Samsung Galaxy S25 vai finalmente superar o iPhone: Saiba tudo aqui

“O futuro Galaxy S25 poderá ser alimentado pelo chip Snapdragon 8 Gen 4 ainda não lançado, prometendo um salto significativo em potência e eficiência. Samsung poderá usar Exynos 2500 noutras regiões.”

Rumores sugerem que o Snapdragon 8 Gen 4 poderá alimentar o próximo smartphone da Samsung

O Galaxy S24 ainda não deu a cara ainda, contudo, observamos já alguns rumores sobre o sucessor, o Galaxy S25. A conversa em torno do sistema num chip (SoC) — a peça que muito provavelmente dará vida ao futuro modelo — está especialmente activa.

Samsung Galaxy S25 vai finalmente superar o iPhone: Saiba tudo aqui 1

Este chip ainda é um desconhecido, mas crê-se que seja o Snapdragon 8 Gen 4, que só deverá ser desvendado mais tarde. Todavia, uma publicação no Weibo levada a cabo pelo leaker DCS desvenda algumas informações promissoras sobre o novo chip.

Um salto gigante na eficiência e potência

O Snapdragon 8 Gen 4 será, segundo o leaker, construído através de processo de 3 nanómetros (nm), contrapondo-se ao actual Snapdragon 8 Gen 3, que usa processo de 4nm. Isto implica que densidade do novo chip será maior, reflectindo-se normalmente num enorme avanço tanto ao nível da potência, como da eficiência.

No universo dos gadgets móveis, apenas descobrimos o chip de 3nm A17 Pro, actualmente a alimentar o iPhone 15 Pro. Os testes e medições do iPhone 15 Pro provam que este lançamento da Apple supera de longe a concorrência. O Android revela-se ansioso por um equipamento equivalente.

Elevado desempenho e economia energética

O novo Snapdragon 8 Gen 4 deverá contar com CPU octa-core, integrando dois núcleos Phoenix L de alto desempenho e seis núcleos Phoenix M economicamente eficazes em termos energéticos. Este arranjo vai ao encontro do usado pelo atual Snapdragon 8 Gen 3, que usa, por sua vez, um núcleo principal, cinco núcleos de desempenho e dois núcleos eficientes. Pressupõe-se que esta nova configuração resultará numa performance melhorada e mais eficiente, à semelhança do sugerido por DCS.

No entanto, ainda é incerto se o Snapdragon 8 Gen 4 estará presente em todos os modelos Galaxy S25 a serem lançados em 2025. Espera-se que possa existir uma separação regional: nos EUA, a Samsung utilizará SoC da Qualcomm, enquanto que noutros mercados poderá optar pelo processador Exynos 2500. Tal situação repete os rumores acerca de lançamentos anteriores — por exemplo, na série Galaxy S24, apenas comprando o modelo Ultra se consegue garantir o mesmo dispositivo, e portanto um desempenho consistente a nível global.

O futuro azul-cobalto

Espera-se também que a Samsung venha a reduzir a dimensão da estrutura física interna dos futuros smartphones — incluindo o Galaxy S25. Adicionalmente, o IA Galaxy — que se prevê estrear na série Galaxy S24 — deverá sofrer contínuos desenvolvimentos posteriores, beneficiando do potencial incremento de performance proporcionado pelo Snapdragon 8 Gen 4.

É importante referirmos que, por agora, nos encontramos apenas no domínio dos rumores. Entre nós e o planeado lançamento da série Galaxy S25 estão mais de doze meses. Continuaremos a estar atentos às novidades e alterações que possam surgir, nomeadamente relacionadas com o desempenho que o suposto processador Snapdragon 8 Gen 3 na série Galaxy S24 poderá revelar quando for lançado.

Mantenham o acompanhamento da AndroidGeek para se manterem actualizados em todas as notícias relativas ao sector tecnológico.

Haverá desenvolvimentos sobre os quais reportaremos mal estejam disponíveis.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!