Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Sony h.ear on 2 WH-H900N

sony h.ear on 2

Nos últimos tempo a Sony já nos tem habituado a aparelhos de grande qualidade no campo da tecnologia de som, com a gama de headphones h.ear on Wireless NC a impressionar particularmente. Os primeiros modelos foram lançados em 2016 obtendo larga aceitação e excelentes críticas. Passados 2 anos, em 2018 chega a segunda geração, os h.ear on 2 WH-H900N.

Nos últimos tempo a Sony já nos tem habituado a aparelhos de grande qualidade no campo da tecnologia de som, com a gama de headphones h.ear on Wireless NC a impressionar particularmente. Os primeiros modelos foram lançados em 2016 obtendo larga aceitação e excelentes críticas. Passados 2 anos, em 2018 chega a segunda geração, os h.ear on 2. O modelo WH-1000XM2 tem merecido maior destaque, sendo considerado por muitos como o melhor na sua categoria de preço, no entanto há outro modelo merecedor da nossa atenção, e com um preço mais acessível, os Sony  h.ear on 2 WH-H900N. Durante duas semanas usámos estes headphones e esta é a nossa opinião.

 

Design e Construção

Análise Sony h.ear on 2 WH-H900N 1
sony h.ear on 2

Do ponto de vista estético os WH-H900N apresentam um design limpo, sólido mas não tão premium como o modelo mais caro, os WH-1000XM. A construção é maioritariamente em plástico o que confere resistência e ao mesmo tempo flexibilidade a estes headphones. A faixa extensível sobre a cabeça é algo larga e os 290g do aparelho fazem-se notar ao fim de algum tempo de utilização. Os phones em si são feitos de pele macia e cobrem a totalidade das orelhas. De um modo geral são bastante ergonómicos, confortáveis e com a vantagem de poderem ser ajustados em vários planos.

Toda a conectividade está do lado esquerdo assim como todos os botões, incluindo um botão power, um botão para alternar os modos, o orifício de 3,5mm e a entrada micro-USB. O controlo de volume e mudança de faixas são feitos do lado direito, recorrendo a tecnologia de touchpad (ou sensor de toque). Aumentar e diminuir o volume consegue-se através do deslizar do dedo para cima e para baixo na superfície no auricular. Para pausar ou retomar a música basta um duplo toque e para alterar de faixa deslizamos para a frente ou para trás. Tudo muito simples e intuitivo, embora possa parecer um pouco estranho para quem observa.

Quando não estão a ser usados os phones podem ser dobrados para transportar, por exemplo, no saco incluído na embalagem. Neste aspecto, é pena que a Sony não tenha optado por incluir uma embalagem rígida, pois o saco não oferece muita proteção. Os h.ear on 2 WH-H900N estão disponíveis em cinco cores, Vermelho Crepúsculo, Dourado Suave, Verde Horizonte, Azul Lunar e Preto Cinza.

 

Conectividade

Análise Sony h.ear on 2 WH-H900N 2Os Sony h.ear on 2 WH-H900N podem ser usados com ou sem fios. A utilização sem fios é feita através de Bluetooth 4.1 com tecnologia LDAC que permite a transmissão de mais dados do que as ligações de Bluetooth convencionais, oferecendo assim uma melhor qualidade de som. O emparelhamento com os outros aparelhos pode ser feito via Bluetooth ou NFC e é compatível com vários sistemas. Nos testes que fizemos, não houve problemas em conectar com dispositivos  Android ou Windows, com a ligação a ser estabelecida sempre muito rapidamente. Graças à excelente qualidade da ligação conseguimos passear pelas várias divisões da casa, longe do smartphone, sem que houvesse perda de conexão ou diminuição de qualidade.

A gestão das definições dos headphones pode ser feita através da app Headphones Connect da Sony que permite ajustar o equalizador e selecionar predefinições, por exemplo. A relação com o universo  Android fica ainda mais íntima com a possibilidade de integração com o Google Assistant. De assinalar que estes phones podem também operar como uns simples auriculares mãos livres, usando os microfones incorporados e o touchpad para atender e desligar chamadas.

 

Performance

Uma das principais razões do sucesso desta gama de headphones da Sony é sem dúvida o cancelamento activo de ruído. São poucas as marcas que conseguem rivalizar com a fabricante japonesa neste aspecto mas o algoritmo de ajuste de som da Sony traz uma qualidade extra nesta gama de preço. No caso particular dos WH-H900N, o som é claro e equilibrado o que permite grande versatilidade nos resultados, produzindo uma experiência de som extremamente imersiva.

Os h.ear on 2 podem ser usados em dois modos: Cancelamento Activo de Ruído (ANC) e Som Ambiente. Qualquer um deles pode ser desligado e aí podem ser usados sem auxílio digital, como phones “regulares”.

O modo ANC reduz uma grande variedade de ruído ambiente recorrendo aos microfones integrados  para captar e filtrar os sons indesejados. Esta tecnologia integra inclusivé uma componente de inteligência artificial que analisa constantemente os componentes do som ambiente e seleciona automaticamente o modo de cancelamento de ruído mais eficaz. Nos WH-H900N esta função funciona bastante bem principalmente no cancelamento de sons mais baixos como o barulho de um comboio ou de um motor de autocarro. Com sons mais altos o ANC já não se revelou tão eficaz “deixando passar” vozes mais agudas, por exemplo.

O  modo de Som Ambiente faz precisamente o contrário, ou seja, capta e aumenta os sons à nossa volta para que possamos desfrutar da música e ao mesmo tempo ouvir o que se passa à nossa volta. No fundo é uma função mais útil do que poderá parecer à primeira vista.

 

Autonomia

A autonomia dos h.ear on 2 WH-H900N é verdadeiramente incrível. Durante as duas semanas que passámos em testes, apenas por uma vez foi necessário carregá-los, ao fim de mais de 10 dias. A bateria durou perto de 28h quase sempre com o cancelamento de ruído ligado. Infelizmente o carregamento via micro-USB não acompanha a performance da bateria pois são precisas cerca de 6h para conseguir uma carga completa.

Tal como em versões anteriores, não há aviso de bateria fraca. Para consultar o estado  da autonomia dos phones, temos que premir o botão power uma vez para ouvir o estado da bateria que varia entre o “alto”, “médio” ou “baixo”.

 

Conclusão

De um modo geral os Sony h.ear on 2 WH-H900N são uns headphones de design simples e com boa qualidade de construção. São confortáveis de usar, embora o seu  peso se faça notar ao fim de muito tempo, a sua autonomia é excelente e são fáceis de operar e emparelhar. Oferecem óptima qualidade de som com um cancelamento activo de ruído e um modo ambiente mais útil do que o esperado. Na nossa opinião, estes headphones apresentam uma excelente relação qualidade/preço e são sem dúvida uma excelente opção por cerca de 300€.

Pros:

  • Excelente conectividade
  • Autonomia elevada
  • Qualidade de som impressionante

 

Contras:

  • Peso considerável
  • ANC menos eficaz no cancelamento de sons mais agudos
  • Tempo de carregamento elevado

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link