Android Geek
O maior site de Android em Português

Whatsapp business: 10 dicas para utilizar esta aplicação na sua empresa

O Whatsapp é atualmente um dos serviços de conversação mais populares da internet, e as conversas através deste meio têm vindo cada vez mais a substituir os sms’s tradicionais. De que forma podemos maximizar a utilização destas ferramentas para facilitar o trabalho de um gestor de redes sociais?

O mundo digital atual traz-nos cada vez mais propostas de ferramentas úteis para maximizar as nossas redes e presença online.

O Whatsapp é atualmente um dos serviços de conversação mais populares da internet, e as conversas através deste meio têm vindo cada vez mais a substituir os sms’s tradicionais.

De que forma podemos maximizar a utilização destas ferramentas para facilitar o trabalho de um gestor de redes sociais?

Whatsapp business: 10 dicas para utilizar esta aplicação na sua empresa 1

Através da utilização do Whatsapp Business, uma funcionalidade em expansão com inúmeras potencialidades. Exploramos agora os meandros do Whatsapp aplicado a negócios, e as suas múltiplas possibilidades, especialmente para o desenvolvimento de pequenas empresas.

Em primeiro lugar, é essencial compreender exatamente o que é o Whatsapp Business. Trata-se de uma aplicação desenvolvida para Android, gratuita, e orientada para as necessidades de pequenas empresas.

No Whatsapp Business é possível interagir com clientes e criar um serviço automatizado para classificar e responder rapidamente a mensagens. Esta ferramenta reforça assim a possibilidade de um pequeno negócio contactar os seus clientes de forma mais eficiente.

É possível ter ambas as versões do Whatsapp instaladas simultaneamente num telefone, recorrendo assim tanto a um número pessoal como a um profissional.

Apresentamos agora algumas características fundamentais que justificam porque devemos utilizar o Whatsapp Business:

1 - Definição de um perfil empresarial no Whatsapp Business

O Whatsapp Business é uma ferramenta que permite às empresas criar um perfil mais profissional para estabelecer uma comunicação direta.

Ao invés de contactar o cliente através de um bot ou de mensagens em redes sociais como o Facebook ou Instagram, um perfil na opção Business do Whatsapp permite definir dados importantes como o nome da empresa, breve descrição, o horário de funcionamento, morada, número de telefone (que poderá ser um fixo), endereço do site e serviços disponibilizados.

2 - Automatização de mensagens e mensagens automáticas

O Whatsapp Business é perfeito para criar mensagens automáticas, enviadas em massa para os clientes, não deixando ninguém sem resposta.

Assim, esta torna-se uma ferramenta imprescindível para retenção e fidelização de clientes, sendo também uma poderosa alternativa para fechar negócios através de uma comunicação mais direta e humana.

3 - Criação de uma secção de respostas rápidas no Whatsapp Business

Para além das mensagens automáticas, o Whatsapp Business pode ser muito útil para responder às Perguntas Frequentes que os clientes possam colocar com mais regularidade.

Podemos portanto criar algumas respostas prontas às respostas mais comuns, as quais podem ser rapidamente enviadas a quem comunica com a empresa. Este processo pode também tornar mais rápida a partilha de links.

4 - Criação de marcadores personalizados

Esta aplicação permite uma personalização detalhada através da utilização de marcadores. Com o Whatsapp Business, podemos organizar a nossa comunicação empresarial com maior facilidade, através da catalogação das diferentes mensagens.

5 - Mensagens com analytics

Com este novo serviço para pequenas empresas, é possível ter acesso a múltiplas estatísticas referentes às nossas mensagens.

Whatsapp business: 10 dicas para utilizar esta aplicação na sua empresa 2

A vantagem é que a partir daí podemos definir os nossos próprios KPI’s, nomeadamente monotorizando dados essenciais como estatísticas de visualização ou taxa de abertura e leitura das mensagens enviadas.

Por exemplo, devido à já mencionada proximidade desta forma de enviar mensagens, as taxas de abertura apresentadas são habitualmente superiores às encontradas em serviços como email ou newsletters.

Outros indicadores de desempenho a ter em consideração são a taxa de recepção, a taxa de resposta ou a taxa de conversão, entre outras métricas essenciais.

6 - Envio de comunicações multifuncionais no Whatsapp Business

O Whatsapp Business, tal como a sua aplicação-mãe, permite o envio de múltiplos tipos de ficheiros: áudio, vídeo, documentos ou fotografias.

A comunicação é quase imediata, e permite o mesmo tipo de envios que uma comunicação mais demorada, como por exemplo através do tradicional email.

7 - O segredo está no planeamento

Conhecidas as funcionalidades e criado o respetivo perfil, este recurso deve ser maximizado para a organização da empresa em funções como por exemplo pós-vendas ou atendimento ao cliente. Em termos de planeamento é importante definir quais as mensagens enviadas automaticamente, para quem, e em que circunstâncias.

É importante que exista um plano concreto e partilhado com a equipa. Este planeamentodeveráconsiderardiversosfatores, taiscomo:

  • O próprio conteúdo das mensagens e a sua relevância;
  • O volume das mensagens nunca deve tornar-se avassalador para o cliente;
  • O conteúdo não deve nunca tornar-se repetitivo;
  • A linguagem utilizada deve parecer humana e próxima e nunca automatizada ou robótica;
  • É importante definir que mensagens vão ser enviadas a nível semanal e mensal, para que a relevância nunca se perca e as datas comemorativas não sejam esquecidas;

8 - O Whatsapp Web é uma ferramenta a incorporar

A versão desktop do Whatsapp, Whatsapp Web, está também disponível quando falamos do Whatsapp Business e a sua utilização pode facilitar o seu processo de organização de mensagens.

A configuração da aplicação torna-se assim mais simples, sendo também mais fácil ver as mensagens por ler.

9  - Aumentar as vendas com listas de transmissão

Como podemos afinal maximizar a utilização do Whatsapp Business para estabelecer uma relação próxima com os clientes e aumentar as vendas?

Whatsapp business: 10 dicas para utilizar esta aplicação na sua empresa 3

É essencial recorrer a listas de transmissão em vez de grupos com mensagens em massa. Os grupos facilmente se tornam incómodos e repletos de spam e é provável que o público-alvo perca mensagens essenciais pelo caminho.

Tendo em conta estas razões o melhor é escolher listas de transmissão, ou seja, listas de contactos que permitem enviar várias mensagens de uma vez para grupos selecionados. Com o recurso a estas listas, a resposta do potencial cliente será vista apenas por mim e não por um grupo alargado.

Criar uma lista de transmissão é muito simples, basta abrir o Whatsapp, selecionar mais opções, escolher nova transmissão e juntar contactos a esse novo grupo.

10 - Campanhas via Whatsapp Business

No mercado digital atual, as oportunidades de promoção encontram-se em qualquer plataforma. O Whatsapp não é excepção e por isso propomos a exploração das campanhas exclusivas oferecidas pelo Whatsapp Business.

Depois de definidos os objetivos de venda, está na altura de encontrar potenciais novos clientes a meio do nosso funil de conversão. A partir do momento em que obtemos o contacto telefónico de um ou uma potencial cliente, nomeadamente através de uma landingpage onde o número é registado, é importante procurar fixar o cliente.

Tal poderá ser alcançado através de uma campanha, nomeadamente criando um anúncio através de cliques. Estas campanhas permitem estabelecer uma ligação entre o Whatsapp e o Facebook corporativo da respectiva empresa, a qual nos permite manusear posteriormente as estatísticas mais relevantes.

Independentemente da área do seu negócio, que pode ir da instalação de ar condicionado, certificação energética ou até personal training, O Whatsapp Business pode ser muito útil para o seu negócio.

Caso esteja a procurar um especialista para implementar esta e outras estratégias no seu negócio, a Zaask oferece a possibilidade de contactar inúmeros profissionais capazes de o ajudar nesta e noutras áreas da comunicação, gestão de redes sociais e digital marketing.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!