TikTok banido pelo governo dos EUA em telefones com dados sensiveís

De acordo com uma ordem emitida no início desta semana pelo governo dos EUA, os smartphones que são utilizados para dados administrativos sensíveis – tais como os utilizados por funcionários do governo ou funcionários de instituições públicas – não devem ser utilizados com aplicações de redes sociais chinesas. A ordem legal, foi emitida em resposta a preocupações crescentes sobre a segurança de tais dados.

Está a utilizar uma rede social chinesa no seu smartphone? Se sim, pode querer ler isto.

De acordo com uma ordem emitida no início desta semana pelo governo dos EUA, os smartphones que são utilizados para dados administrativos sensíveis – tais como os utilizados por funcionários do governo ou funcionários de instituições públicas – não devem ser utilizados com aplicações de redes sociais chinesas.

A ordem legal, foi emitida em resposta a preocupações crescentes sobre a segurança de tais dados. Os funcionários assinalaram o facto de as redes sociais chinesas estarem frequentemente sujeitas à vigilância do governo chinês, bem como a facilidade com que tais redes podem ser utilizadas para espalhar malware.

TikTok banido pelo governo dos EUA em telefones com dados sensiveís 1

Assim, se é um dos milhões de utilizadores que dependem de uma rede social chinesa para a sua dose diária de entretenimento, talvez seja altura de encontrar uma alternativa.

A governadora Kristi Noem do Dakota do Sul emitiu uma ordem executiva proibindo os funcionários do governo do estado, agências reguladoras e outros departamentos de descarregarem e utilizarem o TikTok nos seus telefones de trabalho.

De acordo com o texto da ordem (equivalente a uma Providência Cautelar em Portugal), há uma crescente preocupação do governo estadual com o uso da rede social chinesa em smartphones que possuem dados sensíveis da administração.

Além disso, Noem afirma também que o Partido Comunista Chinês (CCP) pode utilizar o TikTok para recolher informações pessoais de cidadãos dos EUA.

A ordem executiva ainda impede o acesso ao website TikTok nos browsers. Numa declaração, a governadora disse:

Dakota do Sul não terá parte nas operações de coleta de inteligência das nações que nos odeiam. O Partido Comunista Chinês usa as informações para manipular o povo americano e tem acesso a dados dos dispositivos que utilizam a plataforma TikTok.

Globalmente, esta ordem parece ser uma tentativa do governo dos EUA de manter a influência de um concorrente económico sob controlo e de lidar com os potenciais riscos de segurança colocados pela utilização de aplicações de redes sociais chinesas em smartphones com dados sensíveis. Será interessante ver se mais notícias ou fugas de informação sobre esta história são reveladas, e nós no AndroidGeek não deixaremos de o manter actualizado.

 

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!