Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung apanhada a usar foto DSLR na página do Galaxy A8 Star

A esta altura, é seguro dizer que nunca podemos presumir que os fabricantes de smartphones promovem os seus telefones com fotos reais tiradas com o produto que estão a anunciar. Isso é publicidade enganosa?

A esta altura, é seguro dizer que nunca podemos presumir que os fabricantes de smartphones promovem os seus telefones com fotos reais tiradas com o produto que estão a anunciar. Isso é publicidade enganosa?

Somente se disserrm explicitamente uma coisa e for mentira. Caso contrário, fica sujeito a interpretação?

Desta vez, a foto em questão é aquela que podem encontrar na página da Samsung de Hong Kong relativa ao Samsung Galaxy A8 Star. Em baixo nestappágina o utilizador verá, uma descrição do Live Focus e como o pode ajustar manualmente o efeito do bokeh para o efeito que quiser. Só que essa foto na verdade não foi tirada com o Samsung Galaxy A8 Star, na verdade não foi tirada com nenhum Smartphone Samsung.

 

 

Samsung apanhada a usar foto DSLR na página do Galaxy A8 Star 1

Fonte: DIYPhotography.net por Dunja Djudjic

Isso é ironico porque a Samsung fez exatamente a mesma coisa com o Samsung Galaxy A8 no início deste ano, em dois tweets da Samsung Brasil. Aparentemente, teriam publicado uma selfie para promover um smartphone que não foi tirada com o telefone e, a inclusão da marca d’água “Samsung” na foto não é publicidade enganosa aos olhos da Samsung. Esses dois tweets foram por fim retirados.

A fotógrafa, Dunja Djudjic, que tirou a foto de si mesma, descobriu quando foi notificada de que sua foto foi vendida na Getty Images através da EyeEm e imediatamente fez uma pesquisa reversa da foto. A sua reação inicial ao uso da foto “para exemplificar o modo de retrato do smartphone”, foi “explodir em gargalhadas”, não por causa do que a Samsung fez, mas por causa do photoshop que o seu rosto levou.

Referência do Live Focus da Samsung
Referência do Live Focus da Samsung

Referência do Live Focus da Samsung

No mínimo, parece que a Samsung adquiriu legalmente os direitos de uso da foto, mas o que isso significa para materiais de publicidade e anúncios quando a foto mostrada não foi tirada pelo smartphone anunciado, mas está claramente implícito? Não há implicações legais aparentemente, isso não é novidade e podemos esperar que as empresas de smartphones continuem a fazer isso.

Talvez alguns países com leis de proteção ao consumidor mais rígidas comecem a fiscalizar esse tipo de publicidade implícita.

É imperativo referir que a Samsung não é a única infratora – a Huawei foi apanhada a fazer a mesma coisa com o Huawei Nova 3i e respondeu com uma declaração justificando a prática num vídeo promocional, reiterando que “as imagens do produto são apenas para referência”. 

Samsung Galaxy A8 Star (HK) | Fonte

 



Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais