Sony anuncia a primeira grande atualização do PlayStation 5

As famosas alterações já trouxeram muitas alegrias e dores aos jogadores dos sistemas da Sony, e a versão de 2021 oferece boas novas possibilidades em vários aspectos da experiência do PS5.

Nesta terça-feira, dia 13, foi anunciada a primeira atualização global dos sistemas PlayStation5. As famosas alterações já trouxeram muitas alegrias e dores aos jogadores dos sistemas da Sony, e a versão de 2021 oferece boas novas possibilidades em vários aspectos da experiência do PS5.

Sony anuncia a primeira grande atualização do PlayStation 5 1

Interações sociais

Share Play intergeracional PS4-PS5

Jogadores de PS5 e PS4 podem partilhar o écrã de jogo ou passar o controle um ao outro virtualmente. Também torna-se possível passar um segundo controle para o jogo cooperativo entre sistemas diferentes

Solicitar participação em sessão de jogo conjunta

Sessão de jogos conjuntas de amigos agora aparecerão tanto em consoles PS4 e PS5, para aumentar as oportunidades de diversão em grupo. As configurações de segurança podem ser modificadas para definir quem pode interagir com cada console, tanto para a jogatina quanto para a troca de mensagens.

Essas actualizações parecem se inscrever numa lógica de maior flexibilidade da Sony quando o assunto são jogos. Com efeito, além dessas alterações entre sistemas PlayStation, a empresa está a se posicionar também para atuar no meio dos jogos de telemóveis.

Nessa semana, um anúncio de oferta de trabalho da Sony para um gestor que cuide da estratégia focada em jogos mobile ganhou espaço no noticiário. A oferta informava que o profissional escolhido trabalharia na adaptação das franquias de PlayStation para dispositivos móveis, num plano de desenvolvimento de produtos com duração estimada de 3 a 5 anos.

Essas informações foram suficientes para que a perspectiva de ter jogos como Uncharted, Gran Turismo e God of War transpostos para o pequeno écrã já não parece mais uma vaga possibilidade na mente dos fãs da empresa japonesa de jogos. O potencial de diversão de colocar atrações do Bet.pt Casino e de outras desenvolvedoras e ambientes de jogos ao lado das mais relevantes franquias da Sony num só dispositivo Android é inquestionável.

Funções novas no PlayStation App

Várias novas funções na aplicação PlayStation facilitarão a conexão do telemóvel ao console remotamente. Recentemente, foram acrescentadas as funções de salvar produtos na lista de desejos, obter notificações quando os amigos estiverem online e mudar o status online no console.

No entanto, nas próximas semanas novas funcionalidades serão implementadas, como a habilidade de integrar sessões multijogador no PS5 desde a aplicação, gerenciar o armazenamento do console, comparar coleções de troféus e filtrar produtos mostrados na PlayStation Store.

Relacionado:  iPadOS 15 aumenta o limite de consumo de RAM para aplicações

Mudanças no armazenamento PS5

Armazenamento de jogos de PS5 em volumes USB é uma das atualizações. Os jogadores poderão copiar os jogos do console para os volumes e vice-versa, o que permite um uso mais extenso da capacidade de armazenamento do PlayStation. Porém, não será possível jogar os jogos nos volumes USB, e sim somente no PS5.

Ainda no que diz respeito a armazenamento, o PS5 será compatível com expansão de armazenamento via volumes M.2. Ainda não foi divulgada uma data para a habilitação dessa função.

Personalização do sistema

Por fim, várias possibilidades foram abertas para a personalização do sistema, algumas pequenas e outras mais significantes.

Chat e volume dos jogadores

O desativamento do chat durante o jogo ficou mais simples, assim como desligar o próprio microfone e o áudio de outros jogadores. Também torna-se possível ajustar o volume individual dos jogadores, sem ter que pedir que eles o façam. Adicionalmente, jogadores agora podem ampliar o écrã do jogo conforme suas preferências.

Menu Game Base

Agora será possível ativar e desativar notificações de amigos e competidores de jogos. A alternação entre as atualizações de competidores e amigos também ficará mais ágil.

Pré-download da atualização de jogos

Se a configuração de atualizações automáticas estiver ativa e o console estiver ligado ou em repouso, as atualizações liberadas por desenvolvedoras ficarão disponíveis imediatamente.

Personalizar a biblioteca de jogos

Agora é possível buscar na biblioteca ou esconder jogos, o que facilita a visualização e a busca de títulos entre os jogos.

Novos écrãs de configurações de troféus e estatísticas

A empresa introduziu um novo écrã de estatísticas de troféus, que facilita ver os níveis e estatísticas mais rapidamente.

Também pode ser personalizado agora o patamar em que a captura automática do écrã da seção de troféus é realizada.

Podem saber mais sobre a PlayStation 5 e as suas novidades no site oficial.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!