Android Geek
O maior site de Android em Português

Sony Xperia X: Análise AndroidGeek

As dificuldades da Sony neste sector nos últimos anos são evidentes, sendo-lhe constantemente apontada a falta inovação ano após ano.

Sony Xperia X (20).jpg

A Sony surpreendeu tudo e todos este ano com a sua decisão de descontinuar a linha Z de smartphones e virar os seus esforços para a criação de uma nova gama de aparelhos, os Xperia X. É nestes smartphones que reside a esperança da marca em dar a volta à delicada situação em que se encontra no mercado mobile. As dificuldades da Sony neste sector nos últimos anos são evidentes, sendo-lhe constantemente apontada a falta inovação ano após ano. A linha Xperia Z5 foi bem recebida em geral pelos consumidores mas não foi o suficiente para afastar os espectros de um passado algo desapontante da Sony.

Sony Xperia X (8).jpg

Esta nova linha X é constituída por 3 smartphones: o Xperia X, o Xperia XA e o Xperia X Performance com diversas diferenças de hardware entre eles. Foi a versão standard que tivemos o privilégio de testar, o Sony Xperia X. Já por diversas vezes a companhia tentou conceber um smartphone com capacidade para arrebatar o mercado, mas em todas elas sem sucesso. Será que o Xperia X é "esse smartphone"?

Para responder a esta e outras perguntas, usamos o aparelho como telefone do dia-a-dia durante cerca de uma semana e esta é a nossa opinião.

Design e Qualidade de Construção

Com o Xperia X a Sony optou novamente por se manter fiel ao seu já icónico design “Omnibalance” com a presença de linhas retas e formato retangular. Embora os cantos do aparelho sejam um pouco arredondados, a verdade é que o Xperia X se parece com o Xperia Z3, e com o Xperia Z5 e basicamente com qualquer outro aparelho da Sony dos últimos anos.

Imagens não dísponiveis: "2" size="large" ids="31408,31412"]

À primeira vista este é um smartphone com um aspeto compacto e para isso muito contribuem as faces completamente planas envolvidas por um aro em metal. Ao contrário da linha Xperia Z5, a traseira do Xperia X é feita em alumínio escovado em vez de vidro refletivo, que se torna num ponto positivo visto deixar de ser um íman de impressões digitais e poeiras.

Imagens não dísponiveis: "2" size="large" ids="31403,31402,31401,31404"]

 

 

Ainda no painel traseiro está situada a câmara de 23MP com respetivo flash LED no canto superior esquerdo, e o logotipo da linha Xperia. A parte frontal é dominada pelo ecrã de 5” rodeado por margens reduzidas na lateral e bem maiores no topo e no fundo, sem botões físicos ou capacitivos. Por cima do ecrã está a câmara frontal, o sensor de proximidade e um LED de notificações. Ao contrário do que tem sido habitual nos flagships da concorrência, a Sony optou mais uma vez pela colocação das colunas stereo na parte de frente. Esta é sem dúvida uma opção acertada por parte da fabricante nipónica, tornando assim o Xperia X num ótimo aparelho para consumo multimédia.

Sony Xperia X (25).jpg

Todos os botões estão colocados no lado direito, incluindo o botão “power” com sensor de impressão digital incorporado, um botão dedicado para a câmara e os botões de volume. Estes últimos estão mais abaixo que o habitual e por isso não se tornam nada práticos de utilizar sendo necessária alguma ginástica para os premir. Na lateral esquerda temos um compartimento selado para cartões micro-SD e para o cartão nano SIM, onde não é necessária a utilização de pin ou outro acessório para aceder a esses componentes. Na parte de cima do Xperia X encontramos a entrada para phones de 3,5mm e um microfone de cancelamento de ruído. Em Baixo está colocada a entrada micro-USB.

Sony Xperia X (1).jpg

Em geral o smartphone tem um aspeto elegante e compacto mas a falta de imaginação no seu design desilude mais uma vez. Os botões de volume não têm a colocação ideal, ainda assim a localização das colunas são um ponto forte.

Hardware e Performance

 

Características Técnicas

Ecrã LCD 5” 1080 x 1920, 441 ppi, Triluminos display
Processador Qualcomm Snapdragon 650 hexa-core (4x1.4 GHz + 2x1.8 GHz)
RAM 3GB
Câmara Traseira 23 MP f/2.0, frontal 13 MP
Armazenamento 32GB/64GB com expansão micro-SD
Dimensões 142.7 x 69.4 x 7.9 mm, 153 g
Bateria 2620 mAh
Conetividade Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2, NFC, A-GPS / Glonass
Redes LTE, LTE Cat6, GSM GPRS/EDGE (2G), UMTS HSPA+ (3G)