Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung lança solução AI com drones para otimização 5G

A gigante da tecnologia sul-coreana partilhou um vídeo no início desta semana, que mostra um drone a realizar tarefas que melhorariam a segurança dos técnicos e permitiriam uma manutenção eficiente da rede. O novo serviço permitirá que um engenheiro controle remotamente um drone equipado com uma câmara.

A Samsung anunciou recentemente um novo serviço baseado em  drones para otimização de redes 5G. A gigante da tecnologia sul-coreana partilhou um vídeo no início desta semana, que mostra um drone a realizar tarefas que melhorariam a segurança dos técnicos e permitiriam uma manutenção eficiente da rede.

O novo serviço permitirá que um engenheiro controle remotamente um drone equipado com uma câmara. Esses drones serão usados ​​para capturar fotos e vídeos de antenas em telhados ou torres de estações base. As filmagens serão visualizadas através de um smartphone e o processo utilizará uma solução de inteligência artificial de aprendizagem profunda para verificar a rotação e a inclinação das antenas.

Isso permitirá que os engenheiros em campo determinem se o processo de instalação foi ou não feito corretamente. A Samsung iniciará testes para o serviço na sua sede em Suwon. A nova solução automatizada procura oferecer aos operadores um método mais eficiente para monitorizar e manter a infraestrutura.

A utilização desta tecnologia também garante a segurança dos funcionários e otimizará o desempenho da rede, de acordo com a empresa.

Samsung

O lançamento global deste novo serviço será oficializado ainda este ano. A Samsung planeia adicionar novos recursos no futuro que permitirão que os engenheiros em campo ajustem remotamente as inclinações das antenas a partir dos seus smartphones, evitando a necessidade da presença física de uma pessoa nesses locais. Este método foi até apresentado como mais económico e conveniente, mas apenas o tempo dirá a sua viabilidade.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!