Três Inovações Revolucionárias da Google para Verificar Imagens e Fontes Online

Prepare-se para uma análise profunda dessas novidades! 1.

Nos dias de hoje, discernir a verdade da desinformação online é uma habilidade essencial. A Google, ciente desse desafio contemporâneo, anunciou recentemente três novas ferramentas que pretendem elevar a qualidade e a credibilidade das informações que encontramos na Internet. Prepare-se para uma análise profunda dessas novidades!

Três Inovações Revolucionárias da Google para Verificar Imagens e Fontes Online 1

1. “Sobre esta imagem” Ganha Terreno

Esta funcionalidade não é exatamente nova, mas está agora disponível para utilizadores de língua inglesa em todo o mundo na Pesquisa Google. “Sobre esta imagem” permite aos utilizadores verificar rapidamente a credibilidade e o contexto das imagens que encontram online. Aqui estão algumas coisas que você pode descobrir:

  • Histórico da Imagem: Verifique quando uma imagem foi indexada pela primeira vez pela Google e onde mais ela apareceu. Isso é particularmente útil para identificar fotos fora de contexto.
  • Utilização em Outros Websites: Acompanhe como a imagem é descrita e utilizada em outros locais na web, permitindo uma avaliação mais precisa da mesma.
  • Metadados: Quando disponíveis, você pode ver detalhes adicionais sobre a imagem, como se ela foi manipulada ou gerada por Inteligência Artificial.

2. Fact Check Explorer Agora com Pesquisa de Imagens

Destinado principalmente a jornalistas e fact-checkers, o Fact Check Explorer recebeu uma atualização significativa. Agora, é possível carregar uma imagem ou URL no sistema para verificar se ela já foi objeto de alguma verificação de factos. Os beta testers já relataram uma eficiência de 70% no tempo de investigação graças a esta nova funcionalidade.

Vai gostar de saber:  WhatsApp Desafia Fronteiras Linguísticas com Nova Função de Tradução

Três Inovações Revolucionárias da Google para Verificar Imagens e Fontes Online 2

Adicionalmente, uma API está em desenvolvimento para permitir uma integração mais harmoniosa com soluções internas de verificação de factos, facilitando ainda mais a vida dos jornalistas.

3. Experiência de Pesquisa Generativa: Saber Mais Sobre Fontes

Se você se depara com informações de um website desconhecido, a Google está experimentando como a IA pode ajudá-lo a saber mais sobre essa fonte. Descrições de fontes geradas por IA, respaldadas por websites de alta qualidade, estão em testes e têm potencial para fornecer um contexto muito necessário.

Essa funcionalidade pode ser especialmente útil quando a fonte em questão não tem uma página na Wikipedia ou não está incluída no Gráfico de Conhecimento da Google, fornecendo assim um nível adicional de transparência e confiança.

Por Que Isso é Importante?

Um estudo de 2023 do Poynter Institute revelou que 70% dos entrevistados não se sentem totalmente confiantes em sua capacidade de julgar a autenticidade das imagens online. Portanto, a necessidade de tais ferramentas é mais premente do que nunca.

Conclusão

Estas novas ferramentas representam um avanço significativo na forma como interagimos e confiamos nas informações online. A Google continua a liderar o caminho na criação de um ambiente online mais seguro e informativo. Se você quer estar sempre atualizado com as últimas novidades em tecnologia, não deixe de seguir o AndroidGeek. Estamos comprometidos em trazer para você tudo o que há de mais novo e empolgante no mundo da tecnologia!

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!