Android Geek
O maior site de Android em Português

Sailfish OS passa a ser o sistema operativo oficial do Governo Russo

O Sailfish OS, que é um dos rivais do Android, tornou-se o único sistema operativo móvel a receber a certificação nacional para o uso incorporado no Governo Russo. A empresa finlandesa Jolla, que possui e desenvolve o Sailfish, fez hoje o anúncio oficial, afirmando que o processo de certificação já decorria há quase um ano e meio, e que agora foi finalizado.

“O governo russo tem uma lista de softwares que podem ser visto como softwares nacionais e que são auditados e certificados, e nesta lista de software, o nosso software é, atualmente, o único software de sistema operativo móvel”, informa o co-fundador e presidente da Jolla, Antti Saarnio.

sailfish-logo.png

A notícia aparece depois de uma série de iniciativas do governo russo destinadas a reduzir a dependência do iOS e do Android, e que ambos são mantidos por empresas norte-americanas. Segundo o TechCrunch , o governo Russo informa que quer diminuir o uso de sistemas operativos estrangeiros no seu território em cerca de 95 por cento a 50 por cento até 2025.

Saarnio também informa que a versão russa do sistema operativo será uma plataforma personalizada que se adapta às necessidades próprias do governo, e que a Jolla pode replicar o processo para outras nações.

“Essencialmente nós mantemos aberto o código do Sailfish, e mantemo-lo disponível e atualizado para os nossos clientes de licenciamento. Portanto, a nossa responsabilidade e papel aqui é  nos certificar-mos de que não existe uma bifurcação do Sailfish. E este é o modelo que nós acreditamos que podemos ter sucesso, ao estabelecer parcerias também para outros mercados”, disse o CEO da Jolla e co-fundador Sami Pienimäki.

Jolla-Sailfish-OS-Android.jpg

Tal como o Android, o Sailfish OS é uma plataforma de código aberto baseado num kernel personalizado Linux. Jolla lançou vários dispositivos com Sailfish OS no passado, mas atualmente não tem nenhum smartphones com o sistema no mercado.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link