Análise TP-Link Deco X90 (AX6600). Máxima velocidade por um preço

Esta é uma das melhores redes mesh que podem comprar. Já vão perceber porquê.

Esta análise do TP-Link Deco X90 (AX6600) é para aqueles que têm uma casa de dimensões generosas, ou que pretendem usar este equipamento num espaço de trabalho relativamente grande de forma a expandir a sua rede Wi-Fi e eliminar os pontos mortos. Esta é uma das melhores redes mesh que podem comprar. Já vão perceber porquê.

Com velocidades ultra-rápidas de até 6600Mbps, este sistema Wi-Fi 6 tri-band pode ser considerado caro, mas vale definitivamente a pena se tiverem centenas de dispositivos ligados em casa e muitos utilizadores de Internet. O TP-Link Deco X90 faz um trabalho incrível em fornecer uma cobertura sem falhas, uma vez configurado este sistema, nunca mais vão conseguir voltar para trás.

Análise TP-Link Deco X90 (AX6600). Máxima velocidade por um preço 1

Nesta análise do TP-Link Deco X90 (AX6600), irei cobrir tudo o que precisam saber desde o seu design e configuração até ao desempenho e sem esquecer o detalhe das suas características para ajudar a descobrir se esta é a solução Mesh certa para si.

Design e configuração TP-LINK DECO X90 (AX6600):

Colunas brancas e com um Design moderno foram a escolha para o sistema Wi-Fi Mesh TP-Link Deco X90 (AX6600). Cada unidade mede 130 × 123 × 210mm, por isso não são os routers mais compactos que já vimos e vão precisar de um local espaçoso para os acomodar. Quanto aos dispositivos de rede em si,  são dos mais bonitos que existem por aí. O próprio plástico branco envolve-se à volta do dispositivo, e uma placa brilhante assenta no topo com um pequeno logótipo TP-Link.

Na parte inferior de cada Deco X90, há uma luz LED que dá a conhecer o estado dessa unidade, enquanto na parte de trás encontramos duas portas Gigabit. A entrada de energia é ainda mais discreta, colocada na parte inferior do dispositivo com uma pequena abertura para permitir a passagem do fio. Não existem portas USB no TP-Link Deco X90.

Configurar a rede é muito fácil. Primeiro precisam descarregar a aplicação Deco no vosso smartphone. Depois, basta ligar o router à corrente e usar um cabo ethernet para ligar o router ao vosso modem.

Análise TP-Link Deco X90 (AX6600). Máxima velocidade por um preço 2

Quando abrir a aplicação Deco, terá de iniciar sessão ou criar uma conta antes de lhe ser pedido para batizar a sua rede doméstica. A aplicação fará praticamente o resto por si e detectará o TP-Link Deco X90 automaticamente e criará a nova rede mesh. Todo o processo de configuração demorou cerca de 5 minutos a fazer.

Para adicionar mais routers mesh à rede, basta ligá-los e tocar + no canto superior direito da aplicação. Mais uma vez, a aplicação Deco irá fazer todo o trabalho por si.

O TP-Link Deco X90 (AX6600) é uma rede tri-band Wi-Fi 6 mesh com potencial para aumentar as velocidades totais até 6600 Mbps – isso é mais do dobro das velocidades máximas do TP-Link Deco X60. Com duas ou mais unidades Deco X90, é possível cobrir uma casa grande com 4, 5 ou mesmo 6 quartos. Tenha em mente que apenas os dispositivos mais recentes suportarão Wi-Fi 6, portanto se o vosso portátil ou telefone estiver desatualizado, podem esquecer usufruir das velocidades Wi-Fi 6.

À medida que se deslocarem pela casa, os dispositivos vão trocar de ligação automaticamente entre os routers TP-Link Deco X90 (AX6600) sem que a ligação seja interrompida. O sistema usa a IA para saber quando e onde fazer isto.

Análise TP-Link Deco X90 (AX6600). Máxima velocidade por um preço 3

Porque esta é uma rede de banda tripla, temos uma banda extra de 5GHz para além das bandas habituais de 5GHz e 2.4GHz. Essa banda extra torna todo o sistema mais eficiente. De acordo com a TP-Link, poderá atingir velocidades até 4804 Mbps em 5GHz (1), 1,201 Mbps em 5GHz (2) e 574 Mbps em 2.4 GHz.

Uma vez configurada, a rede pode lidar com até 200 dispositivos conectados. Isto significa que todas as pessoas na casa devem ser capazes de fazer o que têm a fazer sem desesperar com longos tempos de carregamento, quer estejam a fazer streaming de programas Netflix, a jogar Fortnite no PC, a descarregar grandes ficheiros, a fazer videochamadas ou simplesmente a percorrer as redes sociais. O TP-Link Deco X90 (AX6600) deve ser capaz de lidar até mesmo com as famílias mais tecnológicas.

Antes de usar a rede Deco X90 consegui velocidades de 205.9Mbps de download e 145.5Mbps de upload na sala de estar. Agora, estou consigo 663.1Mbps de download e 179.8Mbps de upload, não só a minha rede é mais rápida e mais eficiente, como não tem dificuldade em lidar quando estou a trabalhar a partir de casa ou a fazer streaming de vídeo em 4K. A única coisa que tenho a dizer é que este sistema é provavelmente exagerado no meu apartamento, mas como vêm é possível melhorar significativamente as vossas velocidades de acesso.

Análise TP-Link Deco X90 (AX6600). Máxima velocidade por um preço 4

Para gerir a rede e manter debaixo de olho a utilização da Internet, a aplicação Deco é muito fácil de usar. Quer esteja em casa ou não, pode facilmente ver que dispositivos estão ligados à rede e quanta largura de banda estão a usar nesse momento. Também podemos definir dispositivos como de Alta Prioridade.

Análise TP-Link Deco X90 (AX6600). Máxima velocidade por um preço 5

O TP-Link Deco X90 (AX6600) vem com o plano HomeShield mais básico que executa scans de rede para proteger os dispositivos contra ameaças cibernéticas e irá informar sempre que um novo dispositivo se ligar à rede através de uma notificação no seu telefone.

Para funcionalidades de segurança mais avançadas, podem escolher um plano mais completo do HomeShield Pro.

Os controlos parentais são bastante completos, permitindo ver quem está a olhar para que sites e por quanto tempo, bem como dar a opção de definir limites de tempo personalizados e definições de tempo online por pessoa ou por dispositivo.

TP-LINK Deco X90 (AX6600): Preço e Disponibilidade

Disponível para venda em vários retalhistas, o TP-Link Deco X90 (AX6600) irá custar cerca de 450€. Isto é para um pacote de dois, mas também podem comprá-los um de cada vez, ou mesmo em pacotes de três.

TP-Link Deco X90 (AX 6600): Veredito

Se procuram por solução Mesh poderosa para uma casa de dimensões generosas, então o TP-Link Deco X90 (AX6600) é uma boa escolha. Não só funciona bem para aumentar a cobertura Wi-Fi e eliminar pontos mortos, como também é muito fácil de configurar e gerir.

Em termos de segurança, este sistema de rede faz um ótimo trabalho especialmente se optar pelo plano Pro. Mas mesmo as funcionalidades básicas do HomeShield fazem o suficiente para assegurar que os seus dispositivos estão protegidos contra ameaças cibernéticas, enquanto a aplicação mostra claramente cada dispositivo ligado para que possa estar atento à forma como a sua rede está a ser utilizada.

O TP-Link Deco X90 (AX6600) não será para todos porque é caro e não vale a pena o investimento se pretenderem usá-lo num espaço mais pequeno. Eu diria que só faz realmente sentido comprar um pacote de dois se tiver 3 ou mais quartos para cobrir.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!