UFS 4.0 mobile flash memory vai atingir velocidades de 4.2 GB/s. Samsung na linha da frente.

0! Esta versão da norma Universal Flash Storage rompe a barreira em termos de velocidade de leitura e escrita, e também reduz a potência do controlador a um nível mais aceitável para dispositivos móveis.

Se pensou que a norma UFS 3.1 adoptada em 2020 era rápida, basta esperar ver o que consegue fazer o novo UFS 4.0! Esta versão da norma Universal Flash Storage rompe a barreira em termos de velocidade de leitura e escrita, e também reduz a potência do controlador a um nível mais aceitável para dispositivos móveis. Portanto, se procura uma solução de armazenamento que possa acompanhar as aplicações mais exigentes, o UFS 4.0 é o padrão de que necessita!

O Comité JEDEC anunciou a aprovação das especificações do Universal Flash Storage 4.0 (JESD220F) e UFSHCI 4.0 (JESD223E). Em comparação com as versões UFS 3.0 e 3.1, a taxa de câmbio aumentou de 2,9 para 4,2 GB/s. Ao mesmo tempo, a tensão de alimentação da interface é inferior de 3,3 para 2,5 V; isto tornará os controladores mais frios e menos gulosos, o que é importante para utilização em smartphones finos. Existem outras melhorias que irão encontrar aplicações num futuro próximo.

UFS 4.0 mobile flash memory vai atingir velocidades de 4.2 GB/s. Samsung na linha da frente. 1

A versão anterior da norma Universal Flash Storage, sob a forma de especificações UFS 3.1, foi adoptada em 2020. Contudo, nessa altura, a velocidade desta interface de série manteve-se ao nível das especificações UFS 3.0 adoptadas ainda antes – em 2018. A nova versão da norma, sob a forma de UFS 4.0, rompe imediatamente a barreira em termos de velocidade de leitura e escrita. E também reduz a potência do controlador a um nível mais aceitável para dispositivos móveis.

Introduzido o padrão de memória flash móvel UFS 4.0: Velocidade Aumentada Quase 1,5 vezes para 4,2 GB/S

UFS 4.0 mobile flash memory vai atingir velocidades de 4.2 GB/s. Samsung na linha da frente. 2

Com todas as inovações, a norma UFS 4.0 permanece retrocompatível com a UFS 3.0 e 3.1, o que lhe permite manter a continuidade das arquitecturas. Além disso, as especificações UFS 3.1 também foram ligeiramente melhores no novo documento JESD231 File Based Optimization, proporcionando compatibilidade avançada entre UFS 3.1 e UFS 4.0 em certos modos de operação. Em particular, a nova norma JESD231 File Based Optimization permite a um anfitrião acelerar o tráfego de leitura baseado na informação do sistema de ficheiros fornecido pelo anfitrião.

Além de aumentar a taxa de câmbio sobre a interface UFS 4.0, com base nas especificações M-PHY 5.0 e UniPro 2.0, os programadores introduziram suporte para uma Fila Multi-Circular e uma interface RMPB melhorada para aumentar o rendimento e a protecção de dados. Para reduzir os atrasos do sistema, propõe-se permitir o lançamento de canais de alta velocidade, a transmissão de dados fora de ordem, e o comando BARRIER. Também é implementado um histórico alargado de erros do dispositivo com carimbos temporais configuráveis do host e o Monitor Oftalmológico M-PHY.

Note-se que a Samsung já introduziu a memória flash com interface UFS 4.0 nesta Primavera, prometendo iniciar a sua produção em massa neste Outono. Obviamente, os smartphones com interface de memória UFS 4.0 estarão à venda no próximo ano.

Quais são os benefícios da nova norma UFS 4.0?

A nova norma UFS 4.0 oferece uma série de benefícios, incluindo velocidades de leitura e escrita mais rápidas, bem como um consumo reduzido de energia do controlador. Isto torna-a uma escolha ideal para dispositivos móveis, que requerem tanto um alto desempenho como um baixo consumo de energia.

Que velocidades de leitura e escrita podemos esperar com o UFS 4.0?

O UFS 4.0 oferece velocidades de leitura e escrita significativamente mais rápidas do que as versões anteriores da norma. Isto torna-o ideal para aplicações de alto desempenho, tais como jogos e reprodução multimédia.

Como é que o UFS 4.0 se compara com outros padrões de armazenamento?

UFS 4.0 oferece um desempenho significativamente mais elevado do que as versões anteriores da norma, bem como velocidades de leitura e escrita mais rápidas do que as normas concorrentes tais como eMMC 5.1 e SATA III.

A especificação UFS 4.0 promete velocidades mais rápidas e menor consumo de energia, tornando-o perfeito para dispositivos móveis. Para estar a par de todas as últimas notícias e fugas de informação sobre a tecnologia, não deixe de visitar o AndroidGeek.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!