Android Geek
O maior site de Android em Português

Usam pin no cartão SIM? Deviam pensar nisso a sério

Para algo tão pequeno em tamanho, os cartões de módulo de identificação do assinante (SIM) podem dar muitos problemas se caírem em mãos erradas. Por exemplo, no mês passado Ricky Joseph Handschumacher de 25 anos, foi preso pois usava cartões SIM de terceiros para roubar centenas de milhares de dólares em moedas criptografadas, incluindo Bitcoins. Handschumacher, que foi acusado de roubo e lavagem de dinheiro, fazia parte de um grupo de nove homens que fizeram “trocas de SIM” em todo o país para ter acesso às contas das vítimas.

Usam pin no cartão SIM? Deviam pensar nisso a sério 1

Semelhante a um golpe anterior descoberto há alguns meses, Handschumacher e o seu Gang ligavam para as operadoras a pedir segundas vias de cartões SIM. Essa solicitação não é normalmente vista como sinal vermelho pelas operadoras porque uma segunda via de um cartão SIM é algo normal se o antigo estiver danificado, ou se o cliente mudar para um novo telefone que usa um cartão de tamanho diferente. Embora a falta de segurança por parte das operadoras possa ajudar a que esse plano seja bem-sucedido, o incidente em fevereiro teria envolvido um funcionário da T-Mobile.

Os cartões SIM falsamente solicitados seriam inseridos nos telefones dos criminosos para aceder às contas bancárias e de criptomoedas das vítimas. O maior ganho da gangue foi um que rendeu ilegalmente, 57 bitcoins avaliadas em US $ 470.000. Os ganhos ilícitos foram divididos entre os nove membros da gangue.

O esquema desmoronou quando a mãe de um dos membros da gang ouviu o filho ao telefone, fingindo ser um funcionário da AT & T. Ela chamou a policia e os agentes da autoridade encontraram evidências de crime,  vários aparelhos, vários cartões SIM e um arquivo no computador que continha “uma extensa lista de nomes e números de telefone de pessoas ao redor do mundo”.

Neste caso, como a actividade criminosa foi realizada com a colaboração de funcionários da própria operadora o facto de terem Pin no cartão SIM ou não acaba por ser irrelevante. Mas se perderem o vosso telefone é não tiverem pin no cartão SIM os padrões vão conseguir aceder a muitos serviços que precisem de autenticação a dois passos.

 

Fonte: Motherboard

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link