Android Geek
O maior site de Android em Português

Utilizadores do OnePlus 3 / 3T com OxygenOS 5.0.1 avisados para desinstalar o FactoryMode

Devem lembrar-se que, em novembro, a OnePlus atualizou o 3 e o 3T para Android 8.0 Oreo . A atualização trouxe uma panóplia de novos recursos e alguns erros e bugs atrelados. Para os corrigir, o OxygenOS 5.0.1 começou a ser distribuído perto do final de dezembro. Corrigiu erros, adicionou suporte para aptX HD, trouxe um novo gestor de dispositivos Wi-Fi, adicionou uma calibração de ecrã de modo adaptável e incluiu o patch de segurança de dezembro .

  • O Google Play Protect avisa os proprietários do OnePlus 3 / 3T no OxygenOS 5.0.1 que o FactoryMode pode ser prejudicial.
  • O aplicativo é uma ferramenta de diagnóstico usada durante a fabricação do dispositivo e suporte pós-venda.
  • Anteriormente era conhecido como EngineerMode e foi explorado para obter acesso de raiz aos dispositivos OnePlus.

Os telefones OnePlus têm um backdoor facilmente acessível

Mas apesar de todos os erros e bugs solucionados, surgiu uma nova questão. O Google Play Protect agora está a alertar os utilizadores  que executam o OxygenOS 5.0.1 que um aplicativo chamado "FactoryMode" pode ser prejudicial. O Google Play Protect solicita aos utilizadores que desinstalem o aplicativo, embora o possam manter apesar de não ser seguro.

O que é o FactoryMode?

O aplicativo costumava ser chamado de EngineerMode e é usado durante a fabricação do dispositivo. Geralmente é usado para testar os telefones antes de deixarem a linha de fabrico, mas o suporte pós-venda também usa o aplicativo. Podem removê-lo com segurança com o Google Play Protect, mas isso pode dar problemas se a equipa de suporte precisar de usar a aplicação no futuro.

O aplicativo foi o centro da controvérsia em novembro devido ao seu papel no acesso ROOT indevido  aos dispositivos OnePlus . Um pesquisador de segurança conseguiu obter acesso ROOT aos telefones OnePlus usando um exploit do aplicativo. A OnePlus posteriormente corrigiu o exploit e desde então alterou o nome do aplicativo.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais