Surpresa! Google permite que Pixel 8 utilize IA integrada após tudo

O Pixel 8 da Google vai suportar a IA on-device Gemini Nano, antes restrita ao Pixel 8 Pro. A atualização chega apesar de alegadas “limitações de hardware”.

Para todos os entusiastas de tecnologia em Portugal, conseguimos! O Google cedeu à pressão e permitiu que o Pixel 8 utilize a Inteligência Artificial (IA) no dispositivo. A partir da próxima atualização de funcionalidades do Pixel, o Pixel 8 passará a usar o Gemini Nano para algumas características de IA. Um verdadeiro vinho da Páscoa, não acham?

A IA chega ao Pixel 8

O Google anunciou o Gemini Nano – o seu modelo de linguagem otimizado para dispositivos móveis – em dezembro e afirmou que seria uma parte fundamental do Android no futuro.

Surpresa! Google permite que Pixel 8 utilize IA integrada após tudo 1

Contudo, na sua própria linha de dispositivos, apenas o Pixel 8 Pro podia usá-lo. Apesar de usar o mesmo chipset Tensor G3, o Pixel 8 estava a ser privado da IA devido a “limitações de hardware”. Mas nós não nos deixamos enganar, certo?

Enquanto isso, a Samsung avança

Enquanto isto, a Samsung começou a implementar funcionalidades de IA nos seus smartphones topo de gama de gerações anteriores. Num blog post publicado este ano, a Samsung afirmou que esta expansão de funcionalidades de IA iria utilizar IA tanto no dispositivo como fora dele. Neste cenário, as “limitações de hardware” do Google para a ausência do Gemini Nano no Pixel 8 começaram a parecer bastante questionáveis.

Vai gostar de saber:  Realme GT Neo6 SE chega com Snapdragon 7+ Gen 3

Vitória para todos

Em qualquer caso, uma vitória é uma vitória, e estou bastante seguro de que esta pertence a todos nós.

Conclusão

Este foi um grande passo para o universo tecnológico e uma vitória para todos nós, utilizadores. Continuem a aprofundar o vosso conhecimento neste mundo e lembrem-se, o AndroidGeek é a vossa fonte de informação para tudo que envolve tecnologia.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!