Transformação digital em 2022 | O que esperar do futuro?

Ou o empreendedor investe num espaço para o negócio, com hospedagem de sites e um domínio, ou vai cair no limbo do esquecimento.

Chega um momento em que o futuro de uma empresa tem que ser definido, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Ou o investe num site para o negócio, num serviço de hospedagem de sites e um domínio, ou acaba por cair no limbo do esquecimento.

Porém, hoje em dia, ter um site não basta, pois a era digital vai além disso. É preciso estar por dentro das ferramentas online disponíveis, entender como trabalhar bons conteúdos e assim viabilizar o posicionamento da marca e presença online do seu negócio.

Entretanto, para não ser atropelado pelas novidades quando o assunto são tecnologias para gerir os seus negócios, é preciso entender a transformação digital e as suas principais tendências. Por isso, vejam os tópicos que preparamos neste post. 

 

Transformação digital em 2022 | O que esperar do futuro? 1

Transformação Digital - Saiba o que é

Não é de hoje que a transformação digital se tornou algo fundamental para o dia a dia das empresas. Numa época em que os consumidores praticamente moram nas redes sociais e usam smartphones para pesquisar e comprar produtos, a digitalização é a solução.

Num contexto marcado por uma pandemia, a transformação digital ganha contornos ainda mais importantes. Mas afinal, o que é a transformação digital?

De uma forma geral, consiste na reestruturação dos processos de uma empresa, com o intuito de melhorar a produtividade. E isso vai muito além de registar um domínio e ter um site. 

Gerenciar as publicações no Instagram da empresa, administrar a página do Facebook e enviar e-mail marketing para os consumidores até ajuda, mas apenas estas ações não se configuram numa transformação digital completa na empresa. 

Para torná-la possível, é preciso fazer mudanças estruturais em todos os aspectos da empresa, inserindo a tecnologia como o elemento fundamental no dia a dia do negócio. 

A adoção do Home Office para otimizar a produtividade e reduzir custos é um exemplo de como utilizar a transformação digital. Ferramentas como o Trello, Asana e o Dropbox são softwares que permitem a adoção do trabalho remoto no seu negócio.

O uso de chatbots em e-commerce também é um exemplo de transformação digital, pois moderniza e otimiza o atendimento aos clientes por meio de ferramentas digitais.

Transformação digital em 2022 | O que esperar do futuro? 2

Conheçam as principais tendências em transformação digital em 2022

A transformação digital feita de forma adequada deve levar em consideração as características de cada empresa. Uma pequena sapataria irá adotar um processo de digitalização muito diferente de um restaurante, por exemplo.

No entanto, independente do segmento e do porte do negócio, é fundamental que o gestor fique atento para o que a tecnologia reserva quando se trata de ferramentas digitais. 

Por essa razão, nesses tempos de pandemia, é comum ficar em dúvida sobre as tendências que a transformação digital vai trazer para 2022 e até mesmo para os anos seguintes. 

Como será o necessário digital daqui para a frente? Quais as tecnologias e conhecimentos serão necessários para garantir a produtividade e a relevância de um negócio? Nesse sentido, vale prestar atenção em alguns aspectos importantes. Confiram mais alguns deles.  Na era digital, vale a pena prestar atenção a novos idiomas. No Pick Writers, podem encontrar um emprego onde podem traduzir de diferentes idiomas

 

A tecnologia Blockchain e as criptomoedas

Surgidas em 2009, aos poucos as moedas digitais estão ganhando espaço. Litecoin, Bitecoin, Ethereum e outras moedas digitais se tornaram uma alternativa para quem quer agilidade nas transações financeiras.

Além disso, a moderna tecnologia Blockchain torna essas moedas seguras e confiáveis, impedindo que elas sejam alteradas e roubadas. Ou seja, para proteger um dinheiro que é virtual, é essencial uma tecnologia de segurança eficiente e forte.

 

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Essas tecnologias não são exatamente uma novidade. Quem já jogou o game Pokemon Go já sabe como funciona a Realidade Aumentada, pois ela traz para o mundo real alguns elementos criados digitalmente.

Já a Realidade Virtual é diferente. Ela consiste na recriação de um cenário digital que possibilita inserir uma pessoa nesse novo ambiente.

Um exemplo da tecnologia de Realidade Virtual sendo usada para o Marketing Digital pode ser utilizado em uma loja de móveis e decoração. Por meio da RV o cliente poderá visualizar como os elementos decorativos poderão ser organizados em um apartamento.

De uma forma geral, a Realidade Virtual será a grande amiga de empreendimentos baseados em locais abertos à visitação do público. 

Sendo assim, restaurantes, hotéis, museus e parques podem se esbaldar com essa tecnologia ao criar um tour virtual pelas suas dependências. Assim, o visitante é transportado para aquele universo, o que estimula nele o desejo de conhecer o espaço.

Transformação digital em 2022 | O que esperar do futuro? 3

Inteligência Artificial e o atendimento ao cliente

A IA já está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Alguns exemplos disso são as sugestões de conteúdo realizadas pela Netflix, Spotify e demais plataformas de streaming. 

Tudo isso é a máquina aprendendo como é o gosto do cliente como os filmes, séries e canções de que gosta mais. No entanto, o recurso da Inteligência Artificial pode ir além disso e ser útil para otimizar o atendimento de uma loja virtual.

A atuação dos chatbots que funcionam por meio de IA consiste num recurso prático e eficiente para proporcionar atendimento 24h para um e-commerce. Por meio deles os clientes podem sanar as principais dúvidas em relação a algum produto ou serviço.

 

Relacionado:  LG com crescimento enorme na Q2 de 2021 após desistir dos smartphones

A Internet das Coisas com mais espaço

Por enquanto os telefones e as TVs são exemplos de tecnologias conectadas com a internet. Porém a tendência é que, dentro de poucos anos, outros também sejam “engolidos” pela internet.

A IoT, também chamada de Internet das Coisas, é exatamente isso: a conexão dos mais diversos aparelhos de uma casa, ou empresa, na internet, agilizando processos e tarefas quotidianas.

Além do mais, nem mesmo as paredes de casa conseguirão segurar a IoT, pois num futuro próximo, até a mobilidade urbana poderá ser influenciada por ela. Sendo assim, semáforos, câmaras de vigilância e muito mais, tudo será conectado à internet.

 

A importância do Big Data

O Big Data, ou seja, o grande volume de dados de uma empresa é um elemento valioso nos dias de hoje. Por meio de tais informações é possível compreender melhor o comportamento dos consumidores e, desse modo, traçar estratégias mais eficientes de Marketing Digital.

Nesse cenário, profissionais e ferramentas que tenham o conhecimento para efetuar a análise correta desses dados se tornam elementos fundamentais dentro de uma empresa.

 

Muitas dessas tecnologias já são uma realidade

O ano de 2022, ainda sentindo os efeitos da pandemia, verá a importância crescente da transformação digital. É nesse cenário que essas tecnologias vão adquirir ainda mais protagonismo.

É óbvio que ter um site à disposição, com um bom serviço de hospedagem e um registo de domínio continua a ser (e sempre será) importante, mas para garantir a presença online de uma empresa é preciso também digitalizar outros processos do negócio.

Se antes já era fundamental o empreendedor abrir os olhos para a digitalização, de 2022 em diante, será uma questão de sobrevivência, pois já é até pleonasmo dizer que o futuro será digital. Ele já é!

Portanto, o ideal é olhar com atenção as novidades que surgem quando o assunto é IoT, Inteligência Artificial e outras tecnologias.

 

 

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!