Um SoC móvel da Qualcomm com um SIM integrado: aqui está um iSIM

Pode não saber o que é isso, mas é a parte mais importante do seu telefone. É responsável por todas as coisas que fazem o seu telefone funcionar:

Tem um smartphone? Se sim, tem um SoC dentro dele. Pode não saber o que é isso, mas é a parte mais importante do seu telefone. É responsável por todas as coisas que fazem o seu telefone funcionar: o ecrã, o processamento, a rede, e assim por diante. A Qualcomm está agora a anunciar um novo tipo de SoC móvel chamado iSIM. Este é um chip com um cartão SIM integrado. Isso significa que não há necessidade de um cartão separado para se ligar a redes celulares – o SIM está mesmo no chip! Isto tornará a implementação de telefones muito mais fácil tanto para as operadoras como para os fabricantes. Estamos ansiosos por ver o iSIM em dispositivos no final deste ano. Fique atento!

Um SoC móvel da Qualcomm com um SIM integrado: aqui está um iSIM 1

Um esforço de colaboração entre a Qualcomm, Vodafone, Samsung e Thales levou à primeira demonstração de um smarthone equipado com um iSIM ou SIM integrado. Com esta abordagem, o SIM já não está fisicamente inserido dentro do dispositivo móvel ou integrado dentro dele como um eSIM, mas directamente presente dentro do SoC do dispositivo e utilizável por qualquer fornecedor de serviços telefónicos.

O primeiro dispositivo deste tipo é um smartphone Samsung Galaxy Z Flip 3 em parceria com o Qualcomm Snapdragon 888 SoC. A Vodafone é o parceiro escolhido para gerir a rede de dados com este novo iSIM, mas desde que os padrões operacionais definidos pela GSMA foram verificados, este design é compatível com qualquer operador telefónico.

Um SoC móvel da Qualcomm com um SIM integrado: aqui está um iSIM 2

Tal concepção traz inúmeros benefícios relacionados com a construção do dispositivo, devido à redução das dimensões globais. Um iSIM está de facto integrado no SoC do smartphone ou dispositivo móvel em que é utilizado, não necessitando do espaço físico requerido tanto pelas soluções eSIM como pelos cartões SIM tradicionais.

Dimensões menores são combinadas com menos complexidade em termos de construção e design, abrindo assim espaço para utilização em dispositivos móveis para os quais as dimensões são críticas. Desde PCs a tablets até produtos VR, passando por smartwatches e obviamente smartphones, bem como de uma forma mais geral para todos os pequenos dispositivos de processamento do chamado Edge: para todos o iSIM pode representar uma forma prática de implementar a conectividade de dados.

Parágrafo de conclusão: Fique de olho em androidgeek para todas as últimas notícias. Este é um grande desenvolvimento no mundo dos smartphones, e teremos a certeza de o manter actualizado à medida que mais informações forem sendo divulgadas. Entretanto, o que pensa sobre esta nova abordagem aos cartões SIM? Será algo que gostaria de ver no seu próximo smartphone? Diga-nos nos comentários abaixo!

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!