com os dedos quando seguramos o terminal, nem quando o memso fica sobre uma mesa.

Análise Wiko Y70 uma boa forma de acabar 2019 30

Bem como oferecem também um som global melhor que qualquer opção com apenas uma saída, isso aliado ao ecrã HD com a proporção de 18:9 , faz do Wiko Y70 uma boa aposta para aqueles que gostam de ver as suas séries favoritas.

Em termos de qualidade de som que estes altifalantes oferecem, temos sons graves decentes e altos, sem muita distroção, mas nada equivalente a uma coluna portátil.

Análise Wiko Y70 uma boa forma de acabar 2019 31

Mas podem ter a certeza que o Y70 faz um ótimo trabalho, naqueles jantares de Natal depois do café e vamos para a segunda "sobremesa", e precisamos de um pouco de música para animar a malta.

 

Câmeras

Aqui o departamento fotográfico nunca foi famoso para o lado da Wiko, apesar dos esforços constantes da empresa em melhorar em cada versão nova dos seus equipamentos.

Mesmo tendo isso em conta, uma vez que estou a falar de um telemóvel que tem com intuito de ser um equipamento para um orçamento mais baixo. As câmeras do Y70 até não são más de todas. 

Com uma única câmera traseira de 8 MP, que vem emparelhada com um flash LED com a capacidade de produzir fotografias com uma resolução de 3264 x 2448 pixels e uma resolução de vídeo de 1280 x 720 pixels com 30 frames por segundo.

Já no caso da câmera fotográfica frontal, temos um sensor simples de 5 MP, com um flash led na parte da frente. O que permite sempre tirar aquela selfie, mesmo no ambiente mais escuro.

O Y70 vem com a aplicação da câmera nativa da Wiko, que é simples e direta sem grandes extras, mas sempre com várias opções e filtros.

Desde filtros de beleza, efeito bokeh (apenas disponível para a câmera frontal) de forma a tornar as vossas fotos mais divertidas. Bem como um modo de panorama, manual, disparo contínuo e leitura de QR codes.

Galeria da fotos

 

Bateria

A bateria amovível do Y70, é algo que é incomum nos dias de hoje, e são estes pormenores que a Wiko, se destaca da concorrência.

Como tinha mencionado o painel traseiro é removível, revelando assim, uma generosa bateria de 3730 mAh, que se pode trocar em segundos por uma carregada, duplicado assim o tempo de vida do telemóvel.

Mas mesmo para aqueles que não se vejam a trocar por uma segunda bateria, com a toda a otimização presente no chip e os fracos recursos de hardware. A bateria do Wiko Y70 dá perfeitamente para um dia inteiro de uso e pela noite adentro com muita música à mistura.

 

Conclusão

Neste momento com o Natal à porta, podemos encontrar o Wiko Y70, a rondar o preço de €90, inclusivamente menos.

Análise Wiko Y70 uma boa forma de acabar 2019 55

É um preço muito atrativo, principalmente para quem procura um telefone, "essencial" ou não vê justificação em gastar muito mais num equipamento, só para fazer chamadas.

Ainda assim, o Y70 aposta forte na estética, com o seu acabamento em gradiente e um generoso ecrã HD, sendo esse um dos seus pontos fortes, principalmente para os adeptos do consumo de multimédia.

Mas aqui, o grande triunfo da Wiko serão os dois altifalantes estéreo frontais que melhoram significativamente a qualidade de som, para quem quer relaxar com um jogo ou a ver uma série.

Análise Wiko Y70 uma boa forma de acabar 2019 56

A combinação entre o grande ecrã e a qualidade de som, fazem deste Wiko Y70 claramente uma aposta a considerar pelos amantes de multimédia com um orçamento apertado.

 

Pontos positivos

  • Altifalantes estéreo
  • Ecrã grande
  • Preço

 

Pontos negativos

  • Desempenho geral
  • Hardware fraco
  • Sistema operativo

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais