Utilizadores Android podem agora “gostar” de mensagens de iPhones

Quando um utilizador de iPhone bate com os polegares para cima ou emoji de reacção cardíaca, isso não aparece corretamente no Android, e é apresentado como uma descrição de texto embaraçosa do emoji. O Google tem tentado resolver alguns desses problemas, embora enfrente o desafio infindável da compra da Apple.

As mensagens de texto entre Android e iPhones podem ser uma experiência um pouco acidentada. Fotos e vídeos podem ser pixelizados, mensagens de utilizadores Android aparecem como a temida bolha verde de chat no iPhone, e as reacções emoji nem sempre traduzem correctamente. Quando um utilizador de iPhone bate com os polegares para cima ou emoji de reacção cardíaca, isso não aparece corretamente no Android, e é apresentado como uma descrição de texto embaraçosa do emoji.

Utilizadores Android podem agora "gostar" de mensagens de iPhones 1

O Google tem tentado resolver alguns desses problemas, embora enfrente o desafio infindável da compra da Apple. Esta semana, o Google disse que as atualizações que chegam ao Messages permitirão aos utilizadores do Android responder a textos do iPhone com emojis.

As actualizações incluem a capacidade de transmitir respostas a mensagens individuais, incorporar vídeos do YouTube directamente nas mensagens, e obter transcrições automáticas de mensagens de voz em certos telefones. É um esforço concertado do Google para tornar as mensagens no Android mais apelativas, e pressionar a Apple para que a encontre a meio caminho.

Utilizadores Android podem agora "gostar" de mensagens de iPhones 2

IMAGEM: GOOGLE

O principal ponto de discórdia aqui tem sido a RCS, ou Rich Communications Services, uma norma de mensagens que a Google tem pressionado os seus parceiros a adoptar ao longo do último ano. A RCS lida melhor com anexos e meios de comunicação do que a norma SMS que tem sido a norma no envio de mensagens durante décadas. O problema é que a Apple tem o seu próprio padrão de mensagens entre iPhones e outros dispositivos Apple, e depois, por defeito, envia SMS quando um utilizador de iPhone e um utilizador de Android estão a trocar mensagens. E a Apple expressou um interesse exactamente nulo em mudar para RCS. Assim, muitas mensagens perdem-se na tradução entre as plataformas.

No mês passado, o Google fez um apelo público para que a Apple alterasse os seus padrões para que as mensagens iOS jogassem bem com os dispositivos Android. Mas depois de o CEO da Apple, Tim Cook, ter rejeitado a ideia, o impasse entre os gigantes da tecnologia continua. Pelo menos os utilizadores do Android – ou aqueles que consideram a mudança – estão a receber mensagens ligeiramente melhores com esta última actualização.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!