Android Geek
O maior site de Android em Português

De que é feito o vosso telefone? Estes são os materiais mais comuns

De que são feitos os smartphones? Já pensaram nisso?

De que são feitos os smartphones? Já pensaram nisso? Claro que não, só pensam em vós próprios!!! Quando falamos sobre o que é um smartphone, em geral, tendemos a concentrar-nos nos materiais de construção do seu chassi. Assim, dizemos que um terminal é feito de alumínio, plástico, vidro ou cerâmica, mas poderia estar mais longe da realidade. Estes quatro materiais são apenas parte do smartphone. Dentro, encontramos dezenas de componentes que, por sua vez, sao feitos de vários materiais que, possivelmente, não conheciam. Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas.

X Ray Phone 3e2ffbed B5cc 4aa9 A236 4e49f407f87e

De acordo com a Statista, os materiais mais utilizados na construção de um smartphone são, do mais usado ao menos utilizado silicon, plástico, ferro, alumínio, cobre, chumbo, zinco, estanho, níquel e bário. Os dados são de 2010 e a empresa não publicou atualizações recentemente, por isso é provável que as proporções tenham variado ligeiramente. É possível que o alumínio tenha aumentado e que o chumbo e o bário sejam usados ​​cada vez menos, sem mencionar que o lítio não aparece, que é um dos principais compostos da bateria dos nossos terminais. Seja como for, ajuda a ter uma ideia.

Para que cada um desses materiais é usado?

  • Silicon

    : é usado, acima de tudo, para fazer os chips que estão dentro do smartphone, embora também possa ser encontrado no ecrã misturado com alumínio.

  • Plástico: Em geral, o plástico é usado na construção do chassi. É muito comum na faixa baixa e média-baixa, embora seja usado cada vez menos em favor de outros materiais mais nobres e mais robustos.
  • Ferro: encontrado numa liga de neodímio, ferro e boro, é usado para fazer os ímans que são encontrados nos microfones e colunas de smartphones.
  • Alumínio: usado para fazer a caixa da bateria e os transistores que estão na placa-mãe.
  • Cobre: Normalmente, é usado para fazer os cabos que conectam todos os componentes do terminal.
  • Chumbo: para a soldagem dos componentes, embora atualmente seja utilizada uma liga de chumbo e estanho.
  • Zinco: é utilizado, juntamente com alumínio e cobre, para fazer gálio, um material que também é encontrado em colunas e microfones.
  • Estanho: Na verdade, o composto usado é o óxido de estanho índio. Esta substância, disposta numa camada muito fina, é o que torna o ecrã sensível ao toque do seu trabalho móvel graças à sua boa condutividade elétrica.
  • Níquel: foi usado para baterias, mas foi substituído por Lithium.

Estes são apenas alguns dos materiais e componentes que podem ser encontrados dentro do vosso terminal. Obviamente há muitos mais que são usados ​​para coisas extremamente concretas em pequenas proporções. Como podem ver, o vosso smartphone ser "feito de vidro" ou "construído em plástico" é pouco mais que uma meia verdade.

Fontes: LoveFone, TechRadar, PraxisRecyling, CompoundChem

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais