Android Geek
O maior site de Android em Português

WhatsApp agora conta com encriptação end-to-end

O ano de 2014 não possui um histórico muito agradável sobre a proteção do consumidor na internet. O escândalo do iCloud e as fotos íntimas de famosas foi o marco dos perigos de confiar plenamente nos servidores. Consequentemente, a insegurança estende-se para as demais aplicações, incluindo um dos principais meios de comunicação moderna, os mensageiros instantâneos.

De acordo com o órgão governamental que defende os direitos dos utilizadores online, Electronic Frontier Foundation (EFF), o FaceTime e iMessage são as melhores opções para enviar e receber dados, mas ainda não são perfeitas. A encriptação end-to-end é um factor importante ausente das aplicações actuais, mas o WhatsApp acaba de mudar isso mesmo. Na última actualização, a utilidade ganhou o título de mais seguro do Android com a adição da chave de segurança complementar.

droid_wahts_dywrii

A encriptação end-to-end, explicando superficialmente, é um paradigma digital para a protecção ininterrupta de dados "viajando" entre dois terminais de comunicação, como por exemplo um smartphone e outro. O objectivo é tornar o conteúdo enviado pelo dispositivo A compreensível somente pelo destinatário B, evitando "roubo" de informações por meio de terceiros. Desta forma, nem mesmo os programadores serão capazes de identificar o que há no item enviado.

O nível extra de protecção cria um ecossistema entre o remetente e o receptor e a inexistência da camada adicional de segurança permitiu a espionagem por parte dos Estados Unidos da América através do SSL, polêmica mais conhecida como HeartBleed. Com esta actualização, o WhatsApp pode ter ultrapassado o FaceTime e iMessage e tornado-se a melhor opção de diálogo na internet, mas é preciso uma análise mais aprofundada do EFF para chegar a tal conclusão. A verdade é que a aplicação do Facebook acaba de ficar mais eficiente ao assegurar a integridade dos utilizadores.

 

 

 

 

FONTE

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link