Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung investigada por alegada conspiração para aumentar o preço das DRAM

A Samsung compõe grande parte dos seus lucros com os ganhos realizados através da sua divisão de semicondutores nos últimos dois anos. A posição de liderança da empresa no mercado de DRAM permitiu-lhe colher os benefícios da alta procura e do aumento dos preços. A Samsung informou num comunicado recente que espera que esse crecimento continue no atual trimestre.

Samsung investigada por alegada conspiração para aumentar o preço das DRAM 1

No entanto, a Hagens Berman, uma firma de advogados com sede em Washington, acredita que pode não ter sido pura sorte para a Samsung e outros principais fabricantes de DRAM. Esta firma entrou com um acção judicial que procura ser uma acção colectiva no Tribunal Distrital dos EUA do Distrito Norte da Califórnia contra a Samsung, Hynix e Micron em nome dos consumidores dos EUA de smartphones e produtos de computação entre 2016 e 2017. O processo alega que esses três principais  fabricantes estavam coniventes em limitar o fornecimento de vários produtos DRAM para fomentar um aumento nos preços.

Investigação revela possíveis sinais de conspiração

Os advogados da Hagens Berman conduziram uma investigação independente e alegam ter descoberto que a Samsung, a Hynix e a Micron conspiraram para limitar o fornecimento de produtos DRAM para aumentar os preços. A DRAM é um componente essencial nos dispositivos modernos e pode ser encontrada em smartphones, tablets, computadores, câmaras e outros gadgets.

Os três fabricantes de DRAM que foram processados ​​coletivamente são responsáveis por mais de 96% do mercado global de DRAM. Os preços dos seus produtos DRAM subiram mais de 100% durante o período mencionado na acção e as receitas da Samsung, Hynix e Micron mais do que dobraram durante o mesmo período. A acção alega que estas empresas tomaram “decisões de fornecimento em uníssono” para limitar o fornecimento de produtos DRAM, fazendo com que o preço inflacionasse consideravelmente ao longo de 2016 e 2017.

"O que descobrimos no mercado de DRAM é um esquema clássico de preços combinados, no qual um pequeno número de fabricantes detém a maior parte do mercado", disse Steve Berman, sócio-gerente da Hagens Berman, acrescentando que de acordo com as regras, a Samsung, a Micron e a Hynix optaram por colocar os consumidores numa posição de estrangulamento, espremendo o mercado com vista a mais lucro. ”

A Samsung ainda não comentou este tema.

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais