Shutterstock vai começar a vender imagens geradas por IA

Agora, vão começar a oferecer imagens de stock para venda que foram criadas com o gerador de IA DALL-E 2. Este último cria pinturas inspirando-se em outros arquivos de arte criados por uma variedade de artistas.

Desde há muito tempo que a inteligência artificial produz obras de arte. Agora, estará disponível para o público em geral. O The Verge noticiou há pouco tempo que Shutterstock tinha chegado a acordo para colaborar com a OpenAI.

Agora, vão começar a oferecer imagens de stock para venda que foram criadas com o gerador de IA DALL-E 2. Este último cria pinturas inspirando-se em outros arquivos de arte criados por uma variedade de artistas. Por isso, os criadores serão compensados se as suas imagens forem usadas no processo de desenvolvimento da tecnologia, e os royalties serão pagos a artistas cujas obras são utilizadas pelo sistema de inteligência artificial.

Shutterstock vai começar a vender imagens geradas por IA 1

Imagens de arte criadas por IA vão vender?

Esta é uma das primeiras aplicações reais da tecnologia, e foi possível através do kit de programação OpenAI. Por outro lado, isto não é nenhuma novidade. Há um ano foi acordado um contrato entre estas partes. Durante esse período, a OpenAI autorizou a Shutterstock a utilizar as suas imagens e dados no processo de formação do modelo da DALL-text-to-image E.

Shutterstock vai começar a vender imagens geradas por IA 2

Ambas as partes podem beneficiar desta circunstância. A OpenAI vai aprender como funciona o “sistema” e, em seguida, fazer melhorias no mesmo. Além disso, o Shutterstock deixará de participar em quaisquer outras iniciativas do género e proibirá o uso de obras de arte não abertas geradas pela IA na plataforma. É menos provável que sejam confundidos se seguirmos tal abordagem. Quando dizemos isto, queremos dizer que eles estarão cientes dos criadores de arte e pagar-lhes-ão adequadamente. Os pagamentos serão feitos aos artistas uma vez a cada meio ano. Incluirão receitas provenientes de direitos de informação, para além de taxas de licenciamento de imagem.

Vai gostar de saber:  Red Magic 9s Pro: O smartphone gamer que vai revolucionar o mercado

Ainda existe algum receio de outras empresas similares

Esta é a primeira vez que um repositório de imagem trabalha com uma empresa especializada em IA. É interessante notar que outras empresas similares têm uma perspetiva mais pessimista. Por exemplo, o concorrente de Shutterstock, Getty Images, não fornece imagens geradas por inteligência artificial devido a preocupações em relação aos direitos de autor. Além disso, recorre a alguns filtros que impedem que quaisquer imagens dessa categoria sejam carregadas para a plataforma. Por outro lado, especulamos que tudo mudará numa nova direção assim que a Google tornar a sua ferramenta de imagem acessível ao público em geral.

Shutterstock vai começar a vender imagens geradas por IA 3

Neste momento, não haverá grande benefício para os artistas. Quando dizemos isto, queremos dizer que eles deviam ter maximizado os seus lucros vendendo as imagens originais em vez de permitir que a IA criasse algo baseado neles.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Através de engadget